Empreendedorismo: Da Pizza que não deu certo, ao melhor pastel da Chapada dos Veadeiros
Empresário Fernando Couto (Tatoo), que está em Alto Paraíso há dezesseis anos, fez de um fracasso empresarial o combustível para um dos mais bem sucedidos empreendimentos da região.
Roberto Naborfazan
Natural de Ubá, MG, o empresário Fernando da Silva Couto , conhecido por Tatoo, em alusão a personagem do seriado de TV A Ilha da Fantasia, está há dezesseis anos em Alto Paraíso. Recém-chegado de um período na Inglaterra, fez uma visita ao irmão, que morava no Distrito de São Jorge, gostou e se estabeleceu.
Foi no distrito de São Jorge, em 2001, que Tatoo fez seu primeiro investimento comercial no município. A Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge estava ainda em construção, e n’um acordo com o presidente da ASJOR, ele, em parceria com o irmão, fez adaptações e montou a Pizzaria Dragão e Trigo, com capacidade para atender cento e quarenta pessoas.
A falta de experiência e situações diversas provocou o fracasso comercial e ainda gerou uma divida financeira enorme. Perseverante, fechou a Dragão e Trigo, arrendou o Camping Quarto Crescente, que se tornou referencia na época, fez o curso de guia turístico e passou a fazer as Pizzas por encomendas. Depois de um bom período, os proprietários do Camping não renovaram o contrato, passou a ter como renda apenas o ganho como guia, quando, em 2006, assumiu a presidência da Associação de Guias de Alto Paraíso (SERVITUR).
Nesse mesmo ano resolveu então se mudar para a sede do município, quando o corretor imobiliário Nilton Kalunga lhe ofereceu a oportunidade de administrar o atrativo turístico Cachoeira dos Cristais. Assumiu a gestão do espaço ainda totalmente rústico.
Já bastante conhecido, começou a se movimentar no meio político, e, a convite do então candidato a prefeito Divaldo William Rinco, se lançou candidato a vereador nas eleições de 2008, ficando como segundo suplente.
A convite de Divaldo, já prefeito eleito, assumiu a secretaria de Turismo do município, resgatando festas tradicionais e criando o calendário de eventos.
São destaques em seu período como secretário a passagem do Rally dos Sertões por Alto Paraíso, a instalação de placas indicativas dos principais atrativos turísticos, através da Goiás Turismo e o Arraiá da Chapada, no mês de julho.
Com a morte precoce de Divaldo Rinco, Álan Barbosa, seu vice, assumiu e convocou Tatoo a permanecer a frente da pasta, até se licenciar para conquistar, em 2012, a vaga no legislativo municipal.
Vereador atuante em defesa dos interesses da comunidade, foi novamente convocado para assumir a SecTur municipal, onde promoveu a capacitação tanto de funcionários públicos, quanto dos funcionários das empresas locais que se mostraram interessados, através do Sebrae, Pronatec, Senac e outros parceiros, além de possibilitar a formação de mais de noventa guias turísticos.
“No inicio de nosso trabalho a frente da SecTur, o Ministério do Turismo estava ranqueando os sessenta e cinco municípios considerados Indutores do Turismo, fomos inclusos e tivemos as portas abertas para muitas conquistas, algumas realizadas, outras em andamento e outras em discussão.
Podemos citar entre as realizações por nós projetadas, a revitalização das praças do Skate, do CAT e do Bambu, a feira do Artesão, a capacitação de mais de seiscentos funcionários, a atração de novos investidores, de aproximados 330 comerciantes, passamos para mais de 600, e a sinalização vertical indicativa de nossos atrativos”, relata Fernando Couto.
Paralelo ao trabalho como servidor público, Tatoo transformou a área onde está a Cachoeiras dos Cristais em um dos mais aconchegantes e organizados local de visitação pública do município.
Segurança para os visitantes, comodidades nas áreas de Camping, com cozinha coletiva, ducha quente, estacionamento com capacidade para ônibus, Bar e lanchonete, com o famoso Pastel de bacalhau, entre outros sabores, além de frequentados Luau, que atrai gente de várias partes da região e do Distrito Federal.
“Minha experiência como guia, na convivência diária com gente de várias classes sociais e com diversidade cultural, me deu a possibilidade de conhecer e atender em nosso ambiente os gostos e hábitos dessas pessoas. Aquilo que me reclamavam faltar em nos locais de visitações, atendi, dentro das possibilidades e permissões, na Cachoeira dos Cristais. Buscamos fazer tudo dentro do contexto sustentável, e cito como exemplo a quadra de Peteca, onde utilizamos mais de duzentos e cinquenta pneus velhos, que ficariam contaminando o solo por anos no lixão, a parceria com a RecicleAlto, que nos trás as garrafas long neck, que tranformamos em delimitação de áres de barracas e muretas”, afirma o empresário.
Com o passar dos anos, Fernando Couto percebeu que as visitações aos atrativos tem uma certa sazonalidade, alternando nos períodos chuvosos e de seca o número maior ou menor de visitantes, e que, na cidade, havia espaço para o já tradicional Pastel da Cachoeira dos Cristais. Nasceu o projeto Vendinha 1961, que se transformou em uma das principais casa noturnas de Alto Paraíso. Os Pastéis continuam sendo o carro chefe da casa, mas os petiscos diversos, caldos e a cerveja sempre bem gelada, acompanhada de músicas ao vivo com repertório diversificado, são garantia de casa cheia de quarta a segunda-feira.
Como não se cansa de inovar, Fernando Couto trás agora, no aniversário de 18 meses da Vendinha 1961, um espaço Sommelier, com uma ampla carta de vinhos nacionais e importados, além de passar a servir, nos finais de semana, a mais tradicional comida caipira goiana (Frango com pequi (sem pequi, opcional) guariroba, além de feijão tropeiro e suculenta feijoada.
Ao lado da noiva, a coach Débora Marques Marquez, promoveu cursos de capacitação e especialização em atendimento ao público para todos os funcionários, tanto da Cachoeira dos Cristais, quanto da Vendinha (o empresário emprega hoje trinta e sete funcionários, entre efetivos e diaristas), além de estar concluindo a ampliação do espaço, que passa a ter capacidade para duzentas pessoas.
“Foram dezesseis anos de lutas, algumas derrotas, muitas conquistas até chegarmos a estabilidade nos empreendimentos. Estamos finalizando um documentário, contanto a origem do nome Vendinha 1961, que é uma homenagem aos donos de vendas pioneiros em Alto Paraíso e uma breve retrospectiva de nosso trabalho. Sou eternamente grato ao ex-prefeito Divaldo Rinco e ao atual prefeito, Álan Barbosa, pela confiança e apoio ao meu trabalho junto a administração municipal. Sou grato por fazer parte desta comunidade e aproveito para felicitar nosso município, que completa 63 anos de emancipação política neste dia 12 de dezembro, antecipo os votos de um feliz natal e um 2017 repleto de luz, paz e harmonia para todos os moradores e visitantes de nossa querida Chapada dos Veadeiros, em meu nome de toda a família Cachoeira dos Cristais e Vendinha 1961”. Conclui o empresário Fernando “Ta
too” da Silva Couto.