FOMENTANDO O EMPREENDEDORISMO – São João d’Aliança sedia o 2° Fórum do Projeto LIDER, do Sebrae Goiás.
A proposta do programa é envolver a mobilização, qualificação e integração de lideranças para a formulação e implementação de uma Agenda de Desenvolvimento Regional, integrando o Setor Público, o Setor Privado e o Terceiro Setor. Considerada referência regional, Sala do Empreendedor de São João d’Aliança está na disputa pelo selo de excelência.
Roberto Naborfazan
O Sebrae Goiás realizou, nos dias 6 e 7 de fevereiro, o 2° Fórum do Projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) em São João d’Aliança, município que é o Portal de entrada para a Chapada dos Veadeiros, no Nordeste Goiano.
O Projeto Líder é uma iniciativa nacional do Sebrae, e vem acontecendo de maneira exitosa no nordeste goiano desde agosto de 2021.
A proposta do programa é envolver a mobilização, qualificação e integração de lideranças para a formulação e implementação de uma Agenda de Desenvolvimento
Regional, integrando o Setor Público, o Setor Privado e o Terceiro Setor, para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da região, com foco no empreendedorismo e no fortalecimento dos pequenos negócios.
Em sua atuação no Nordeste Goiano, o Projeto LIDER abrange 21 municípios: Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Posse, São Domingos, São João D’Aliança, Simolândia, Sítio D’Abadia, Teresina de Goiás e Vila Boa, e tem macros-objetivos conectados com os respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), entre eles: Ambiência favorável aos negócios e empreendedorismo; Infraestrutura; Sistemas de Produção de Alimentos; Turismo.
No 2° Fórum do Projeto LIDER, realizado em São João d’Aliança, a pauta principal focou o debate sobre o “Monitoramento dos Compromissos Regionais”, contribuindo com a articulação entre o poder público, entidades privadas e o terceiro setor em prol do desenvolvimento econômico e social.
A primeira fase do Projeto LIDER na região foi composta de oito encontros, realizados para a construção de uma agenda estratégica voltada para o desenvolvimento desses municípios. Agora, os eventos serão realizados com o objetivo de implementar as ações debatidas.
O gerente da Regional do Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, aponta que, durante os encontros, estão sendo avaliadas as dificuldades encontradas e está sendo preparada uma prestação de contas do que tem sido feito.
“Nesta fase de implementação, a cada três meses nos realizaremos um Fórum para monitorarmos as entregas pactuadas. Nos dias 6 e 7 realizamos em São João d’Aliança o 2° Fórum, quando os líderes, que fazem parte do Programa, prestaram contas dos avanços obtidos em relação ao Fórum anterior, no sentido da concretização do que foi pactuado na agenda estratégica. Foram dois dias muito ricos em discussões, do mapeamento do que foi feito, dos resultados alcançados, das dificuldades encontradas e das ações necessárias à serem tomadas para transpor os eventuais obstáculos e buscar alcançar os objetivos”. Relata o gerente da Regional do Sebrae Goiás.
Cleber Chagas aponta ainda que, durante o 2° Fórum do Projeto LIDER, em São João d’Aliança, foi criada a Associação de Desenvolvimento do Nordeste Goiano, que dará continuidade ao Projeto, assim que forem concluídas as atividades do programa. Ele cita ainda a visita técnica feita a Sala do Empreendedor do Sebrae em São João d’Aliança, em espaço cedido pela prefeita do município, Débora Domingues Carvalhêdo Barros (PL), uma grande incentivadora do empreendedorismo tanto em São João d’Aliança, quanto em todo o nordeste goiano.
“O Projeto LIDER é o despertar das lideranças para a autorresponsabilidade, e da responsabilidade social, que são fatores definitivos para o desenvolvimento do município e da região. Essa união dos setores público, privado e terceiro setor , com todos chamando para si essa responsabilidade; sabemos que quanto maior o poder, maior a responsabilidade, mas sem ninguém transferir aquilo que cabe a si mesmo. Neste 2° Fórum do Projeto LIDER foram debatidos vários eixos dessa agenda, e agora chega a fase mais desafiadora, que é tirar tudo isso do papel. O conhecimento é importante, as articulações são importantes, a criatividade é importante, fazer muito com pouco recurso é importante, e, sobretudo, é importante a união de todos os municípios do nordeste goiano. Apoiamos e incentivamos a instalação da Sala do Empreendedor, que foi um marco para nós, porque é um braço do Sebrae funcionando no município, onde nós temos uma agente que orienta bastante os empreendedores em quesitos como a importância em se regularizar, a importância de participar de uma licitação, coisas que muitos não faziam antes por não terem o caminho, por não entenderem que a prefeitura só pode comprar daquele empreendedor que está completamente regularizado. Nossa agente tem visitado e incentivado todos os comerciantes a se regularizarem para que possam participar das licitações da prefeitura, para que o dinheiro circule aqui mesmo, dentro do município. Nosso trabalho tem sido reconhecido, por isso estamos na disputa pelo selo de qualidade da Sala do Empreendedor”. Frisa Débora Domingues, que é uma das fortes lideranças que integram o Projeto LIDER.
