EDUCAÇÃO E DE CULTURA – Espetáculo Árvore da Vida chega a municípios da região Sul de Goiás
As apresentações acontecerão na segunda-feira, 16, em Goiatuba, e terça-feira, 17, em Bom Jesus de Goiás, com duas sessões em cada cidade. As apresentações terão entrada gratuita.
Roberto Naborfazan**
Nesta segunda-feira, 16, a cidade de Goiatuba, na região sul do estado de Goiás, receberá, no Auditório do COTEC, em duas apresentações, o espetáculo Árvore da Vida, da companhia de teatro de Campinas (SP), SIA SANTA.
O espetáculo Árvore da Vida é um musical infantil que surpreende em diversos sentidos, a começar pela ambientação cenográfica. Além disso, os belos figurinos e efeitos visuais também encantam o público. O cuidado no acabamento de todo o espetáculo resulta numa superprodução que vale ser destacada. O texto é ágil e a encenação prende a atenção, divertindo a plateia numa aventura dinâmica e educativa com 50 minutos de duração.
As duas apresentações terão entrada gratuita e acontecem às 14h e às 16h.
Na terça-feira, 17, será a vez do público de Bom Jesus de Goiás, na mesma região, ter a oportunidade de assistir ao espetáculo, que será encenado no Centro de Convivência da cidade. As duas apresentações, que também terão entrada gratuita, acontecerão às 08h e às 15h.
Durante a temporada está prevista a presença de tradutor de libras e também audiodescrição. A acessibilidade comunicacional de acordo com um mapeamento realizado pelo projeto.
Árvore da Vida integra o tradicional e bem-sucedido programa da Sia Santa, ‘A Escola Vai Ao Teatro’, que atende mais de 3 mil escolas brasileiras e percorre o país desde 1973, com apresentações no horário escolar, na presença de professores e gestores.
O projeto cultural aprovado pela Lei Rouanet – PRONAC 185217 Governo Federal e Ministério da Cultura com patrocínio das empresas: Bom Sucesso Agroindústria, Fazenda Tamboril e Harald, conta ainda com o apoio oficial das Secretarias de Educação e de Cultura dos municípios contemplados.
O projeto compreende apresentações gratuitas do espetáculo musical infantil A Árvore da Vida e também uma oficina gratuita de vivência teatral e uso adequado da voz.
O projeto está circulando por 15 cidades dos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, sendo 6 cidades em Goiás (Bom Jesus de Goiás, Castelândia, Goiatuba Joviana, Porteirão e Vicentinopolis), 3 cidades em São Paulo (Barueri, Santana de Parnaiba e Valinhos), 3 cidades no Paraná (Arapoti, Carambei e Castro) e, 3 Cidades em Mato Grosso do Sul (Itaquiraí, Navoraí e Novo Horizonte do Sul).
Até o momento já atendeu um público de 269 participantes, gratuitamente, nas oficinas de formação e 13.211 espectadores nas apresentações dos espetáculos.
Perfil
A Companhia de Teatro Sia Santa é uma associação cooperativista dirigida por Crispim Júnior e Jorge Fantini, com um quadro social de mais de 30 artistas cooperados. Com um teatro próprio e infraestrutura para oficinas e outras frentes de trabalho no setor cultural, a Sia Santa está no mercado há mais de 50 anos tendo em seu repertório mais de 60 espetáculos, para todas as idades.
Entre títulos e honrarias, recebeu o prêmio APCA, Troféu Imprensa, Prêmio APTC, Mambembe, Aluízio Magalhães, entre outros. Em 1993 foi reconhecida como Órgão de Utilidade Pública pela Lei Municipal 7523/93. A SIA SANTA mantém em cartaz um Repertório com 19 espetáculos, sendo: 9 infantis, 6 corporativos, 2 juvenil-adulto, 1 auto de natal e 1 show infantil. É um verdadeiro “festival de teatro para todas as idades e gostos”. A Sia Santa também cria, produz, desenvolve e instala projetos de ambientação cenográfica para eventos, além de criar e produzir teledramaturgia sob encomenda. Em parceria com a FMC, a Sia Santa está envolvida no projeto de atuação responsável da FMC, com os espetáculos de teatro educativo: ‘Plantando o Sete’ e ‘Árvore da Vida’, que estão sendo exibidos em quase todo o Brasil e alguns países do Mercosul.
Sinopse: O enredo traz a missão de salvar a grande ‘árvore-da-vida’, que está doente. Para isso, personagens como: besouro, joaninha, vespa, aranha, centopeia, entre outros, devem se unir e buscar todas as informações possíveis, para descobrir o segredo que está por trás da cura para salvar a grande árvore-da-vida. Preservação e sustentabilidade permeiam as aventuras dessa história que transita entre realidade e fantasia, em um contexto educacional sobre vida e meio ambiente.
Ficha Técnica
Texto: Bruno Fantini | Direção: Jorge Fantini | Cenografia e figurinos: Edison Staffocker e Manoel Neto | Trilha sonora: original do maestro Ney Carrasco | Preparação vocal: Aline Wolf | Preparação de elenco: Priscila Martins e Aline Wolf | Supervisão artística e administração geral: Crispim Júnior | Equipe de realização (artistas e técnicos em escala de revezamento): Adamys Susan, Bete Bastos, Lucas Matheus, Pedro França, Priscila Martins, Vitor Olivéro, Darcy Rodriguez, Jasmine Alves, Wanderley Francisco, Lucas Siqueira, Helen Mistura, Veridiana Arena, Silvio Leme, Rose Braga e Nilson Garcia. | Equipe de apoio na base: Dayane Souza e Michele Batista.