Jogos Abertos de Goiás 2023 – Etapa define primeiros classificados para fase regional,
Competição realizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer teve suas primeiras etapas neste fim de semana, com disputas em Campos Belos e Quirinópolis. Equipes, como a de Basquetebol de Alto Paraíso de Goiás, sofrem com a falta de apoio em seus municípios.
Roberto Naborfazan
Tiveram início neste fim de semana os Jogos Abertos de Goiás edição 2023. A competição organizada pelo Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), realizou suas primeiras etapas, nas cidades de Campos Belos e Quirinópolis. Cerca de 750 atletas de 14 municípios participaram deste primeiro final de semana de jogos, em que foram conhecidas as equipes classificadas para a etapa regional.
Em Campos Belos, sete cidades do Nordeste goiano e da Região do Entorno do Distrito Federal competiram em busca de vagas para a etapa regional de Alvorada do Norte, que será disputada entre os dias 25 e 27 de agosto.
Os donos da casa avançaram nos dois naipes do futsal, além do vôlei e handebol masculino. Outras cidades que classificaram equipes foram Formosa, Planaltina de Goiás, Alto Paraíso de Goiás e Monte Alegre de Goiás.
Já em Quirinópolis, outros sete municípios disputaram vaga para próxima fase da competição. A dona da casa se classificou para o futsal masculino e feminino, juntamente com Inaciolândia (masculino) e Gouvelândia (feminino). No vôlei masculino deu Quirinópolis e Turvelândia. No feminino foi a vez de Santa Helena de Goiás e Itumbiara, que também passou para a outra fase no handebol (masculino e feminino). No basquetebol, apenas masculino, Acreúna e Itumbiara se classificaram.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, exaltou a participação dos municípios na primeira etapa. “O grande intuito desta competição é fomentar o esporte em todos os cantos de Goiás. E a cada ano vamos atingindo esse objetivo com os Jogos Abertos. Neste fim de semana, movimentamos dois extremos do nosso Estado, do Sudoeste ao Nordeste, com grandes disputas e confraternizações entre os municípios”, declarou.
A fase regional para os classificados está agendada para os dias 25 e 27 de agosto, em Acreúna. Os Jogos Abertos de Goiás voltam daqui a dois fins de semana, com etapas em Campo Limpo de Goiás e Mineiros, entre os dias 16 e 18 de junho.
Dificuldades no caminho
Os Jogos Abertos de Goiás possuem 25 modalidades esportivas de desporto e paradesporto, masculinas e femininas. É a maior e mais abrangente competição esportiva do estado que, além de contribuírem com o progresso dos jovens em diferentes áreas da sociedade, o projeto também busca formar atletas de alto rendimento em Goiás.
No entanto, alguns esportes sofrem com a falta de apoio no dia a dia de suas atividades nos municípios de origem.
Exemplo disso é a equipe de Basquetebol masculino de Alto Paraíso de Goiás, que tem origem em um trabalho que vem sendo realizado há aproximadamente vinte e cinco anos, e ainda hoje não recebe apoios e patrocínios, principalmente do setor público.
“Sempre recebemos promessas de apoio e patrocínio para nossos atletas, mas nunca são cumpridas”, diz Fernando Raul Vogt Pariz, atleta e um dos alicerces na manutenção do Basquetebol no município.
“É com muita garra e boa vontade que conseguimos vir representando o nome de nossa cidade, e mantendo a equipe de basquete viva ao longo desses anos todos. Hoje temos em média trinta e cinco atletas na equipe Juvenil e trinta e cinco na equipe Adulta, sempre revelando novos talentos, mas mesmo assim não conseguimos alcançar reconhecimento e apoio. São pequenas coisas que poderiam ser feitas, como uma reforma urgente no Ginásio de esportes, onde a nossa tabela com o aro tem diferença de 30 centímetros de altura para menos. O único cabo de aço que ainda sustenta a tabela está prestes a ruir, tendo o risco de cair sobre os atletas e provocar um acidente. Os banheiros estão precisando de reparos urgentes, além da falta de água filtrada.” Relata Fernando Pariz.
Atletas do Basquetebol de Alto Paraíso de Goiás mostraram nessa semana, em suas redes sociais, sua revolta com a situação. Um dos textos postados sobre uma foto diz – Partiu segunda. Uma das 5 melhores equipes de Goiás e não tem reconhecimento de nada, nós enfrentamos isso há muitos tempo, mas, de uns 2 anos pra cá só vem piorando. Nesse último ano tivemos 10 campeonatos de Futsal/Futebol e nenhum de Basquete e Volei. Não arrumaram nem nossa tabela que demanda alguns minutos. Queríamos uma resposta concreta e real @altoparaisogo e da @secretariade esportesap, que vêm fazendo tudo para diminuir nossa vontade de jogar. Já diminuíram nosso horário por mais de 6 meses para que o futebol treinasse, sendo que há mais 5 quadras em Alto Paraíso e há apenas uma quadra para o basquete. Espero nossa resposta, desde já, mas uma resposta concreta e nada de verdade, nada de promessas e histórias para a gente acreditar. – Veja a foto abaixo.
A equipe de Basquetebol masculino de Alto Paraíso de Goiás é conhecida como um adversário duro de ser batido. Quinta colocada na classificação geral dos Jogos Abertos de 2017, e campeã Regional em 2019, a equipe do Basquetebol de Alto Paraíso de Goiás se classificou para a segunda fase dos Jogos Abertos deste ano batendo a equipe de Campos Belos e perdendo por uma pequena diferença de pontos para a fortíssima equipe de Planaltina de Goiás.
Mesmo com a falta de apoio, com a falta de equipamentos para treinamentos e patrocínios para uniformes e materiais esportivos, a equipe passou para a segunda fase dos jogos desde ano com os atletas – Fernando Raul, Wendel Cardoso, Claudio Henrique, Cezar, Danilo Tenfen, Heder Cantuaria, Weverton CBT, Joao Pedro Almeida, Paulo Victor e Cido.
Se algum empresário quiser apoiar esse esporte, ou se algum político do município resolver auxiliar na solução das demandas apresentadas, entre em contato com Fernando Raul Vogt Pariz pelo telefone 62 – 9 9701-3912