Gruta da Lapa Bom Jesus: Empresa esclarece dúvidas de comunidades
Área está fora de qualquer zona de risco em relação às atividades da companhia, diz representante.
O principal ponto turístico do município foi pauta dos quatro encontros realizados com as comunidades de Arraias e Campos Belos. No início de abril, cerca de 250 pessoas participaram das Reuniões Comunitárias, que tiveram como objetivo tirar dúvidas sobre as atividades ambientais da empresa. “Nesta edição, procuramos informar os moradores sobre um dos temas recorrentes na região, com relação à Gruta da Lapa Bom Jesus. Reunimos a população para detalhar nossas ações neste sentido”, diz Waldemir Queiroz, diretor de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Comunidades – SSMAC. “Estamos devidamente licenciados pelos órgãos ambientais responsáveis para exercer suas atividades na região. Além disso, constantes análises mostram que não há nenhuma possibilidade de interferência do projeto Itafós Arraias SSP na área da gruta”.
Representantes da MbAC Fertilizantes conversaram abertamente com a população e explicaram que as ações da companhia ocorrem com um distanciamento superior ao exigido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que é de 250 metros, operando a uma margem de segurança entre 700 e 1.250 metros. “Nosso compromisso é levar informação direta, nos aproximando cada vez mais de todos os envolvidos no empreendimento”, ressalta Waldemir.
De acordo com Wesley Siqueira Braga, professor e vereador de Arraias, a reunião atingiu o objetivo proposto. “Pude esclarecer, ouvir e compreender o que propõem para a nossa cidade. Gosto desta iniciativa, isso mostra o quanto a MbAC Fertilizantes é transparente”, explica Wesley. As Reuniões Comunitárias acontecem semestralmente. Além disso, a comunidade pode entrar em contato direto no Centro de Referência, localizado na Praça Doutor João de Abreu, 9, no centro, ou pelo telefone 0800 648 1621.