ELEIÇÕES SUPLEMENTARES – Wallisson José de Freitas é o novo prefeito de São Simão – GO
Com Eliana Leonel Almeida como vice-prefeita, a chapa obteve 48,75% dos votos válidos. Em suas redes sociais o deputado estadual Alessandro Moreira parabenizou a ambos pela vitória.
Roberto Naborfazan
Os eleitores e eleitoras de São Simão, no extremo sul do estado de Goiás, foram as urnas domingo, 03/09, para escolher os novos representantes para os cargos de prefeito e vice-prefeito.
O candidato Wallisson José de Freitas (Pode), que teve a professora Eliana Leonel Almeida (Pode) como vice na chapa “Pode”, venceu a disputa para o cargo de prefeito com 48,75% dos votos. Eles exercerão os mandatos até 31 de dezembro de 2024.
Os candidatos Lucas Barbosa Vasconcelos (União) da chapa “Unidos por São Simão”, e Jane Guimarães Vilarinho (PDT), da chapa “Renascer o Amor por São Simão”, tiveram respectivamente 45,33% e 5,92% dos votos. Entre os 13.655 eleitores aptos a votar, compareceram 9.186, totalizando uma abstenção de 32,31%. Os votos nulos somaram 3,82% e os brancos 1,86%.
O advogado Dr. Wallisson já foi vice-prefeito da cidade, de 2016 a 2020, na administração de Ibinho (PTB).
Confira o resultado no site do TSE – portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O deputado estadual Alessandro Moreira (PP), que levou seu apoio aos vitoriosos durante a campanha eleitoral suplementar, participando, inclusive, de atos de campanha na Empresa Caramuru, de uma reunião em frente ao seu comitê de campanha, e de uma caminhada pela cidade, reafirmou seu compromisso com São Simão e na parceria como Dr. Wallisson e a Professora Eliana.
“Com muita alegria e o coração cheio de otimismo por um município de São Simão melhor, compartilho com vocês a vitória dessa dupla que vai transformar São Simão. Parabenizo o agora prefeito e a vice, eleitos pelo povo e para o povo. Vamos caminhar juntos, reafirmo meu compromisso com São Simão de buscarmos juntos a concretização da construção de 50 casas populares, e de enviar emenda no orçamento do ano de 2024 para a implantação e melhoria da Infraestrutura Turística de São Simão”. Escreveu Alessandro Moreira em suas redes sociais.
Prefeito cassado
O prefeito eleito em 2020, Francisco de Assis Peixoto (PSDB), foi afastado após denúncias de importunação sexual e tentativa de obter e divulgar pornografia infantil em 2021. Existem sete denúncias formais de crimes sexuais contra crianças e adolescentes que teriam sido praticados desde 2001. Já o vice, Fábio Capanema (PP), teve os direitos eleitorais suspensos em decorrência de improbidade administrativa.
Em 2022, o prefeito e seu vice conseguiram uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter seus mandatos até o final do processo. Meses após serem reconduzidos ao cargo, o processo levou à cassação definitiva da chapa. Quem tomou posse em 4 de julho de 2023 foi o presidente da Câmara de Vereadores de São Simão, Ailton Lopes de Araújo (PSC), que atualmente é o prefeito interino da cidade.