ENTRE CONSCIENTIZAÇÃO E FÉ – Banco Vermelho e eventos religiosos fortalecem laços comunitários em São João d’Aliança.
São João d’Aliança tornou-se o primeiro município de Goiás a implantar o Banco Vermelho, símbolo nacional de conscientização e enfrentamento ao feminicídio. A iniciativa, agora Lei Municipal, marca um compromisso público com a proteção das mulheres e a mobilização social contra a violência. Também foram realizados eventos religiosos que evidenciam o respeito a diversidade no município.
Roberto Naborfazan*
A prefeitura de São João d’Aliança, município localizado no nordeste goiano, na região da Chapada dos Veadeiros, saiu na frente e foi o primeiro município do estado de Goiás a aderir ao “Projeto Banco Vermelho”, uma iniciativa de conscientização social, que se tornou Lei federal para combater o feminicídio através de arte urbana e informação pública, com o objetivo de salvar vidas.
O Projeto, de autoria da vereadora Luciana do P. Júnior, realizado em parceria com a Primeira-Dama Angélica Parca, foi instituído pela Lei Municipal nº 404/2025, se tornando um marco simbólico e profundamente significativo na luta contra a violência e o feminicídio em São João d’Aliança.
A inauguração do espaço, com o Banco Vermelho (Veja no vídeo acima), aconteceu no dia 29 de novembro, e contou com a presença da Pastora e coordenadora do projeto “Se Liga Irmã”, Cynthia Ferreira, que representou a senadora Damares Alves, da equipe da Patrulha Maria da Penha de Goiás, representada pela Major Karina, Sargento Valdinete, 1º Tenente Guedes e 2º Sargento J. Silva, secretários municipais, lideranças empresarias, classistas e comunitárias, e da população em geral.
O prefeito Genivam Gonçalves, que sancionou a Lei Municipal Nº 404/2025, após aprovada pela Câmara de vereadores, frisou que “O Banco Vermelho, é um símbolo de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Essa iniciativa nasceu do cuidado e da sensibilidade da minha esposa, nossa Primeira-dama, Angélica, e da vereadora Luciana do P. Junior — duas mulheres que têm um olhar atento, firme e humano para causas tão importantes. São João d’Aliança, mais uma vez, mostra respeito, valorização e se posiciona à frente, dando exemplo para toda a região. Agradeço à vereadora Luciana pela sensibilidade e compromisso, à minha esposa Angélica, pelo amor e dedicação a cada ação voltada às mulheres do nosso município, e a todas que nos apoiaram e estiveram presentes nesse momento tão significativo. O Banco Vermelho é mais que um símbolo: é um chamado à conscientização, à responsabilidade e à proteção da vida das nossas mulheres. Que cada pessoa que passar por ele, lembre-se da importância de dizer não à violência e sim ao respeito, à dignidade e à justiça.”
A vereadora Luciana do P. Júnior ressaltou que “Este gesto reafirma o compromisso de nossa cidade em unir forças pelo fim da violência contra a mulher, colocando a dignidade, o respeito e os direitos das mulheres como prioridades inegociáveis. A cerimônia de inauguração deste espaço foi um momento marcante de reflexão, conscientização e mobilização social, convidando toda a comunidade a tratar este tema com a seriedade e a sensibilidade que ele exige. Meu reconhecimento se estende a todos os apoiadores desta causa, que contribuíram para tornar esse momento possível e significativo. Que esta iniciativa inspire ações contínuas, fortaleça políticas de proteção e reafirme que, em São João da Aliança, toda mulher tem o direito de viver com segurança, respeito e liberdade.”







O que é o Banco Vermelho
O banco vermelho surgiu em 2016 na Itália e foi trazido ao Brasil por duas mulheres que perderam amigas vítimas do feminicídio. O banco representa o compromisso com o feminicídio zero.
No Brasil, o Projeto de Lei do Banco Vermelho resultou na Lei Federal nº 14.942/2024, que institui o “Projeto Banco Vermelho” para conscientizar sobre a violência contra a mulher, prevendo a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos com mensagens de apoio e contatos para denúncia (como o Ligue 180). A lei integra o programa Agosto Lilás e foi criada a partir da iniciativa do Instituto Banco Vermelho, que transformou Lei em uma campanha nacional de prevenção ao feminicídio através de intervenções urbanas e conscientização.
Entre os pontos principais estão:
Objetivo: Lutar contra a violência doméstica e o feminicídio, chamando a atenção para a causa em locais públicos.
Símbolo: Um banco pintado de vermelho, remetendo ao sangue derramado pelas vítimas, convidando à reflexão e à ação.
Ações: Instalação de bancos em praças, escolas, aeroportos, rodoviárias, com mensagens informativas e contatos de ajuda.
Os bancos são instalados em locais de grande circulação.
Ao sentar no banco, as pessoas são convidadas a refletir sobre o problema e a buscar ajuda ou denunciar casos de violência.
Mensagens e telefones como o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) são exibidos.
Eventos religiosos
Além de obras e benefícios para a população São-Joanense, o prefeito Genivam Gonçalves busca, também, incentivar o respeito a diversidade religiosa no município.
No sábado, 29 de novembro, ele e sua esposa, a primeira-dama, Angélica, participaram do evento “Desperta Igreja”, em comemoração ao Dia do Evangélico, que contou com inspiradora pregação, por meio das palavras do Pastor Wesley Amaral, e empolgantes louvores entoados pela cantora gospel Marine Friesen.





“Vivemos uma noite em que o agir de Deus foi real e profundo em São João d’Aliança. O evento “Desperta Igreja”, em comemoração ao Dia do Evangélico, foi marcado pela presença poderosa do Senhor, que tocou corações e derramou Seu amor sobre nossa cidade. A palavra do Pastor Wesley Amaral trouxe direcionamento espiritual e nos lembrou da grandeza do amor de Deus. Os louvores da cantora Marine Friesen elevaram nossa adoração e nos conduziram a momentos de profunda entrega e comunhão. Foi emocionante ver famílias de toda a região reunidas em fé, celebrando um Deus que cuida, que transforma e que tem abençoado São João d’Aliança a cada dia. Estive presente, ao lado da minha família, vivendo cada instante com gratidão e reconhecendo o quanto Deus tem sido generoso com todos nós. Quero expressar meu sincero agradecimento ao secretário de Cultura, Tião Moraes, e toda a equipe de secretários, pelo empenho, dedicação e organização do evento; à vereadora Luciana do P. Júnior, pela parceria e compromisso com nossa gente; à senadora Damares Alves, pelo apoio e incentivo à realização de um momento tão significativo para nossa comunidade; e a cada pessoa que participou, louvando, adorando e fazendo deste encontro uma verdadeira celebração da fé. São João d’Aliança é uma cidade abençoada por Deus, e cada gesto de fé fortalece ainda mais esse propósito. No Dia do Evangélico, celebramos um povo que vive o amor de Deus e compartilha essa luz por onde passa”. Postou o prefeito em suas redes socias.
SEDE SANTO
Já no sábado seguinte, 6 de dezembro, a comunidade católica do município se reuniu para participar do evento Sede Santos, marcado pela presença de Dom Adair José Guimarães, bispo da Diocese de Formosa, do Padre Diogo Albuquerque, sacerdote católico conhecido por sua evangelização via música, programas de TV e redes sociais, e pelo apoio do José Gerson, da paroquia São João Batista. Veja momentos do evento no vídeo abaixo.
Enquanto Dom Adair José Guimarães levou palavras profundas e transformadoras, com mensagens cheias de sabedoria e espiritualidade, o Padre Diogo Albuquerque, com sua presença simples, alegre e profundamente espiritual, conseguiu transformar cada música em um convite para viver a fé de forma verdadeira e renovada.
O evento foi realizado pela secretaria de cultura, em trabalho edificante do secretário Tião Moraes, com apoio da Câmara de vereadores, representada pela vereara Lilian Ferreira.














“Quero expressar minha profunda gratidão a todos que participaram do Sede Santos. Foi uma noite de fé, união e renovação espiritual para nossa cidade. Cada pessoa que esteve presente ajudou a construir esse momento tão especial para São João d’Aliança. Meu agradecimento especial ao secretário de Cultura, Tião Moraes, e à vereadora Lilian Ferreira, pela dedicação, esforço e carinho colocados na organização deste grande evento. O compromisso de vocês fez toda a diferença. Agradeço também ao Padre José Gerson e a toda a Paróquia São João Batista, que participaram ativamente e contribuíram de forma direta para que essa noite acontecesse com tanta beleza e espiritualidade. Minha gratidão ao Dom Adair José Guimarães, que trouxe uma palavra de amor e esperança para nosso povo, e ao Padre Diogo Albuquerque, que nos presenteou com um show de fé, alegria e emoção. Registro ainda meu agradecimento aos demais secretários municipais, que estiveram ao nosso lado durante toda a celebração, e aos amigos das cidades vizinhas, que vieram prestigiar e somar à nossa noite de fé. O Sede Santos ficará marcado como um momento de união e luz para nossa comunidade. Obrigado a todos que fizeram parte dessa história”, posicionou o prefeito Genivam Gonçalves, que reafirmou seu compromisso em apoiar todos os movimentos religiosos que promovam o amor e a fraternidade na comunidade.


