Entrevista/ Wilmar “Mário” Ferreira de Araújo/Prefeito de São João D’Aliança

Wilmar Ferreira de Araújo, o prefeito Mário, ao lado da primeira dama Mariinha

Giovanna Beltrão/ Roberto Naborfazan

O VETOR – São 58 anos de emancipação política de São João D’Aliança. É uma espécie de prestação de contas porque no próximo ano o senhor encerra o seu segundo mandato. Nesse percurso, obras e melhorias foram geradas. Nesse aniversário da cidade, o que senhor pode comentar para a população em relação aos avanços?
Mário – Eu estou fechando o meu segundo mandato no ano que vem e, sinceramente, o que posso comentar neste 58º aniversário de São João D’Aliança é a vontade e a grandeza do povo de estar acompanhando a festividade. Eu fico muito satisfeito de poder, no final do meu segundo mandato, dar a São João D’Aliança um show tamanho como o do Di Paulo e Paulino, que a cidade nunca havia recebido e o povo nunca havia assistido. Não quero dizer que as pessoas nunca tinham visto, com certeza muitas já tinham. Mas, um show gratuito para toda a comunidade foi inédito na nossa cidade.

O VETOR- A programação do 58º aniversário de São João D’Aliança mostrou que a sua equipe está coesa. Teve um desfile cívico de boa qualidade e foram promovidos eventos que trouxeram alegria para a comunidade. Mas a grande notícia que o senhor tem para dar à população é justamente a anunciada pelo governador no último dia 10, correto?
Mário – Isso mesmo. No último dia 10 eu assinei um convênio com o Governo do Estado de Goiás que nos garante o recapeamento de 30 mil metros de asfalto em São João D’Aliança e mais 14 mil metros de asfalto que vão ser construídos na cidade, que eu acredito que iniciaremos ainda este ano, e mais um tanto para o ano que vem. São presentes que a cidade e o povo estão ganhando. E eu só tenho a agradecer à administração do Governador Marconi Perillo, que tem se mostrado ser um governo municipalista e que tem olhado bastante para as cidades, tanto de pequeno quanto de grande porte.

O VETOR – Nesse contexto que o senhor descreveu, principalmente nesse novo governo do Marconi Perillo, tem algum deputado te auxiliando? Existe alguém que o senhor queira citar que tenha lhe ajudado seja em Brasília ou na Assembleia Legislativa?
Mário – Em Brasília nós sempre contamos com o Deputado Federal Pedro Chaves (PMDB), que nunca abandonou São João D’Aliança. Ele é um deputado que não olha a questão partidária e tem um carinho muito grande pelo povo da nossa cidade. E na Assembléia eu tenho a agradecer o Iso Moreira, que me ajudou em tudo o que precisei durante esses dois mandatos.

O VETOR- Nesse momento, o que podemos citar como o grande marco da sua administração em São João D’Aliança?
Mário – Sinceramente, eu acho que em todas as áreas eu estou deixando algo construído, ou pelo menos, preparado. Mas, para mim, os marcos da minha administração foram educação e saúde. Eu dei uma alavancada muito grande na educação em São João D’Aliança, eu diria que saltando de uma nota 5 para um 7 ou 8. Na saúde, eu posso dizer que em oito anos de trabalho, eu nunca deixei São João D’Aliança um dia sem médico, nos temos dois prontos-socorros funcionando e cerca de seis médicos fazendo plantões nos hospitais. Outro marco que eu gostaria de citar é a valorização das pessoas simples e humildes, porque eu sempre fui companheiro do povo mais humilde da minha cidade.

O VETOR- 2012 já está movimentando o final de 2011. Como administrador, o senhor já tem uma articulação de como gerenciar a política municipal no próximo ano?
Mário
– Eu não posso dizer que não tenho em mente um nome para me substituir. Acredito que em janeiro nós devemos apresentar à sociedade são-joanense o nome que eu vou apoiar para as eleições de outubro de 2012. E eu acredito que esse nome vai ser querido pelo povo de São João. De todos os nomes que estamos considerando, todos são filhos de São João D’Aliança e tem um amor muito grande pela cidade. Creio que as pessoas, na hora de votar, vão escolher esse perfil. Um perfil de homem honesto, trabalhador, que nasceu e se criou no nosso município.

O VETOR – Durante as comemorações, nós percebemos uma integração entre as secretarias, com a realização de eventos culturais e esportivos, por exemplo. Esse tipo de ação tem sido recorrente na sua administração?
Mário
– Com certeza. Todos os eventos que têm sido realizados são organizados a partir de delegações de trabalho para cada secretaria. Mas no final, elas acabam se juntando e fazendo um trabalho integrado.  Nessa festa nós contamos com o trabalho das Secretarias da Educação, Ação Social, Saúde, Transporte, Administrativa, entre outras. Cada uma cuidou de uma parte e juntas nos ajudaram a proporcionar uma grande festa.O VETOR – Que avaliação o senhor faz da comemoração do 58º aniversário de São João D’Aliança? O senhor está satisfeito com a participação do público?Mário – Muito satisfeito. A cada ano que passa a gente melhora a questão do aniversário da cidade. Se fosse para dar uma nota de 1 a 10, eu daria 10. Não para mim, mas para a sociedade que compareceu e para a alegria de cada rosto que a gente viu aqui nesses três dias de festa.

O VETOR – O senhor trouxe para o aniversário uma dupla de renome nacional, mas também valorizou a cultura regional, com as apresentações culturais e as duplas do município. Isso tem sido contínuo no seu governo?
Mário
– Eu acho que as pratas da casa fazem muita diferença, pois o povo gosta de ver a gente valorizar o que a gente tem na nossa casa. Como administrador, eu acredito na importância de trazer um nome de fora, mas é imprescindível a valorização da nossa cultura e dos nossos artistas.

O VETOR – Qual a mensagem que fica, depois da festa, para a população e geral e para o seu secretariado que fez um trabalho de qualidade?
Mário
– O que eu tenho a dizer é parabéns, São João D’Aliança. Parabéns, povo de São João D’Aliança. Vocês sempre vão poder contar com esse prefeito simples, humilde e que está sempre do lado da sociedade. Para finalizar, eu também gostaria de falar que eu quero muito, para o ano que vem, provavelmente no Rodeio de São João D’Aliança, dar um presente bem maior para a nossa cidade, trazendo o cantor Leonardo. Não está acertado ainda, mas é um sonho que eu tenho de trazê-lo como um presente para o povo de São João D’Aliança.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *