IF GOIANO: Obras devem começar ainda em 2012
Com a publicação do edital de concorrência no último dia 21, e superado os trâmites legais, obras da unidade Campos Belos do IF Goiano devem ser iniciadas ainda em 2012. Segundo o reitor da instituição, atraso se deu devido á readequação aos recursos disponíveis.
Roberto Naborfazan
A abertura de duas unidades do IF Goiano na região nordeste do estado (Campos Belos e Posse) foi autorizada pela presidente Dilma Rouseff no dia 16 de agosto de 2011 e representa enorme avanço no setor educacional em uma região marcada pelo baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
Em Campos Belos e municípios próximos é grande a expectativa para a conclusão da unidade, principalmente por parte dos alunos, que anteveem a possibilidade de concluir seus estudos sem precisar deixar o circulo familiar.
Com a doação do terreno e a criação de estrutura mínima por parte da prefeitura, exigências básicas como contrapartida, esperava-se que as obras fossem iniciadas no último mês de junho. Como isso não aconteceu, a reportagem do Jornal O VETOR procurou a reitoria do IF GOIANO para obter esclarecimentos, no que fomos, pronta e educadamente, atendidos pelo Reitor Vicente Pereira de Almeida e sua equipe, que nos concedeu a seguinte entrevista:
O VETOR – Reitor, segundo as primeiras informações fornecidas pelo IF Goiano, dois meses depois da efetiva doação da área pela prefeitura, através de escritura, a obra seria licitada, porque isso não aconteceu?
Reitor – A escritura do terreno foi repassada pelo prefeito Neudivaldo Sardinha ao IF Goiano em fevereiro de 2012, com licitação prevista para o mês de abril. O projeto da obra foi baseado no projeto do Brasil Profissionalizado. Quando fizemos o levantamento dos custos, o projeto foi orçado em R$ 13,5 bilhões. Após esse valor ter sido repassado para o MEC, foi nos notificado que teríamos acesso apenas a R$ 9 milhões para a 1ª etapa (segundo o edital o Campus de Campos Belos será construído em 02 etapas, sendo a 1ª etapa – primeira licitação – para 2012 e a 2ª etapa – segunda licitação – para 2013). Com isso, o projeto teve que ser readaptado, ficando pronto somente no início de agosto.
P – A prefeitura deixou algum tipo de pendência que possa ter contribuído para esse atraso?
R – A bem da verdade devo deixar claro que o prefeito de Campos Belos foi um verdadeiro batalhador por esta obra. Digo isso sem nenhum favor. Campos Belos foi, dos três municípios goianos beneficiados (Campos Belos, Posse e Trindade) o primeiro município a fazer a doação do terreno e disponibilizar a estrutura mínima exigida. Nós só temos a elogiar a postura da prefeitura em relação ao IF Goiano. O prefeito foi prestativo e fez tudo o que foi exigido a bom tempo. O atraso se deu por nossa conta, devido a essa readaptação orçamentária que citamos.
P – Superados os entraves burocráticos, qual a previsão de conclusão da obra?
R – Com o projeto pronto, a licitação para contratação da empresa responsável pelas obras foi publicada no site do IF Goiano (www.ifgoiano.edu.br) no dia 10 de setembro. Como é concorrência pública, esse documento precisa ficar pelo menos 30 dias publicado. O edital de concorrência foi publicado em jornal diário de grande circulação no estado no dia 21 de Setembro, determinado que a abertura dos envelopes será no dia 22 de outubro, as 09 horas, na sede da instituição, em Goiânia. Após apreciação do resultado, a empresa vencedora tem até 720 dias (2 anos) para entregar a obra.
P – Quantos alunos serão beneficiados pelo IF Goiano na unidade Campo Belos?
R – As novas escolas estão sendo projetadas para atender 1.200 alunos, sendo que desse total, 50% será composto por alunos do Ensino Técnico, preferencialmente na modalidade integrada ao Ensino Médio, 20% será composto por alunos de Licenciaturas e 30% para as demais graduações.
P – Qual será o quantitativo do corpo docente? Como se dará a contratação de pessoal (professores, segurança, limpeza)?
R – As novas escolas funcionarão com 60 professores e 60 técnicos administrativos que serão contratados via concurso público. Para a segurança e limpeza, a contratação de dá por meio de licitação, em que a empresa vencedora é responsável pela contratação de profissionais dessas áreas.
P – Empresas regionais que atuam ou pretendam atuar na área de segurança e/ou limpeza, devem então se qualificar para aproveitar mais esse nicho de mercado gerador de empregos e rendas?
R – Essa é mais uma oportunidade para as pessoas que moram na região. Nada impede que uma empresa local, desde que qualificada, seja a vencedora do certame licitatório.
P – Quais cursos serão direcionados para Campos Belos?
R – Assim que terminar a licitação das obras, será criada uma comissão responsável pela realização de audiência pública, pesquisa de campo e levantamento socioeconômico para verificar as demandas reais do município, para assim, definir, junto com a comunidade, quais cursos serão implantados.
EDITAL CONCORRÊNCIA N°. 003/2012
PROCESSO N°. 23216.000118/2012-50
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano torna público para conhecimento dos interessados que na data, horário e local indicados fará realizar licitação na modalidade CONCORRÊNCIA, do tipo menor preço, mediante o regime de empreitada por preço GLOBAL, conforme descrição contida neste Edital e seus Anexos. O procedimento licitatório obedecerá à Lei nº 8.666, de 1993, e à Lei Complementar n° 123, de 2006, bem como à legislação correlata e demais exigências previstas neste Edital e seus Anexos.
Data de entrega e abertura dos envelopes: 22 de outubro de 2012
Horário: 9h (nove horas – horário local)
Endereço: Sala de Reuniões, na Rua 88, nº 280, Setor Sul, Goiânia -GO – Brasil. Caixa Postal nº 50, CEP 74.001-970 Fone: (62) 3605 3601/3602.
Credenciamento: das 08h30 às 08h55
O Edital e Anexos estarão disponíveis no site www.ifgoiano.edu.br ou mediante gravação em 01 CD a ser apresentado pela licitante. Os projetos serão disponibilizados em 01 CD-ROM, fornecido pelas interessadas ou através de solicitação formal através do e-mail licitacao@ifgoiano.edu.br.
Sobre o IF Goiano
O IF Goiano é uma autarquia federal detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparado às universidades federais. Oferece educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada em educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.
Na educação superior prevalecem os cursos de Tecnologia, especialmente na área de Agropecuária, e os de bacharelado e licenciatura. Na educação profissional técnica de nível médio, O IF Goiano atua preferencialmente na forma integrada, atendendo também ao público de jovens e adultos, por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja).
Cabe ao IF Goiano e aos demais Institutos Federais o compromisso do desenvolvimento integral do cidadão trabalhador. Por meio do potencial instalado nas antigas unidades pelas quais o Instituto é agora constituído, este deve responder de forma rápida e eficaz às demandas crescentes por formação profissional, por difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos e de suporte aos arranjos produtivos locais.
Goiás conta ainda com o Instituto Federal de Goiás (IFG), cujos cursos são vocacionados especialmente para a área industrial. O IFG tem Reitoria em Goiânia campi nos municípios de Jataí, Inhumas, Uruaçu, Itumbiara, Luziânia, Formosa e Anápolis.