HGG é habilitado a fazer transplante renal

Credenciamento

O Hospital Geral de Goiânia (HGG) conseguiu habilitação no Ministério da Saúde, para realizar captação e transplante de rins. A medida foi oficializada com a publicação no Diário Oficial da União no dia 26/09. Agora, a unidade está autorizada a realizar procedimentos complexos como a detecção de morte encefálica, a retirada e o transplante do rim.
Para o diretor-geral do HGG, André Luiz Braga, o credenciamento é resultado do empenho e determinação do secretário de Saúde, Antônio Faleiros; da Superintendência de Atenção Integral à Saúde – Spais, da direção da unidade e da coordenação da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás – Central de Transplantes.
Para se adequar às exigências inerentes ao procedimento, as enfermarias do hospital foram reformadas e a direção da unidade realizou todos os procedimentos necessários para a liberação do alvará sanitário. De acordo com o diretor da Central de Notificação, Luciano Leão, o credenciamento representa um marco na saúde pública de Goiás. “A inserção de um hospital público no processo de transplante aumenta a perspectiva de maiores chances para pessoas que estão na fila à espera do órgão”, ressalta.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *