EDUCAÇÃO – “Escola de Referência” será implantada na escola municipal Zeca de Faria, de Alto Paraíso.
Sob a batuta da secretária de educação Lícia Mary, importantes ações foram realizadas nesses primeiros dias da administração comandada pelo prefeito Martinho Mendes. Manutenção da frota escolar e a implantação da Escola de Referência, em parceria com o Instituto Ser Integral, estão entre essas ações.
Roberto Naborfazan
A busca pela excelência no atendimento ao setor educacional de Alto Paraíso é meta da equipe de trabalho da secretaria de educação de Alto Paraíso de Goiás, comandada pela secretária Lícia Mary Oliveira Santos.
Nos aproximados sessenta dias a frente da pasta, Lícia Mary autorizou a realização de reparos nas instalações da escola municipal Zeca de Faria e escola municipal Professora Ana Rodrigues Carvalho Aguiar, proporcionando aos alunos, professores e trabalhadores das escolas melhores condições de aprendizado e de trabalho, respectivamente.
A distribuição de livros didáticos para as escolas municipais e para o Educandário Humberto de Campos, escola conveniada com o município, e o oferecimento de matrícula no período noturno para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, também são ações que fortalecem o setor educacional do município.
Em sintonia com as determinações do prefeito Martinho Mendes, a secretaria de educação realizou manutenção preventiva nos cinco ônibus que realizam o transporte escolar, e, mesmo com todas as dificuldades devido a falta de repasse de dinheiro do governo federal, a prefeitura municipal, através da secretaria de educação, não deixou que faltasse a merenda escolar para os estudantes e trabalhadores da educação.
“Estamos reavaliando e adequando também os convênios da prefeitura com entidades educacionais do município, para, dentro da lei, atendermos juntos com nossos parceiros nossa demanda escolar. Temos consciência de que a educação é a base para a formação de um cidadão de bem, então estamos trabalhando com intensidade e dedicação na busca por um ensino de excelência em Alto Paraíso. A parceria com o Instituto Ser Integral para implantação de uma escola de referência já é uma realidade nesse caminho”, afirma a secretária Lícia Mary.
Escola de Referência
A Escola de Referência deverá ser implantada em Alto Paraíso durante o ano de 2017, como piloto, na escola municipal Zeca de Faria, que deverá ser devidamente adaptada para tornar-se polo de referência executivo das políticas educacionais formuladas e desenvolvidas pelo Instituto Ser Integral- EDUCARE e articuladas pela Secretaria Municipal de Educação, primando pela excelência de suas ações.
O Instituto Ser Integral é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial e cultural, de duração indeterminada, sediada em Alto Paraíso de Goiás.
“Ser integral” é a expressão que identifica o programa de ação social do Instituto Ser Integral, voltado para a população de baixa renda e/ou em situação de exclusão social.
A proposta de criação e implementação de uma Escola de Referência em Alto Paraíso vem demonstrar, por meio de ações concretas de implantação regional de uma política educacional de Estado eficaz, a viabilidade de se alcançar o desenvolvimento sustentável na próxima geração de cidadãos.
A partir de um projeto educacional comprometido com o desenvolvimento integral de nossas crianças, em suas dimensões física, cognitiva, sociocultural, espiritual e afetiva, é possível instituir uma nova concepção de comunidade, sociedade, de mundo, de planeta, transformando o imaginário social, ressignificando valores e ações adequadas às transformações desejadas e necessárias.
O Programa Ser Integral vem sendo amadurecido através da vivência, há mais de 35 anos, primeiramente, enquanto jovens envolvidos com o ideal da Cidade da Fraternidade (comunidade instalada no município de Alto Paraíso) e, recentemente, como moradores da cidade de Alto Paraíso, onde fixaram residência para darem início à segunda fase de suas vidas.
O Instituto Ser Integral assume a Educação como o eixo fundamental do desenvolvimento social, intelectual, da proteção ambiental e da erradicação da pobreza e da fome, e seus subprodutos imediatos como a vulnerabilidade, a discriminação e o abandono.
O Instituto Ser Integral vem como parceiro da administração do município na construção desse trabalho que dever ser solidário e coletivo, propondo a articulação de ações dentro da escola pública, buscando coletiva e solidariamente atingir tais objetivos, o que deve, em breve, possibilitar a instituição de uma primeira escola de referência no município, a escola municipal Zeca de Faria, assim como irradiar a proposta para todo Estado.
Missão
A Escola de Referência será o local privilegiado inicial de desenvolvimento de ações formativas voltadas para a qualificação pedagógica do corpo docente (professores) do sistema de ensino público e sua valorização profissional (e consequente motivação pelo trabalho pedagógico e pelo campo profissional), através da formação teórico/prática e consequente certificação, com incidência significativa no Plano de Cargos e Salários da Secretaria Municipal de Educação. Assim, a Escola de Referência proposta deverá constituir-se como centro de convergência e residência pedagógica, tornando-se referência e centro de irradiação de ações voltadas para:
– Promoção da sensibilidade e competência de cada professor para a compreensão dos processos de desenvolvimento humano, diverso e particular de cada criança e jovem, e a realização de ações didático-pedagógicas que permitam o pleno e integral desenvolvimento de cada aluno;
– Formação de professores-educadores e desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que tenham o pressuposto de que toda criança possui plena e diversa capacidade de desenvolver-se integralmente;
– Promoção e desenvolvimento de reflexões e práticas formativas voltadas para a concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no município e na região da Chapada dos Veadeiros;
– Concepção, desenvolvimento e validação de recursos e estratégias didático-pedagógicas, material bibliográfico para estudos e pesquisas;
– Consolidação da cultura escolar de registro, socialização e produção de memórias reflexivas das práticas pedagógicas e processos formativos;
– Promoção e realização de encontros de Educação Parental junto à comunidade docente e à população em geral, buscando reflexões coletivas sobre os grandes desafios da educação na família, na comunidade, no meio ambiente; e seus impactos no desenvolvimento sustentável de toda a região;
– Elaboração e divulgação, através da Educação Ambiental, de cartilhas voltadas para a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, bem como para a disseminação de formas sustentáveis de proteção às florestas, sensibilizando para a necessidade de reversão do processo de degradação da terra e os riscos de perda da biodiversidade;
– Identificação de crianças e jovens portadores de necessidade educativa especial, que se encontrem fora do sistema escolar, com vistas a oferta de atendimento especializado, seja domiciliar, seja no Centro Ser Especial Integral, favorecendo o desenvolvimento de capacidades que possibilitem a efetiva presença e inclusão na escola, bem como o acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida;
– Redimensionamento e aparelhamento da Sala de Recursos como espaço de estimulação da aprendizagem no contexto da diversidade;
– Oferta de educação inclusiva e equitativa, que auxilie as crianças na aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para participarem ativamente da sociedade;
– Continuidade e implantação do Projeto Curare – Ser Integral, na Escola de Referência, com vistas ao atendimento médico-pediátrico de todas as crianças com idade até 12 anos;
– Oferta de recursos e atividades que favoreçam a educação tecnológica/digital, crítica e inclusiva;
– Estabelecimento de processos, sistemas e instrumentos de avaliação, como elementos significativos e motivadores, essenciais na promoção da aprendizagem contínua de alunos e professores.
Educadores responsáveis
O Programa Ser Integral foi concebido e implantado a partir de propostas e projetos sócio-educativos e culturais, sob a responsabilidade dos educadores:
– Cristiano Alberto Muniz – Doutor em Educação pela Université Paris Nord, pós-doutor em Educação, educador matemático, professor e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, sócio fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, autor de políticas públicas junto ao MEC;
– Nancy Campos Muniz – Mestre em Ciências da Educação pela Sorbonne, Doutora em História Cultural pela UnB, analista de C&T aposentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, professora, pesquisadora do Grupo IMI- Imagem, Memória e Informação – Faculdade da Ciência da Informação, Universidade de Brasília.