GESTÃO RESPONSÁVEL E DEDICADA – Prefeita de São João d’Aliança tem contas aprovadas pelo TCM, ao mesmo tempo em que lança edital para sorteio de 50 casas populares.
Contas de governo e de gestão do ano de 2021 da administração de Débora Domingues foram aprovadas, sem ressalvas, pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM. Ações e investimentos em obras e benefícios continuam aceleradas no município. Edital que trata do Regulamento para Seleção de Famílias para o Programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero foi lançado nesta sexta-feira, 23.
Roberto Naborfazan
A prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues Carvalhêdo Barros (PL) e sua equipe de gestão são exemplos que se enquadram na máxima que diz – O bom gestor segue as regras e cumpre a lei para assegurar os benefícios à sociedade.
Débora Domingues, que já tinha as contas dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020 julgadas regulares (aprovadas) pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, por atender a legislação nos quatro anos de seu primeiro governo, tem agora também aprovadas as contas de governo e de gestão do ano de 2021.
Por unanimidade, os Conselheiros constataram a “ausência de irregularidades à Lei Complementar 101/2020”. A Lei estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Conforme a Lei, a responsabilidade na “gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar”.
Em seu sétimo ano consecutivo a frente do governo do munícipio, Débora Domingues faz uma gestão transformadora, colocando São João d’Aliança definitivamente no roteiro turístico de destino na região da Chapada dos Veadeiros com obras em áreas básicas e fundamentais como infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e habitacional.
“Compartilho com todos vocês uma notícia que enche meu coração de orgulho: as nossas contas de governo e de gestão, referente ao exercício de 2021 foram aprovadas de forma unânime pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás/GO. As contas de 2017, 2018, 2019 e 2020 já haviam sido julgadas regulares (aprovadas) pelo órgão de controle.
Essa aprovação é o reflexo do zelo, da responsabilidade e a da honestidade que temos na aplicação dos recursos públicos. Desde o início de nossa gestão, assumimos o compromisso de agir com transparência e zelar pelo dinheiro de cada cidadão. A gestão de recursos públicos exige responsabilidade e cautela em todas as etapas do processo. Nossa equipe tem se empenhado diariamente em gerenciar cada centavo de forma criteriosa, buscando sempre o melhor para nossa cidade e para o bem-estar de todos”, Disse Débora Domingues.
“Para alcançarmos esses objetivos, além da compreensão e apoio de nossa população, contamos como trabalho de uma equipe séria, honesta e comprometida com a coisa pública. Além de todos os nossos secretários e colaboradores em todos os setores da administração, faço especial agradecimento aos doutores Eide Barbosa dos Santos e Luís César de Castro Martins, e ao Halex de Araújo Santos, ao mesmo tempo em que parabenizo a Cosmoplan Contabilidade e Assessoria LTDA., empresa responsável pela nossa contabilidade.” Enfatizou a prefeita.
Débora Domingues faz uma gestão que anda dentro da legalidade e transparência, unindo sua garra e determinação ao esforço de toda sua equipe. Trabalhando dentro da legislação, com segurança para investir em obras e ações que melhoram a vida da população, além de dar confiança aos investidores e empresários que fixaram seus empreendimentos no município, promovendo a ampliação de emprego e rendas.
“A gestão de recursos públicos exige responsabilidade e cautela em todas as etapas do processo. Nossa equipe tem se empenhado diariamente em gerenciar cada centavo de forma criteriosa, buscando sempre o melhor para nossa cidade e para o bem-estar de todos”. Débora Domingues.
Ao assumir o governo em 2017, Débora Domingues encontrou a gestão travada pela falta de documentações fundamentais para o recebimento de emendas e repasses, pois estavam em situação de inadimplência. A prefeitura tem hoje todas as certidões em dia e atualizadas, o que é mais uma atestados de que a gestão andou dentro da legalidade e transparência.
“Existe um município de São João d’Aliança de antes e um de agora, com a gestão de Débora Domingues. Com mais asfalto, mais saúde e mais educação. Hoje nós temos orgulho em dizer que somos São-Joanenses”, afirmou uma moradora em uma rede social.
Obras e benefícios continuam acelerados
Neste mês de junho a prefeita Débora Domingues deu início ao maior Programa de Asfaltamento Urbano da história do município, (veja em https://ovetor.com.br/sao-joao-dalianca-prefeitura-da-inicio-ao-maior-programa-de-asfaltamento-urbano-da-historia-do-municipio/), transformando São João d’Aliança em um gigantesco canteiro de obras.
Saúde Bucal
Na área da Saúde, um dos setores com maior deficiência em atendimento em todo o Brasil, a da odontologia, tem recebido investimento da prefeitura e excelentes ações realizadas pela equipe da prefeita.
De acordo com a Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria municipal de Saúde, Andréia Fernanda Mota, o atendimento na sede do município é feito por agendamento mensal, com até trinta novas vagas para cada uma das três Unidade Básica de Saúde que fazem atualmente o atendimento – Unidade 1 (centro), Unidade 2 (Boa Esperança) e unidade 4 (Vila União – 38), n’um total aproximado de cento e vinte pacientes atendidos ao mês na sede do município. A unidade 3 (Santa Maria) em breve também terá um consultório odontológico para atendimentos.
Destaca-se que, após a primeira consulta, o paciente segue com retorno agendado para até duas vezes na semana, até o fim do tratamento.
Na zona rural, a unidade móvel visita semanalmente as comunidades em todo o município, com as três equipes da saúde bucal se alternando e atendendo até vinte e cinco paciente por semana em cada localidade, n’um total aproximado de cem pacientes por mês, realizando profilaxia (limpeza de placas e tártaros), restaurações (obturações), extrações, aplicações de flúor, orientações de higiene bucal e todos os tratamentos específicos para resolver problemas existentes.
Tanto na sede do município, quanto na zona rural, caso o paciente precise de tratamentos especializados, como tratamento de canal, cirurgias de dente Siso, entre outros, ele é encaminhado para os Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs, em Formosa ou Planaltina de Goiás.
Os pacientes têm também a disposição o Programa de Fornecimento de Próteses Dentárias, que oferece próteses totais e parciais. A Secretaria municipal de Saúde, comanda pela secretária Andréia Abbes, por meio da equipe da Coordenação de Saúde Bucal, entregam, em média, trinta próteses mensais por ordem de chegada de cada demanda.
Só neste primeiro semestre de 2023, a Coordenação de Saúde Bucal de São João d’Aliança já renovou o sorriso e elevou a autoestima de diversos pacientes ao entregar Cento e Oitenta e Três peças de próteses (Alguns pacientes precisam de próteses inferior e superior, outros apenas inferior ou superior ou parcial).
Graças as boas parcerias concretizadas pela prefeita Débora Domingues, todas as unidades odontológicas de São João d’Aliança serão reestruturadas, com renovação e modernização de equipamentos, com recursos no valor de 100 mil reais, oriundos de emenda parlamentar do ex-senador Luiz Carlos do Carmo.
Moradia
Outro problema crônico na vida das famílias de baixa renda do Brasil é o elevado custo para se conseguir adquirir a casa própria.
Desde o inicio de seu primeiro mandato, Débora Domingues vem buscando junto aos governos do estado e federal a destinação de recursos para a construção de casas populares.
Em maio de 2021, em audiência com o governador Ronaldo Caiado, Débora Domingues entregou ofício solicitando a destinação de 50 casas populares para São João d’Aliança.
Após pouco mais de 2 anos dessa reivindicação, com muita persistência e enfrentamento no acompanhamento do processo burocrático, esse sonho se torna realidade. Assista ao vídeo e veja a qualidade das moradias que serão entregues a custo zero para as 50 famílias sorteadas em São João d’Aliança.
Na Segunda-feira, 19, Débora Domingues se reuniu com o presidente da Agência Goiana de Habitação – Agehab, Alexandre Baldy, para discutir os últimos detalhes do lançamento do edital para a doação de 50 casas populares a custo zero, do programa Pra Ter Onde Morar, construídas em São João d’Aliança.
Nesta sexta-feira, 23 de junho, a Prefeitura Municipal de São João d’Aliança, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Agência Goiana de Habitação S/A – AGEHAB, tornou públicos aos interessados o Edital n° 023/2023 – AGEHAB, que trata do Regulamento para Seleção de Famílias para o Programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero.
O edital tem como objetivo realizar a seleção de beneficiários para o Programa Pra Ter Onde Morar – “Casas a Custo Zero”, visando promover a doação, por meio de sorteio público, de 50 (cinquenta) unidades habitacionais de interesse social, localizadas no município de São João d’Aliança – GO.
As inscrições terão início no dia 26/6/2023, segunda-feira e fim no dia 10/7/2023, e serão realizadas de forma on-line e gratuita no site oficial da AGEHAB, através do endereço https://www.agehab.go.gov.br/.
Caso o candidato não tenha acesso à internet ou não consiga realizar a inscrição de forma autônoma, poderá comparecer ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, situado à Rua 8, Qd. 8, Lt. 5, Bairro Label (próximo ao hospital municipal), em dias úteis, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Atenção: excepcionalmente no dia 27/6, terça-feira, o CRAS não realizará atendimentos em razão da conferência municipal de assistência social.