A atendente da Sala do Empreendedor em São João d’Aliança, Bárbara Carvalho, relata que tem trabalhado junto aos empresários do município, desde os Micro Empreendedores Individuais (MEI), dando todo suporte na abertura; na emissão das guias mensais; nas Declarações Anuais (as DAS), na emissão das notas fiscais, aos grandes grande empresários, com o Banco de Currículos sendo o elo entre as empresas e os empregados; além de auxiliar no fornecimento à todos o acesso ao crédito, com a parceria da Goiás Fomento, facilitando assim a vida dos empreendedores.
“Só foi possível conseguirmos todas essas parcerias graças ao empenho de nossa prefeita Débora Domingues, que está sempre buscando trazer o melhor para o nosso município, nos dando todas as ferramentas para executarmos o que há de melhor, implantando sempre a inovação e facilitando a vida de todos. Foi a partir da Sala do Empreendedor que estamos conseguindo formalizar e incentivar os empreendedores a participarem das licitações, podendo vender para o nosso município, fazendo com que o dinheiro gire aqui, aumentando os empregos e desenvolvendo cada vez mais São João d’Aliança”. Diz, com entusiasmo, Bárbara Carvalho.
O 2° Fórum do Projeto LIDER contou com o apoio da Prefeitura de São João d’Aliança, da Sala do Empreendedor do Sebrae no município, e com a participação de representantes da iniciativa pública, da iniciativa privada e do terceiro setor dos 21 municípios do nordeste goiano, além de parceiros como a Fundação o Boticário, Nature Invest, entre outras entidades que não são da região (fisicamente), mas que estão juntas no propósito do Projeto LIDER de somar forças para buscar o desenvolvimento em todo o território do nordeste goiano.
O presidente da Nature Invest, Michael Becker, que esteve no 2° Fórum do Projeto LIDER, disse a reportagem do Jornal O VETOR, que a missão da empresa é facilitar o caminho do empreendedor por meio de uma plataforma colaborativa de financiamentos de projetos, com impactos positivos sobre o meio ambiente e a sociedade.
Segundo Michael, a Nature Invest deseja maximizar projetos de pequeno e médio porte; conectar ideias e pessoas promotoras de desenvolvimento sustentável, e promover a troca de conhecimento.
“Com a plataforma colaborativa da Nature Invest, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas podem colocar o seu projeto para captações socioambientais, e com isso ajudar no fomento dessas ações para o nordeste goiano. O turismo ecológico, que é bastante forte na região, foi bastante discutido no 2° Fórum do Projeto LIDER, em São João d’Aliança. Esse é um dos setores que dialogam muito com a intenção da Nature Invest, e é nossa intenção trazer esse benefício para a região. Junto com a Fundação Boticário, poderemos também trazer outras ideias para a proteção ambiental, sempre aliado com a questão econômica, ou seja, gerando empregos e rendas para a população dos 21 municípios do nordeste de Goiás. Seja com crédito de Carbono, seja com questões específicas de restauração das cadeias produtivas da sociobiodiversidade, como a do Baru, por exemplo, que devem ser promovidas para manter o cerrado em pé”. Destaca Michael Becker.
A Nature Invest é uma organização que oferece como o seu core business (atividade principal) uma plataforma colaborativa dedicada ao financiamento de projetos socioambientais e de sustentabilidade que operam pelo princípio do crowdfunding (financiamento de uma iniciativa). A Natura Invest oferece visibilidade às propostas, facilita o diálogo entre proponentes e apoiadores dos projetos, gerencia o processo de captação e, uma vez alcançada a meta, repassa o montante arrecadado à/ao proponente do projeto.