Final do Brasileiro de Futsal Feminino será amanhã, goianas ficaram em oitavo lugar
A primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal chega à reta final nesta quinta-feira, dia 12, quando será disputado o título entre as equipes que representam Santa Catarina e Ceará. A decisão está marcada para 10h30, no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia. O time goiano Hidráulica Brasil terminou o torneio em oitavo lugar.
A Associação Female Futsal/Unochapeco (SC) e a Unifor/Nacional Gás (CE) eram vistas como favoritas ainda antes de a bola rolar no torneio. Com várias atletas da própria seleção brasileira no elenco, as equipes somaram campanhas invictas – foram quatro vitórias para cada lado – e agora medem forças em busca do primeiro título nacional da história. O terceiro lugar será disputado também nesta quinta-feira, às 9 horas, entre Tocantins e Pará.
Guerreiro, o time que levou as cores da bandeira de Goiás para as quadras fez boa campanha: venceu o Pará na estreia (2 a 0), goleou a Bahia (5 a 1) e depois passou pela Paraíba (3 a 1) nas oitavas de final. Quando disputava uma vaga na semifinal, acabou perdendo na prorrogação para o Ceará em uma partida bastante equilibrada e cheia de gols, 5 a 4.
Sonho
Para a coordenadora de futebol feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson, o primeiro brasileirão feminino de futsal é a realização de um sonho. A atleta aposentada está em Goiânia desde a última semana e fez questão de acompanhar todos os jogos. “É gratificante ver essas meninas correndo atrás de seus objetivos. O Brasil precisa abraçar esse projeto, estamos falando de um esporte forte, que já foi campeão mundial cinco vezes”, disse enquanto assistia uma das partidas.
O campeonato começou na última quinta-feira, dia 5, com a cerimônia oficial de abertura e desfile das 27 equipes participantes. Na ocasião, o técnico da seleção brasileira – que também comanda o time do Ceará –, Wilson Saboia, anunciou a convocação oficial do time que embarca no final do mês para a Guatemala, onde disputará o Mundial de Futsal. O Brasil busca o hexacampeonato.