DOU­TRI­NA ES­PÍ­RITA – DEUS CRIADOR E DEUS SEGUNDO OS HOMENS

Fa­le Co­no­nos­co: rob­cury@hot­mail.com – Vi­si­te nos­so blog de ar­ti­gos es­pí­ri­tas: www.ro­ber­to­cury.blog­spot.com

“O que é Deus? – Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. L.E. questão 1.p6-Coluna espíritaA mais ou menos 30 anos atrás escrevi um poema sob o título: DEUS reproduzindo, no princípio do artigo, apenas as quatro primeiras estrofes, deixando as demais para o encerramento do articulado .

D E U S

Deus, quem és Tu, Deus?
Longas barbas brancas
Enfeitando o Teu queixo,
Olhos perscrutadores
Devassando o infinito,
Rosto bonachão, paquidérmico,
Faces encovadas, cansadas,
Nariz afilado,
Corpo grande, magro, envelhecido.
És Tu, Deus?
Ah! Que o homem se arvora
E em Ti se transforma
E Tu, desces ao rés do chão!
O homem é deus,
E Tu, Deus és homem!
O homem é o vilão,
Ladravaz de Tuas Essências.
Não se abespinha nas desonras
Que cria ao bel talante,
Até ao ponto de Te pintar,
Nos enxurros de si mesmo,
Ainda que de paleta e cinzel,
Tinge a tela, modela a pedra,
Nunca será o criador do Universo,
Mesmo querendo moldar-Te
À imagem e semelhança humanas…

Sim, o homem resolveu tratar Deus como um ser vulgar submetido a ele, homem, como delineei nestes versos iniciais do poema.
Desde muito, começaram as desonras contra a Divindade.
Na caminhada da Libertação do jugo egípcio pelo deserto, enquanto Moisés recebia as Tábuas da Lei, os caminhantes construíram um bezerro de ouro, adorando-o como um deus , o deus material sobrepujando o Deus Espiritual e Criador.
Léon Denis, no livro Cristianismo e Espiritismo, disserta sobre essas idiossincrasias: “… depois da morte do Mestre, os primeiros cristãos possuíam, em sua correspondência com o mundo invisível, abundante fonte de inspirações… Mas as instruções dos Espíritos nem sempre estavam em harmonia com as opiniões do sacerdócio nascente, que … nelas muitas vezes encontrava também uma crítica severa… À medida que se constitui a obra dogmática da Igreja, nos primeiros séculos, os Espíritos afastam-se pouco a pouco dos cristãos ortodoxos, para inspirar os que eram então designados sob o nome de heresiarcas… Desde o século III, os Espíritos afirmavam que os dogmas impostos pela Igreja não eram mais que um obscurecimento do pensamento de Cristo. ”
E, mais à frente: “Mas os homens desinteressados, que amavam a verdade pela verdade, não eram bastante numerosos nos concílios. Doutrinas, que melhor se adaptavam aos interesses terrenos da Igreja, foram elaboradas por essas célebres assembleias, que não cessaram de imobilizar e materializar a Religião”. Então, Denis demonstra a carga pesada dos dogmas, enfatizando: “Essa pesada construção… surgiu na Terra em 325 com o concílio de Nicéia, e foi concluída em 1870 com o último concílio de Roma. Tem por alicerce o pecado original e por coroamento a imaculada conceição e a infalibilidade papal.”
Três absurdos dogmas que atentam desde então contra toda a Humanidade, tudo para justificar e estabelecer o Poder Temporal dos homens sobre o Divino Poder Espiritual: “o pecado original que pune toda a posteridade de Adão, isto é, a Humanidade inteira, pela desobediência do primeiro par, para depois salvá-la por meio de uma iniquidade ainda maior – a imolação de um justo – é um ultraje à razão e à moral. ”
Não bastasse o sacrifício do Cristo, imolado na cruz, entre ladrões, também a virgindade de Maria pós parto normal que, sem dúvida alguma causou-lhe o rompimento natural do hímen e a infalibilidade papal que retirou o Papa do círculo humano para coloca-lo no Panteão dos deuses, atentam contra a razão e a lógica, tornando risíveis os dogmas católicos e, via de consequência, Deus sendo vilipendiado, perde sua Característica Divina e acaba sendo relegado à condição de um deusinho barato de que qualquer homem possa por e dispor como bem lhe apeteça.
Ainda na distante Bíblia, ou seja no Antigo Testamento, várias passagens afirmam o arrependimento de Deus, como cuidou o pastor Josivaldo de França Pereira em alentado artigo denominado “O Arrependimento de Deus”, assim vazado: “A palavra hebraica para arrependimento é noham. É usada para indicar tanto o arrependimento humano quanto o arrependimento de Deus no Antigo Testamento.
É do conhecimento de todos que a Bíblia fala do arrependimento de Deus. Mas como o arrependimento de Deus deve ser entendido? Será que o arrependimento humano serve de parâmetro para o arrependimento de Deus? O arrependimento de Deus é o mesmo dos homens? Deus realmente se arrepende?
Antes de responder a estas perguntas, é preciso observar, primeiramente, que a Bíblia trata do arrependimento de Deus nas seguintes passagens:
Gênesis 6.5-7 (Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis, e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito);
Êxodo 32. 12 (Por que hão de dizer os egípcios: Com maus intentos os tirou, para matá-los nos montes e para consumi-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira e arrepende-te deste mal contra o teu povo);
I Samuel 15.10,11,35 (Então, veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras…O SENHOR se arrependeu de haver constituído Saul rei sobre Israel);
2 Samuel 24.16 (Estendendo, pois, o Anjo do SENHOR a mão sobre Jerusalém, para a destruir, arrependeu-se o SENHOR do mal e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, retira a mão…);
Jeremias 18.7,8 (No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe);
Joel 2.13 (Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal);
Jonas 3.10 (Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez).”
o Pr. Josivaldo coloca a sua preocupação tentando “justificar” que Deus não se arrepende nunca, mas, que as expressões bíblicas se referem à desobediência e ao erro das ações humanas.
Embora respeitemos a capacidade intelectual do autor evangélico, discordamos, frontalmente, das suas opiniões que tentam negar o arrependimento de Deus ínsito na Bíblia. Não há como negar a redução da Onipotência Divina e até a perda da Perfeição, pois se Deus se arrependeu de qualquer dos Seus Atos Criativos, então é Imperfeito como imperfeitos são os homens. Eis aí os versos do poema: ” O homem é Deus, E Tu, Deus és homem! O homem é o vilão, Ladravaz de Tuas Essências.” Pois não é que o homem se erigiu deus e Deus se tornou homem? Pois não é que Deus perdeu toda a Sua Essência e o homem roubou-lhe as características divinas?
E o Deus que se arrepende de qualquer de Suas Ações, é um deusinho incapaz de saber o que está fazendo e ao desconhecer os resultados da Criação e as atitudes da criatura, mostra, insofismavelmente, a fragilidade e a inconsequência próprias dos homens, perdendo totalmente o domínio de Si mesmo e, lógico, seria um deus do acaso e o acaso teria como resultado o naufrágio de todo o Universo, com todos os seus mundos, habitados ou não, planetas, satélites, estrelas, sóis. cometas.
Eis, novamente, o homem exercendo o Poder Temporal acima do Poder Espiritual – o homem deus, tomando de Deus Sua Onipotência, erigindo-se no supremo juiz das ações dos homens comuns submetendo-os à intolerância religiosa e aos interesses mesquinhos da matéria – a Santa Inquisição. E o pior: o clero exercendo o poder inexorável de condenar à morte e de executar a sentença cruel, além de reduzir a família do indigitado à extrema miséria, tomando-lhe os bens e expondo-a à execração pública.
Nos tempos modernos encontramos epítetos assombrosos oriundos da mente humana, novamente submetendo Deus aos seus interesses pessoais, econômicos e morais. “Deus é fiel”, surgido nos meios ditos evangélicos e, por eles tentam justificar que Deus é fiel às Suas Promessas feitas ao homem. Ainda que fosse assim, Deus está submetido ao homem, porque o homem teria o direito de exigir o cumprimento das divinas promessas.
O outro epíteto discriminador e execrável encontramos em vários automóveis: “Presente de Deus”.
Ora eu que não ralasse, que não trabalhasse para ver se ganharia algum carro da Providência Divina. Com todo o respeito, mas, até hoje não descobri qual a marca da fábrica automobilística de Deus. Quando questionados, tentam dizer que o trabalho, que gera a riqueza, seria o meio pelo qual estaria Deus presenteando o homem com o veículo que traz o dístico.
Por que Deus privilegiaria uns em detrimento de outros? As oportunidades sim, fazem parte da Bondade da Providência Divina, mas, elas são iguais para todos e o trabalho desenvolvido pelos homens é que distingue uns dos outros. Então, aquele que trabalha com afinco e dedicação, gera riquezas que lhe proporciona adquirir os bens materiais de acordo com seus interesses e suas necessidades. Não há, pois, como falar em carro presente de Deus.
É hora, então de encerrarmos este articulado e o fazemos, colando aqui os últimos versos do poema Deus:

E Tu, Deus, que nos Criaste
À Tua imagem e semelhança.
Divina Graça, Senhor Sublime,
Te aquietas e deixa-nos quedar
Nas nossas próprias delivrances.
Quebramo-nos nas vilanices,
Apoquentamo-nos por tão pouco,
Acinzentamo-nos nas turrices,
Vivemos somente pavonices,
E nos perdemos nas burrices…
Se um dia quisermos e quando
Depararmo-nos com nossas empáfias,
Sentiremos o Teu olhar profundo,
Terno, meigo, belo e amoroso
E, chorando, correremos
Para deitarmo-nos no Teu Regaço,
Aquietarmo-nos no Teu Cafuné,
Acomodando-nos no Teu Abraço…
Assim Deus, Senhor da Vida,
Luz sem sombras… Luz,
Calor que não queima, acaricia,
Veremos que És Incomparável,
Único Pai, Bondade e Justiça
E nós, nada somos sem Ti,
Não passamos do Teu Espectro,
Pálida imagem,
Descorada semelhança,
Da Grandeza Ímpar…
Depois, não mais perguntaremos,
Quem És Tu, Deus de Amor,
És Deus.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *