Huapa e Hemocentro querem aumentar estoque de sangue

Definir ações para aumentar o estoque do banco de sangue do Hemocentro. Esse foi o objetivo da reunião entre o diretor técnico do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), Elisandro Cunha e o coordenador de coleta do  Hemocentro de Goiás, Marcos Antônio de Oliveira, e a psicóloga Dália Elizete Teixeira.

Eles discutiram ainda possibilidade de criar uma Agência de Captação de Sangue no Huapa. Também participaram da reunião o médico e responsável técnico pela Agência Transfusional do hospital, Ronaldo Paiva, a coordenadora da Agência, Eliana Marques, e as coordenadoras do Serviço Social e Psicologia, Carla Simone e Larissa Fleury.

“Este é o momento mais crítico do ano, temos somente 80 bolsas de sangue para atender todo o Estado”, lamentou Marcos Antônio. Segundo o diretor do Huapa, uma das formas de ampliar a doação é por meio da criação de parcerias com entidades e instituições, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, entre outras. “Se também tivéssemos uma agência de captação de doadores no hospital, seria mais uma forma de auxiliarmos o Hemocentro a resolver o problema de estoque de sangue”, ressaltou. Durante a reunião, realizada nesta quinta-feira, dia 27, também ficou definido que a unidade móvel do Hemocentro irá ao hospital em setembro e em dezembro. “Ainda vamos definir as datas, mas iremos criar um calendário de doação com o ônibus no Huapa”, concluiu o coordenador de coleta.

Dificuldades
O Hemocentro, responsável por atender a demanda de sangue de cerca de 190 unidades de saúde do Estado, tem apresentado dificuldades em manter seu estoque em dia. Para ajudar no aumento das doações, e assim garantir a agenda de cirurgias eletivas de todo o estado e os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais, o Hemocentro realiza campanhas de doação de sangue em parceria com o Huapa e com as demais unidades de saúde.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *