INSTITUCIONAL – Combate ao mosquito transmissor da Dengue continua mesmo no período de seca, em São João d’Aliança.
O período de seca e de calor também exige cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. É importante combater o agente transmissor dessas doenças durante todo o ano, seja época de chuva, seja de estiagem.
Na fase da seca é quando não tem mais o mosquito adulto, mas precisa combater os criadouros onde os ovos foram colocados para evitar que eles eclodam.
A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, receber a visita do agente de saúde, são algumas iniciativas básicas. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos.
Em São João d’Aliança, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da gerência de endemias, atua durante todo o ano na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura do Município tem feito investimentos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em trabalho conjunto envolvendo a parceria de outras pastas da administração, mantendo a cidade limpa e fazendo o manejo ambiental constante, onde uma empresa faz um ótimo trabalho na prestação de serviços de limpeza urbana.
São João d’Aliança tem 5.781 imóveis – somando residência, comércios, e terrenos baldios, programado para receber o trabalho feito pela gerência de endemias no combate aos vetores de doenças, além de trabalhar na zona rural, principalmente no Vale do Paranã, agindo no combate ao barbeiro, transmissor da doença de Chagas.
Lembrando a comunidade São-Joanense que o mês de agosto terá a vacinação contra raiva canina.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO d’ALIANÇA