Efeito lisão: Como se livrar da escova progressiva
Dicas e ideias sobre o que fazer para diminuir o efeito lisão se você se arrepender ou se o procedimento não der certo
Ninguém está livre de fazer experiências com os cabelos e se arrepender depois. Isso vale para tintas, cortes e também para outros procedimentos, mais difíceis de ‘corrigir’, como a escova progressiva. Amada por tantas mulheres, ‘a progressiva’ pode ser um terror para outras.
Veja o que fazer caso você esteja no grupo das ‘arrependidas’ e pense em alternativas de penteados
Para camuflar o lisão, experimente variar com tranças, rabos e coques
Mas, o que pode dar errado?
Segundo a dra. Andréia Munck de Almeida, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a progressiva não atinge apenas a parte externa do cabelo. “É uma química mais profunda que modifica a própria estrutura do fio”, avalia. Durante a reação, “as moléculas de queratina do produto difundem-se rapidamente para toda a parte interna (córtex) dos fios, para reagir com a própria queratina do cabelo” , continua a médica. Ou seja, na prática, ao contrário dos shampoos e tratamentos que provocam apenas um ‘efeito liso temporário’ e saem quando você lavar o cabelo, a progressiva é um tratamento feito para durar, agentes externos não podem reverter o efeito químico do processo. Isso é bom e ruim.
Uma causa comum de arrependimentos, segundo a dra. Andreia, é a “diminuição do volume do cabelo com a substituição de fios ondulados ou encaracolados por fios extremamente finos, o que aumenta a exposição do couro cabeludo e dá a falsa impressão de calvície.” Além dessa sensação de que o ‘cabelo diminuiu’, muitas pessoas se arrependem a acabam até tendo que procurar o médico “devido aos efeitos adversos causados pela inalação do formaldeído”, que é o agente responsável pela reação química do produto, alerta a dra. Andreia. Esses efeitos vão desde irritação dos olhos, nariz, mucosas, trato respiratório superior e descamação, vermelhidão e coceira do couro cabeludo, que podem levar a queda capilar. Além disso, a médica ressalta que o formol é considerado um agente carcinogênico em humanos, segundo Agência Internacional de Pesquisa em Câncer.
Mas, afinal, como se livrar da progressiva?
Já vimos que eliminar o produto vai exigir tempo, não é algo imediato. “O efeito das escovas progressivas dura de 6 semanas a 5 meses, dependendo das concentrações das substâncias presentes no produto utilizados”, de acordo com a especialista. Para muitas mulheres, a alternativa mais rápida e fácil é cortar. No ano passado, a atriz americana Jennifer Aniston fez uma Escova Brasileira, como é conhecida a progressiva nos Estados Unidos, e se arrependeu imediatamente. O susto foi tanto que a atriz resolveu cortar os cabelos e optou por um Chanel alongado, comprimento que não usava desde as primeiras temporadas do seriado americano, Friends, em 1994. A tesoura, no entanto, não é a única solução para o problema. É possível driblar e disfarçar os efeitos da escova de maneira um pouco mais lenta, mas efetiva: lavando mais vezes e utilizando shampoos anti-resíduos (apenas tome cuidado para não exagerar, esses shampoos se utilizados sempre acabam ressecando o couro cabeludo).
É interessante, também, evitar ao máximo procedimentos químicos, uma vez que os fios estão fragilizados. Ao contrário do que se pensa, “a escova progressiva não hidrata os fios, na verdade ela os deixa mais frágeis e vulneráveis”, diz a dra.Munck e continua “os fios que passaram por esse tipo de alisamento parecem uma ‘maçã do amor’: por dentro estão quebradiços e desidratados e por fora brilhantes e bonitos”. À medida que o efeito vai passando, você percebe que os cabelos estão desidratados. Hidratar, portanto, é essencial. Abuse das máscaras capilares, condicionadores e leavins. Penteados também podem disfarçar o ‘efeito lisão’. Enquanto o produto alisante não sair, uma alternativa é usar tranças, coques, rabos e outros penteados que camuflem o liso total. Bons produtos para modelar os cabelos, como fixadores e protetores térmicos, serão seus aliados. O babyliss também pode ajudar a dar volume e movimento aos fios extremamente lisos. E para quem se incomoda com o efeito ‘meu cabelo murchou’ ou com a sensação de ‘estou ficando calva’, vale experimentar sprays apropriados para dar volume aos fios a partir da raiz. O efeito é provisório, mas ajuda você a ter paciência até se livrar completamente da progressiva.
*(Portal iG, especial para a TRESemmé)