ESCOLA PREMIADA E OBRAS – Galerias pluviais, reconstrução de ponte e prêmio LEIA 2023 comprovam a melhoria na qualidade de vida da população de São João d’Aliança.

Escola Selecina Domingues de Freitas é premiada no Programa Alfa Mais. Obra de captação de águas pluviais executada pela prefeitura faz parte do maior investimento feito em pavimentação asfáltica na história do município. Reconstrução da Ponte do Joel, na Comunidade Bandeira, beneficia do produtor rural ao transporte escolar.

Roberto Naborfazan

O município de São João d’Aliança, Portal de entrada para a Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, continua se destacando pela gestão eficiente da prefeita Débora Domingues Carvalhêdo Barros (PL).

Dinâmica e participativa, a administração de Débora Domingues tem se pautado na aceleração de obras e benefícios que provoquem a melhoria de vida da população São-Joanense, ao mesmo tempo que busca o desenvolvimento socioeconômico.

As ações nesse sentido têm acontecido desde o primeiro ano do primeiro mandato concedido pelo povo à prefeita em 2016.

Desde o início do mês de junho, quando Débora Domingues, ao lado da vice-prefeita Cleonice “Tozinha” Reis e sua equipe de gestão, fez o lançamento oficial das obras de pavimentação asfáltica, que estão acontecendo em praticamente todos os bairros, a cidade se transformou em um enorme canteiro de obras.

Na segunda-feira, 31 de julho, foi iniciada a fase das obras das galerias de captação de águas pluviais, que após concluída, colocará fim aos problemas de alagamentos frequentes durante o período de chuvas intensas, principalmente nas partes mais baixas da cidade.

A construção da rede de galerias para captação das águas pluviais gera diversos benefícios para o meio ambiente, para a população e para o poder público.

Além disso, a captação das águas pluviais contribui para a conservação do asfalto e dos meios-fios, o que é fundamental para a segurança no tráfego de veículos nas vias urbanas.

Entre os benefícios da drenagem urbana para o meio ambiente, para a população e para o poder público, podem ser citados: Redução de custos em manutenção de vias públicas; A possibilidade de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas após chuvas intensas; Escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas; Valorização das propriedades nas áreas em que possuem sistema de drenagem; Redução de danos às propriedades e risco de perdas humanas; Redução de doenças de veiculação hídrica; Eliminação de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças; Redução de erosões e poluição de rios e lagos;

“Pedimos a compreensão e paciência de todos durante o período de execução da obra, pois, como sabemos, toda intervenção pode gerar algum impacto no cotidiano. No entanto, é importante lembrar que os benefícios a longo prazo superarão qualquer inconveniência temporária.  Contamos com o apoio e a colaboração de cada um de vocês para que essa etapa seja concluída com sucesso. Acompanhem nossas redes sociais (https://www.facebook.com/saojoaodalianca.go.gov.br e https://www.facebook.com/debora.domingues.98) e fiquem informados sobre todas as novidades no andamento das obras.” Alerta a prefeita.

Prêmio LEIA 2023

Uma iniciativa do Governo de Goiás, que tem o intuito de aproximar e estreitar a relação entre as redes públicas estadual e municipais, o Programa AlfaMais Goiás tem como foco principal garantir a Alfabetização das crianças na idade certa.

Em 9 de agosto de 2021, foi aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a Lei nº 21.073, Lei de Incentivo à Premiação. Destinada às escolas públicas das redes estadual e municipais, a lei tem como objetivo incentivar e premiar as escolas, baseando-se nos resultados obtidos anualmente através das avaliações do Saego.

De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Giselle Faria, as escolas que obtiveram os melhores resultados na avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), realizada em dezembro de 2022, serão premiados com o valor de R$ 80 mil.

A superintendente explica que esta é uma ação de incentivo às escolas públicas municipais que participam do programa de Alfabetização do Governo de Goiás implementado em regime de cooperação com os municípios. “Tendo em vista que o objetivo do AlfaMais é assegurar este processo de aprendizagem dos estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, na idade certa, a premiação vem com o intuito de estimular, ainda mais, a prática pedagógica”, afirma Giselle Faria.

Escola Selecina Domingues de Freitas está entre as 150 escolas municipais vencedoras que receberam o prêmio LEIA 2023.

Esta é a primeira edição da premiação Leia, contudo, a partir desse ano de 2023, as premiações deverão ocorrer anualmente.

Cerimônia de premiação ocorreu em junho, e nesta quinta-feira, 03, aconteceu a entrega do Prêmio, reunindo a comunidade escolar das 150 escolas municipais vencedoras, prefeitos e autoridades.

Convidada para falar em nomes das prefeitas, Débora Domingues foi, mais uma vez, objetiva e clara em seus posicionamentos.

Em suas redes sociais, a prefeita disse sentir orgulho dos professores da Escola Selecina Domingues de Freitas, que receberam o prêmio LEIA 2023.

“Foram premiadas as escolas que obtiveram os melhores resultados na avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), realizada em dezembro 2022. As escolas premiadas receberão o valor de R$ 80 mil. Parabéns a toda equipe de educação em nosso município, secretário de educação, Ronan Vieira, formadoras do programa Alfa Mais, Silvia Passinato, Daniele Corino, Lidinalva Ayres; diretora da escola Selecina, Lúcia Sousa, e os nossos queridos professores. Obrigada. Gratidão ao governador Ronaldo Caiado, secretária de educação do estado Fátima Gavioli e a nossa coordenadora regional, Dinalva Cantallops. Tenho certeza que no próximo ano mais escolas do nosso município serão contempladas.” Destacou Débora Domingues.

Compromisso cumprido

Um dos diferenciais na gestão de Débora Domingues é o dinamismo na busca de recursos e benefícios para sua comunidade, seja junto as autoridades em Goiânia, seja em Brasília.

Como boa gestora, ela sai do gabinete e vai para junto do povo, para ouvir as reivindicações e promover maior qualidade de vida para todos.

Um exemplo recente foi quando ela esteve no dia 21 de maio deste ano na comunidade do Vereda, entregando um poço artesiano. Naquela oportunidade, moradores da comunidade Bandeira estavam presentes e reivindicaram a manutenção de uma ponte, localizada próxima a propriedade do senhor Joel.

Naquele mesmo dia, Débora Domingues determinou ao secretário de infraestrutura, Ednei Crisostomo, a realização de estudos de viabilidade para que pudesse ser atendido o pedido daquelas pessoas. Acelerado, no ritmo da prefeita, com pouco mais de 30 dias o secretário já estava com a ponte totalmente reconstruída.

Comunidade moradora do Bandeira se reuniu para agradecer a prefeita Débora Domingues e sua equipe pela agilidade na reconstrução da Ponte do Joel.

No dia 29, último final de semana do mês de julho, Débora Domingues se reuniu com a comunidade moradora no Bandeira para fazer a entrega da Ponte do Joel, como é conhecida. “Fomos muito bem recepcionados, e isso, enche meu coração de alegria. O reconhecimento é o combustível que nos faz seguir com muita garra e determinação. Em nome do Joel, agradeço toda comunidade do Bandeira pelo carinho e reconhecimento. Não posso deixar de citar o vereador Genivan, que sempre tem trazido até nós as demandas daquela comunidade. A ponte está localizada em uma rota bastante utilizada e trará benefícios como o escoamento da produção dos agricultores da região, o transporte escolar, o tráfego de turistas, entre outros.” Ressaltou Débora Domingues.

Créditos habitacionais

Também no finalzinho do mês de julho, dando sequência em suas atividades extra-gabinete, Débora Domingues esteve na sede do Incra em Brasília, onde se reuniu José Ribeiro de Andrade, funcionário de carreira do órgão, levando reivindicações referentes aos assentamentos de São João d’Aliança.

Segundo a prefeita, em breve a comunidade terá boas notícias sobre os créditos habitacionais. Na ocasião, Débora Domingues tratou também sobre a vistoria nos assentamentos Benemilson e Vida Nova, que serão realizada assim que o Incra estiver com os recursos disponíveis.

Débora Domingues na sede do INCRA, em reunio com José Ribeiro de Andrade -Em breve a comunidade terá boas notícias sobre os créditos habitacionais.

A prefeita aproveitou para reforçar a necessidade de ser regularizada a situação dos demais assentados dos P. A. Mingau e Santa Maria para titulação, e sobre a duplicidade de municípios dos assentamentos Gibão e Macacão.

“O José Ribeiro de Andrade me garantiu que as demandas estão todas anotadas, e que vamos tirar do papel. O nosso povo tem pressa e nós estamos aqui para servi-los.” Frisou Débora Domingues.

***iMAGENS: Willian Rodrigues

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *