IMAGENS CHOCANTES – Cobradores espancam devedor em plena luz do dia em Cuiabá.
Empresário do ramo de joias é alvo de violenta agressão por supostos cobradores contratados por um credor. Os mesmos delinquentes são vistos em outros vídeos espancando e ameaçando outros empresários. A Polícia Civil informou que já identificou os homens que aparecem nos vídeos.
Roberto Naborfazan**
Um vídeo chocante que circula nas redes sociais revelou um caso de agressão e sequestro, no qual um homem identificado como Leandro foi brutalmente espancado por cobradores contratados. O incidente ocorreu em 04 de maio deste ano, mas só agora as imagens foram divulgadas.
De acordo com informações obtidas do boletim de ocorrência, Leandro, que é joalheiro, teria sido sequestrado pelos cobradores com o intuito de cobrar uma dívida de seu pai. O credor por trás da cobrança é identificado como Gabriel Vasconcelos, no entanto, as autoridades não conseguiram localizá-lo. Assista ao vídeo.
O vídeo, que veio à tona recentemente, mostra momentos de extrema violência, com Leandro sendo agredido por um grupo de indivíduos, já identificados no boletim como pertencente a uma empresa chamada Braço Forte Cobrança, que tem como diretor um homem chamado José Pinheiro. Como as imagens mostram, Leandro foi repetidamente atacado com socos e chicotadas pelos cobradores em um estacionamento no centro de Cuiabá.
A Polícia Civil informou na terça-feira (15) que já identificou os homens que aparecem no vídeo. Eles são acusados de extorsão e agiotagem.
Eu outro vídeo, um homem é impiedosamente espancado no meio de uma lavoura pelos mesmos elementos que agrediram Leandro. Assista ao vídeo abaixo.
Recentemente, em mais um vídeo, os delinquentes foram flagrados invadindo as instalações de um escritório e proferindo ameaças diretas a um empresário.
Todos os indícios apontam que esses criminosos são de fora do estado do Mato Grosso. Tudo sugere que estavam presentes na cidade de Cuiabá com o propósito de realizar extorsões e atos de violência, sendo guiados por José Pinheiro, o líder hierárquico. Vídeo mostra a invasão no escritório e as ameças ao empresário. Assista abaixo.
Um dos agressores aparece no vídeo empunhando um taco e ameaçando diretamente o empresário, estabelecendo um prazo de meia hora para que o empresário pague o que deve.
Espancadores identificados
A agressão ao empresário Leandro aconteceu na Avenida Miguel Sutil nas proximidades do Hotel Gran Odara e do Supermercado Big Lar. As imagens mostram um homem açoitando o rapaz, enquanto outros três o cercam.
Um dos investigados, J.G.B.S.. teve o mandado de prisão cumprido no dia 07 de agosto, após ser localizado na Rodovia Helder Cândia, quando conduzia uma caminhonete.
Ele estava com mandado de prisão preventiva decretado pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Capital após representação da Derf no inquérito que apurou o crime de extorsão e ameaça contra uma mulher.
Um segundo suspeito alvo da investigação também teve o mandado de prisão decretado pela Justiça e está foragido.
A Polícia Civil diz ainda que um dos integrantes do grupo seria Ailton Alex Nunes, que morreu em decorrência de um acidente ocorrido no dia 16 de julho, quando conduzia uma motocicleta BMWS 1000, próximo ao Rio dos Peixes, na estrada de Chapada dos Guimarães.
Também na terça, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso, coronel Alexandre Côrrea Mendes, comentou sobre o vídeo.
“O que esses bandidos estão fazendo é criminoso. Se tem alguém que deve, que procure a justiça para fazer o recebimento. Nós não estamos na lei dos mais fortes, para obrigar a pessoa a pagar através da chicotada, como nós vimos aquelas cenas horríveis”, afirmou.
O coronel ainda disse que há algumas semanas, outros homens que trabalham com agiotagem foram presos, mas não informou se os detidos podem ter relação com o caso do vídeo.
***Com Reportagem da Folha do Estado online