De acordo com o Edital n° 23/2023 – AGEHAB e Decreto 2.568/2023, saõ esses os requisitos para quem pode se inscrever?
– Renda familiar até 1 salário mínimo;
– Não ter casa própria e nunca ter sido beneficiado em programa de moradia;
– Morar no município há 8 anos ininterruptos;
– Inscrição atualizada no CadÚnico;
– Não ser beneficiário de outro programa habitacional ou de reforma agrária;
– Ter núcleo familiar composto por no mínimo 02 integrantes, com exceção de idosos, pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência doméstica, que poderá ter apenas 01 integrante;
– Não ser proprietário, cessionário ou promitente comprador de imóvel de qualquer natureza;
– Ser eleitor de São João d’Aliança (apresentar titulo);
– Não ter recebido do Estado de Goiás nenhum benefício referente a casa, a apartamento ou a recursos para construção;
– Ser maior de 18 anos ou emancipado;
– Residir no município para o qual pleiteia o benefício.
Para acessar o edital, a partir de segunda-feira, 26, clique no link a seguir https://www.agehab.go.gov.br/…/3974-casas-a-custo-zero...
Eu moro aqui a 32 anos
Tatiele, na reportagem tem o link para fazer sua inscrição e os requisitos para quem pode see inscrever. Boa sorte.
Sou praticamente filha dessa cidade e assim que me formei no ao de 1998 fui trabalhar em Brasília lá vivi por 23 anos depois tá perda do meus pais e retornei pra essa cidade novamente e a cada esquina que passa tenho contemplado a melhorar da cidade. E usufruindo delas no asfalto assistência a saúde e a saúde mental e bucal para o meu filho que é autista e com 16 anos nunca teve uma assistência nos postos de saúde no Df na minha quadra numa tinha médico nem dentista pra atender – minha família e aqui tenho tido essa assistência. E esse foi um dos motivos do meu retorno para São João D’Aliança lugar onde podemos ter tranquilidade e quando nescessário temos assistência governamentais coisas básicas que durante 23 anos morando no Distrito Federal não tivemos fico muito feliz e por onde passo fico a observar que a cidade cresceu muito rápido mas tem uma gestão atual transparente e preocupada com o bem estar da população. Me deparo com algumas pessoas ingratas as vezes reclamando e sempre que tenho oportunidade relato as dificuldade de quem morrou anos na capital do país e falo : passa um dia morando no Df que vcs vão realmente da valor ao lugar que vc mora e ao atendimento nos postinhos e no hospital da cidade. Fico feliz e ao mesmo tempo uma nuvem paira sobre minha cabeça de como será a próxima gestão da cidade sem oro a Deus pra que ele direcione a pessoa que vai trazer melhorias e continuar os trabalhos já iniciado para a nossa cidade. Que Deus continue abençoando essa cidade em todas as áreas e a livrando da marginalidade em todos os sentidos.
Sou praticamente filha dessa cidade e assim que me formei no ano de 1998 e perdi meus pais fui trabalhar em Brasília lá vivi por 23 anos e retornei pra essa cidade ano passado. E a cada esquina que passo tenho contemplado a melhorar da cidade. E usufruindo delas no asfalto assistência a saúde e a saúde mental e bucal para o meu filho que é autista e com 16 anos nunca teve uma assistência nos postos de saúde no Df na minha quadra numa tinha médico nem dentista pra atender – minha família e aqui tenho tido essa assistência. E esse foi um dos motivos do meu retorno para São João D’Aliança lugar onde podemos ter tranquilidade e quando nescessário temos assistência governamentais coisas básicas que durante 23 anos morando no Distrito Federal não tivemos. Fico muito feliz e por onde passo fico a observar que a cidade cresceu muito rápido mas tem uma gestão atual transparente e preocupada com o bem estar da população. Me deparo com algumas pessoas ingratas as vezes reclamando e sempre que tenho oportunidade relato as dificuldade de quem morrou anos na capital do país e falo : ” passa um dia morando no Df que vcs vão realmente da valor ao lugar que vcs mora e ao atendimento nos postinhos e no hospital da cidade.” Fico feliz e ao mesmo tempo uma nuvem paira sobre minha cabeça de como será a próxima gestão da cidade, sempre oro a Deus pra que ele direcione a pessoa que vai trazer melhorias e continuar os trabalhos já iniciado para a nossa cidade. Que Deus continue abençoando essa cidade em todas as áreas e a livrando da marginalidade em todos os sentidos.