INSTITUCIONAL – Câmara de Vereadores alerta sobre a DENGUE em Alto Paraíso de Goiás
A Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás alerta toda a população sobre a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, no município.
O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças, mas o combate não pode ocorrer apenas em determinados períodos, deve ser contínuo, com ações de limpeza diárias nos imóveis.
O Aedes é considerado um mosquito de área urbana, mas estudos mostram que o inseto já chegou às zonas rurais. Donos de chácaras, sítios e fazendas precisam ficar atentos a possíveis criadouros. Até o cocho dos animais pode acumular água e ajudar o mosquito. Quase tudo nas propriedades rurais pode oferecer risco, desde vasilhas e galões de produtos até a lona que cobre a ração dos animais.
Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito tanto na zona rural, quanto na zona urbana.
Ações simples que ajudam a combater a dengue:
1) Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.
2) Não deixe água da chuva acumulada na laje.
3) Recolha o lixo e mantenha os sacos bem fechados.
4) Mantenha a lixeira fechada.
5) Coloque areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.
6) Mantenha a calha do telhado sempre limpa.
7) Mantenha bem tapados tonéis e barril d’água.
8) Mantenha a caixa d’água completamente fechada.
9) Lave com sabão os vasos de plantas.
10) Lave semanalmente os tanques utilizados para armazenar água.
CÂMARA DE VEREADORES DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS
UNIÃO E CONQUISTA