EXTREMISMO EM SANTA CATARINA – Idoso é preso por apologia ao nazismo.
Homem de 70 anos circulava em um veículo adesivado com o símbolo da suástica; caso aconteceu em Aranguá, cidade do interior catarinense.
Pedro Boaventura*
|Um idoso de 70 anos foi preso em flagrante por apologia ao nazismo na última quinta-feira (22). O caso aconteceu em Araranguá (SC), cidade no interior catarinense.
Segundo a Polícia Civil, o homem saiu na rua em um carro com a frase “Brasil, guerra civil já” ao lado do símbolo da suástica. O veículo chamou a atenção e começou a viralizar nas redes sociais.
Em conversa com o Portal iG, o delegado Adriel Alves contou que muitos moradores presenciaram a cena, repudiaram a situação e ligaram para os policias. A partir disso, foi iniciado um serviço para localizar o veículo. Os agentes localizaram o carro e o motorista cerca de uma hora depois. A operação contou com a ajuda das câmeras de monitoramento.

O idoso foi preso em flagrante próximo ao automóvel e encaminhado para a delegacia. Durante interrogatório ele confirmou que era proprietário do carro e que encomendou os adesivos. O suspeito também afirmou que era a favor da guerra civil.
Durante esta sexta-feira (23), foi realizada a audiência de custódia. O juiz converteu a prisão do em flagrante em preventiva e substituiu a preventiva por prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica.
Ainda segundo a polícia civil, o homem foi enquadrado no Artigo 20, parágrafo 1°, da Lei 7.716/1989 que diz que será punido quem: “Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.” A pena é de dois a cinco anos de reclusão e multa.
**FONTE: Portal iG


