Marconi Perillo e Leonardo Vilela exibem o certificado. Fotos: Leoiran

HGG conquista certificação plena de excelência no atendimento

O Hospital Geral de Goiânia (HGG) conquistou o segundo nível de acreditação, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), na manhã desta quinta-feira, dia 3, entregue durante solenidade no Palácio das Esmeraldas, na presença do governador Marconi Perillo e de diversas autoridades políticas e colaboradores do hospital. Para tal conquista, a unidade precisou cumprir rigorosos protocolos de segurança do paciente, e promover o mapeamento de processos, alinhando-os a indicadores de monitoramento.

Conforme explicou a presidente do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde – que possui a chancela da ONA para aplicação das certificações – Vanice Costa, para conferir essa segunda certificação foi preciso realizar um diagnóstico que mostrou quais pontos precisavam entrar em conformidade com os exigidos pela certificadora. “Para essa etapa, além de olharmos a questão da segurança do paciente, analisamos em detalhe o processo diário de trabalho para sabermos como eles estavam sendo monitorados. Toda certificação demanda a adaptação a um padrão a ser cumprido e a unidade cumpriu todos em sua integralidade”, declarou.

Vanice parabenizou os envolvidos no processo pela ousadia na condução da gestão pública goiana, que por meio do estímulo de seus líderes, tem conquistado selos de excelência para os hospitais públicos. “Quero voltar em breve para entregar outros níveis de certificação para as demais unidades. Brinco que para Goiás, será preciso criarmos um nível 4 pois vocês estão muito próximos de conquistar os três níveis existentes hoje na ONA”, declarou.

Mérito
001O governador Marconi Perillo concedeu os méritos desta conquista a todos os colaboradores do HGG, que se empenharam em adaptar-se aos padrões exigidos pela certificadora. Em seu discurso, Marconi alegou que a população está cansada de discursos sem a devida prática. Mas que medidas como essa, onde há o reconhecimento da qualidade dos serviços públicos prestados, demonstram exatamente o contrário. “Estamos vendo como um conjunto de medidas que envolvem decisão política, liderança e proatividade dos envolvidos transformam para melhor esse importante setor que é o da saúde pública”, refletiu.

Para o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, a conquista do nível 2 de certificação mostra que a saúde pública caminha no rumo certo. “Hoje temos quatro hospitais públicos acreditados pela ONA. O Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e o Hospital da Região Sudoeste (Hurso) em nível 1; e o Crer e agora o HGG em nível 2. Além disso, outras unidades estão pleiteando essa importante certificação e estamos servindo de vitrine para outros estados, que buscam em Goiás inspiração para conduzirem a saúde pública em seus estados”, alegou.

Conforme explicou o diretor de ensino e pesquisa do Idetch, Organização Social que administra o hospital, Marcelo Rabahi, há quatro anos tem-se transformado o dia a dia de trabalho, primando pelo incentivo em três pilares: no colaborador, no paciente e no ambiente hospitalar, com foco na continuidade dos projetos implantados.

A avaliação
Nos dias 19 a 21 de agosto, o HGG recebeu a visita de cinco examinadores da ONA para avaliar os requisitos adotados para a mudança de nível. Entre os pontos fortes destacados pela banca estão o programa de humanização e de assistência hospitalar; o comprometimento com a qualidade dos serviços; a implantação do certificado digital/prontuário eletrônico e o acompanhamento direto da alta administração.

Para conseguir o nivel 2 da Acreditação Hospitalar, o HGG precisou atender aos critérios de segurança do paciente, gestão integrada, fluidez dos processos e plena comunicação entre as atividades. Não houve inconformidades detectadas durante a visita dos avaliadores.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *