FESTEJO CENTENÁRIO – Cultura, fé e religião marcam a 285ª Festa Tradicional de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo de Monte Alegre de Goiás.
Novenas, levantada dos mastros, apresentação da dança súcia, caçada da Rainha, cortejo real com participação dos cavaleiros, congos, guardiões, alferes, pajens, damas e das dançarinas da súcia, que acompanham o Rei e a Rainha; e a celebração da missa campal, fazem parte do roteiro da festa que reafirma, a quase três séculos, a fé e a devoção da comunidade Monte-Alegrense.
Entre os dias 13 e 23 deste mês de julho aconteceu a 285ª Festa Tradicional de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo de Monte Alegre de Goiás, com o envolvimento da comunidade Monte-Alegrense e quilombolas do município.
A festa atrai visitantes de toda a região nordeste do estado de Goiás, sudeste do Tocantins e de várias partes do Brasil e do mundo, movimentando a cultura e a economia do município.
Segundo os historiadores, Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele.
Após uma série de eventos relacionados ao tema, durante as reformas do Concílio Vaticano 2º, a festa foi renomeada para Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da vitória na Batalha de Lepanto, atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa.
No Brasil, Nossa Senhora do Rosário é a santa padroeira de vários lugares, dentre os quais: Serra Negra e Santos, em SP; Serafina Corrêa – RS; Pirenópolis – GO; Delmiro Gouveia – AL, Russas – CE; Dois Irmãos do Buriti – MS; Paranaguá – PR; Itapitanga, Remanso e Cachoeira – BA.
Em Monte Alegre de Goiás, a festa de Nossa Senhora do Rosário tem a mesma origem das outras cidades, diferencia-se apenas porque é comemorada no penúltimo sábado do mês de julho e celebrada na Paróquia Santo Antônio, pelo fato de Santo Antônio ser o padroeiro da cidade.
O município foi fundado em 1769, com a chegada de portugueses, que traziam 1800 escravos para extrair ouro de uma grande jazida, descoberta nas proximidades do Morro do Borges, no lugarejo Santo Antônio do Morro do Chapéu. Reza a lenda que à beira do Morro do Chapéu foi encontrado o chapéu de um Bandeirante que teria sido devorado por um tigre e junto uma imagem de Santo Antônio.
Em artigo escrito em 2014, a escritora, folclorista, pesquisadora e professora Nelli Gáspio aponta que, durante as celebrações da festa de Nossa Senhora do Rosário, a cidade de Monte Alegre é alegre mesmo. Segundo Nelli Gáspio, até a década de 50, a dança da súcia era acompanhada com o tambor de rabo. Tinha também a moça de fogo, um artificio feito por João Fogueteiro. Era uma boneca em cima de um pau fincado, cheia de foguete e pólvora, que, ao ser acesa, rodava, batia os braços e os foguetes explodiam. Era uma maravilha!! A população ficava encantada! Parece que esse artificio só foi feito em Monte Alegre de Goiás. A partir de 1958, com a morte de João Fogueteiro, a moça de fogo acabou. Nos anos 80, essa rica tradição quase foi esquecida. No entanto, graças ao empenho e dedicação de algumas pessoas, como Rosolindo Neto de Souza Vila Real, José Xavier do Bonfim e Denizar Filho, ressurgiu com grande beleza.
Veja no vídeo abaixo trecho da fala da Rainha e algumas imagens dos festejos.
Em 2023 a festa de Nossa Senhora do Rosário foi liderada pelo Rei, Sebastião Murilo Régis, e pela Rainha, Donizeth Pinheiro de Souza Gomes.
De acordo com os organizadores, o desenvolvimento dos festejos seguiu a tradição nos dias determinados, com o início das novenas no dia 13 de julho.
No dia 21, logo após o encerramento das novenas, deu-se a levantada dos mastros e a apresentação da dança súcia, uma herança de descendentes africanos que vieram trabalhar como escravos, na atividade mineradora do ouro na região ainda no século XVIII.
No dia 22, acontece o cortejo real, com participação dos congos, dos guardiões, dos alferes, das pajens, das damas e das dançarinas da súcia, que acompanham o Rei e a Rainha, já instalados em uma Carruagem, até a Igreja matriz de Santo Antônio.
Já na praça da Igreja matriz, em bela encenação, os cavaleiros se posicionaram perfilados, com as espadas cruzadas no alto, onde os grupos foram chamado para tomar assento no palco, onde estão os tronos.
O Rei, Sebastião Murilo e a rainha, Donizeth Pinheiro, acompanhados das damas e das pajens, se colocaram junto aos tronos, onde, em seguida, foi celebrada a missa campal.
Encerrada a missa, foi realizado o sorteio que escolheu o próximo (2024) Capitão do mastro, Rodrigo Ribeiro Coelho; o Rei, Péricles Gomes Moura, e a Rainha, Ana Celuta Taveira.
No domingo, 23, aconteceu a festa do Divino Espírito Santo, também na praça da matriz de Santo Antônio, tendo como imperador, Rafael Póvoa Lima, e imperatriz, Camila Lima Póvoa.
Diferente do cortejo real; no cortejo imperial os festeiros seguem andando pelas ruas da cidade até a Igreja de Santo Antônio.
No trono, no palco montado na praça, o imperador e a imperatriz assistiram à missa e, ao final, aconteceu a escolha dos festeiros do próximo ano.
Imperador: Alex Pereira Mendes; Imperatriz: Giselle Garcia da Silva; Mastreiros: Antônio fulgêncio Taveira Neto e Larissa Francisco das Virgens.
Em ambos os festejos, tanto no de Nossa Senhora do Rosário, quanto no do Divino Espírito Santo, se mantém a tradição da distribuição da famosa farofa e refrigerantes.
Destaca-se a importância da participação da Banda Municipal Nossa Senhora da Conceição, de Campos Belos, comandada pelo maestro Elizafan, gentilmente cedida pela prefeitura daquele município, promoveu a alvorada festiva e animou todo o cortejos, tanto na Festa de Nossa Senhora do Rosário, quanto na Festa do Divino Espírito Santo.
Criada na gestão do saudoso prefeito Anjo Galvão, por volta de 1999, no finalzinho do século passado, quando veio um grupo de músicos da região nordeste do Brasil, entre eles os maestros Anilson e eElizafan, a Banda se tornou um celeiro de excelentes músicos, todos iniciados ainda adolescentes no contato com instrumentos e notas musicais.
A Rainha
A Rainha Donizeth Pinheiro de Souza Gomes é professora aposentada pelo Estado de Goiás, onde atuou como diretora das escolas Antônio José e Dona Joaquina Pinheiro, orientadora pedagógica, secretária municipal de Educação e secretária municipal de Cultura em Monte Alegre de Goiás, encerrando sua missão lecionando por doze anos na Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Campos Belos – GO.
Em conversa com a reportagem do Jornal O VETOR, Donizeth Pinheiro disse que sentiu um misto de emoção e preocupação ao receber a notícia que havia sido escolhida para ser a Rainha dos Festejos em 2023.
“A emoção veio por eu poder contribuir com essa nossa tradição em louvar Nossa Senhora do Rosário e o Divino Espírito Santo, e ao mesmo tempo, a preocupação de como eu, com salário de professora aposentada, iria conseguir fazer frente as grandes demandas financeiras que surgem em uma festa dessa magnitude. Então voltei-me para o Divino Espírito Santo, e pedi que ele ouvisse meus apelos a Nossa Senhora do Rosário, porque ela sabe do meu desafio, ela sabe do meu salário, e sabe também do meu coração e da minha garra”.
De acordo com Donizeth Pinheiro, seu primeiro compromisso, com muita fé, foi o de contar um terço sobre a imagem da santa, com altura de dois metros e meio. Para isso, pediu a benção de dar conta da missão de conseguir a imagem para ser instalada em um pedestal da praça da Matriz de Monte Alegre de Goiás, para que ela permaneça abençoando o povo Monte-Alegrense, e colocando a mão sobre os governantes atuais e futuros do município.
Donizeth Pinheiro conta que iniciou uma verdadeira peregrinação para conseguir adquiri a imagem, que se mostrava com valor muito elevado nas pesquisas realizadas em Goiânia e outras localidades.
“Como meu propósito com a imagem era de muita fé, não desanimei e confiei, até que minha irmã me indicou uma pessoa que teria sido meu aluno. Fui ao encontro dele, mas sem o reconhecer. Chegando em sua casa, saiu uma senhora, que reconheci com sendo dona Nalva, que foi muita amiga de minha mãe. Ao lado dela estava um jovem senhor, Antônio Laerth Pereira dos Santos, que me lembrou que há aproximadamente cinquenta anos, quando ele ainda criança foi para Goiânia e era louco para conhecer o Parque Mutirama, e eu, que estudava no Colégio Lyceu, sabendo disso, o levei até lá, onde ele brincou em quase todo os brinquedos gratuitos e nos que pagavam ingressos, além de cuidar dele durante o passeio. Foi uma emoção muito grande recordar tudo isso. O fato é que ele se propôs a fazer para mim a imagem de Nossa Senhora do Rosário, no tamanho que eu queria, sem nenhum custo. O único dinheiro que que investi foi 500 reais para ajudar no combustível do veículo do meu amigo João Batista, que mora em Taguatinga – TO, e trouxe a imagem para nossa cidade no início do mês de julho. Com a benção de Jesus Cristo e a proteção de Nossa Senhora do Rosário, tive também a ajuda de meu ex-aluno, Ricardo Moura, que fez, sem nenhum custo para mim, todo o pedestal onde está colocada a imagem de Nossa Senhora do Rosário feita pelo querido artista plástico autodidata, Antônio Laerte Pereira dos Santos.” Conta, emocionada a Rainha Donizeth Pinheiro.
“Que essa fé se perpetue no coração de todos. Que Nossa Senhora do Rosário e o Divino Espírito Santo abençoem todos os envolvidos nessa festa, porque eu tive o apoio de comerciantes, fazendeiros, empregadas domésticas, cavaleiros, suceiras e da comunidade em geral. Deixo à todos minha gratidão, porque juntos, com muita fé, fizemos esse festejo abençoado e maravilhoso. O Rei e a Rainha não fazem a festa sozinhos, eles contribuem com uma parte e administram o dinheiro e toda a ajuda dada pelo povo.” Concluiu Donizeth Pinheiro de Souza Gomes.
O REI
Natural de Monte Alegre de Goiás, mas há mais de três décadas morando no Estado de Minas Gerais, o Rei nos festejos deste ano, Sebastião Murilo Régis, ainda estava na labuta das demandas do pós-festa quando a reportagem do Jornal O VETOR conseguiu, rapidamente, falar com ele.
Atencioso, ele disse que, como filho de Monte Alegre de Goiás, foi uma grande honra receber essa missão de ser o Rei nos festejos da 285ª Festa Tradicional de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo de Monte Alegre de Goiás, e que, por não estar morando no município, apesar de estar atendo e auxiliando mesmo de longe, contou com a parceria e liderança de Donizeth Pinheiro para que tudo caminhasse para ser a festa maravilhosa, que se concretizou.
Sebastião Murilo Régis nos enviou uma nota, onde resume a alegria, sua e de sua família, por essa oportunidade.
“Receber a festa de nossa senhora do Rosário foi um grande desafio para mim e minha família. Sou filho de Monte Alegre de Goiás, mas moro em outro estado a mais de trinta anos. Somos de uma família tradicional desta cidade e fiquei imensamente orgulhoso por ter sido escolhido rei desta linda festa. Os desafios são grandes para a realização desta festa tão linda. Com união com a Rainha fomos de mãos dadas construindo tudo e enfrentando os desafios que a festa traz aos festeiros. O desafio de manter as tradições, os valores e aquilo que nos identifica requer muita força, interesse, coesão, dedicação, respeito pela história e pelo conhecimento que a tradição carrega, transmite, ensina e homenageia… Não é possível realizar esta festa sem a contribuição e ajuda de amigos e romeiros que não medem esforços em ajudar a realização desta linda festa. Hoje estou com o coração em festa e transbordando de alegria pelas graças recebidas e por ter realizado o festejo. Gratidão a Nossa Senhora do Rosário por tudo que ela tem proporcionado a mim e minha família.” Destacou o Rei, Sebastião Murilo Régis.
Patrocinadores e colaboradores.
Entre outras ações em busca de patrocinadores e colaboradores para a realização dos festejos da 285ª Festa Tradicional de Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo de Monte Alegre de Goiás, a Rainha da Festa, Donizeth Pinheiro de Souza Gomes, com a anuência e acompanhamento do Rei, Sebastião Murilo Régis, conseguiu, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, inserir um projeto de patrocínio cultural entre os 36 contemplados pelo E+ Cultura, do Grupo Equatorial Energia.
A empresa, uma holding que atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, saneamento, telecomunicações e serviços, já investiu aproximadamente R$ 10 milhões em patrocínios via Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, que foi criado em 16 de maio de 2000 pela Lei n° 13.613, e que visa incentivar o apoio de projetos culturais por parte de empresas privadas contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) por meio do abatimento do imposto.
“Ao visitar a Equatorial em busca da aprovação de nosso projeto, me encontrei rapidamente com uma colaboradora da empresa, chamada Kelly Fontoura, que nos orientou em relação ao andamento do processo. Com a benção do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário, o projeto foi aprovado para custear adereços, roupas, calçados e estrutura para todos os participantes dos cortejos tanto na festa de Nossa Senhora do Rosário, quanto a do Divino Espírito Santo. Somos gratos também a Prefeitura de Monte Alegre de Goiás, por meio do prefeito Felipi de Sousa Campos e da 1ª dama, Lorrane Pereira Lima de Moraes, que sempre dá suporte para os festejos, seja no transporte de objetos como cadeiras, mesas, etc., seja nas estruturas de palco e iluminação, enfim, naquilo que é possível ser feito pelo poder público municipal”, aponta Donizeth Pinheiro.
O Rei e a Rainha fazem especial agradecimento também para:
Gabriella Régis, Rita de Cássia Pinheiro, Carlinhos Régis, Thiago Alves Daniele Pinheiro, Agda Charlene Rangel, Jair e Luana, Prefeito Pablo Geovane e primeira Taty Pricinote, Floriano, Thaine Cordeiro, Danielle Gomes, Andreia Correia, Núbia Resende, Jurivê Filho, Margareth Cunha, Ivanei Santana, Ivana Santana, Iara de Tomi, Drª Nelma de Moura, Marisa Galvão, Rosana Galvão, Pedro Galvão, Luciana Galvao, Karine Galvão, José de Ribamar Alves Pereira Neto, Laed, Prefeitura de Monte Alegre de Goiás, Programa Goyazes, Governo de Goiás, Equatorial Energia, Pe Joaquim Régis, Pe Leandro Lemes, Felipe Campos – Prefeito, Lorrani Dias – Primeira Dama, Deputado Professor Alcides Rodrigues, Wenes Ferreira – Presidente da Câmara Municipal, Gustavo Ribeiro de Souza, Vereador Tiburcio Filho, Vereador Arioston, Antônio Laerth Pereira dos Santos, Zenith Grazielle Macedo Pinheiro da Cunha, Rosa Gomes Taveira, Ana Celuta Taveira, Ana Claudia Taveira Takahashi, Izamaria Cunha Pinheiro, Leidimaria da Cunha Pinheiro, Drª Luana Araújo, Josefina Araújo, Drª Célia Regina Regis, Odete Cristiane Beltrão Carneiro, Ronara Amaral Freire, Coraci Cordeiro, Diurivé Cordeiro Vasco, Karine Galvão, Ideni Cunha, Ida Cunha, Nenita Cunha, Deliete Monteiro, Diozenio Pinheiro de Sousa, Alba Gomes de Moura, Esther Confecções Ltda., Moura, Fazenda Sucuri, Quinca Torota, Zé Reis e Família, Dalva Galvão, Nelcy Régis, Vagner Guedes, Maria Aparecida Xavier, Lourdes Pereira Ramos, Antônio Carlos Gonçalves da Cruz, Joveniana Gomes de Moura, Márcia Cordeiro, Juvenal Fernandes, Walter Josué e Isis, Rosolindo Neto de Souza Vila Real, Belkiis Pinheiro de Souza, Renilton Morais e Marta Poliana, Supermercado Pereira, Cleisbiane Narcisio Cruz, Top Farma, Valéria Fonseca, Drª Vívian Regis Pedreira, Elias Pedreira e Família, José Sebastião Pinheiro, Drª Gisele Proença, Farmácia Popular, Weverson, SANEAGO, Maria de Celino, Laurença Pereira Ramos, Graudão, Armelinda Xavier Taveira, Marissol, Nina Rosa, Lídia Ribeiro, Supermercado Rio Branco I, Chico e Família, Supermercado Rio Branco II, Felipe e Família, Confinamento Farroupilha João Paulo, Paulo Henrique e Família, Max Murilo da Cunha, Freire Junior, Pedrinho Narcisio, Donizete Cunha, Gilvan e Júnior, Cerâmica Novo Horizonte, Humberto Moura, Antônio Fulgêncio Taveira Neto – Presidente dos Vicentinos, Cheiro e Andréia Kock, Evandro Rodrigues Santana, Tânia Gonçalves, Terço dos Homens, Antônio Carlos Gonçalves da Cruz, Cleisbiane Cruz, Pousada Xavier – Jurimar, Ricardo Motocar, Toin Pedreiro, Leandro Pintor, Leonardo Pintor, Henrique Martineli, Zé Pretinho, Carlos Terra, Nelson Rezende, Rui Construmais Campos Belos, Agropecuária V.A.S, Paulo Neto, Braz Sergipano, Dinalva e Bento – Campos Belos, Posto JK, Eliane Cordeiro, Posto da Patroa – Campos Belos, Tathiane – Campos Belos, Alidiano, Fábio (filho de Alex) , FlaGás Distribuidora Campos Belos, Dufles Ribeiro de Souza – Rei da Picanha, Colégios Estaduais Dona Joaquina Pinheiro, Colégio Antônio José de Oliveira, Walquíria Pereira Ramos, Fátima Dias, Coordenação CRER – Campos Belos, Secretaria Municipal de Administração – Márcio Antônio Ramos, Secretaria Municipal de Educação – Luiza Lopes, Escolas Municipais, Jurive de Souza Vila Real, Mãe Marina Centro Educacional, Luís Paulo, Renata Cunha, Rosimeire Lima, Gisele Garcia, Arley Frittz, Maria Luísa, Antônio Dirceu e Cizeni, Pedrão – Supermercado Primavera – Campos Belos, Marmoraria União – Campos Belos, AMBEV Campos Belos, Cloves Cordeiro Jacobson Victor, Campos Belos , Manuel, Maria Aparecida, Nova Veneza, Ricardo Bisinoto, Eliamar Bisinoto , Higor Henrique de Lima Eva, Elizeth D’abadia Pinheiro Ramos, Avani Gomes de Moura, Diva Assunção, Dona Jeza, Maria do Socorro Ribeiro Rodrigues, Donizeth – Campos Belos, Marcenaria do Denir Pereira Ramos, Dineis, Lourdes Pereira Ramos, Os Vicentinos, Bataildes Geraci – Formosa, Enoi Helena Ribeiro, Dona Cassiana, Alice Rodrigues do Prado, Gilmar Pagoto, Bar da Tonha, Dona Ló, Orcalina, StudioZ – Monte Alegre, Campos Belos e São João da Aliança, El Shaday Móveis, Deibson e Ericacia, Denizar dos Santos Filho, Jaciele Cirilo, Tito Produções, Pericles Gomes de Moura, Ubirajara – de Brasília, Yan Pinheiro, Conecta Internet, Adão Taveira, Eliane Taveira, Marcinho, Alda, Gela Guela, Armando Fernandes, Dr Décio – Fazenda Caxambu, Izael Célia, Maristela, Dona Herminia, Mário Wilson, Suceiras, Congos, Cavaleiros, Pagens, Cocheiros, Guardiões e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização da 285ª Festa Tradicional de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo de Monte Alegre de Goiás.
***Fotos vídeos: Anderson Araújo Vaz