DIVINÓPOLIS DE GOIÁS – Promotor mobiliza entidades para proteção de nascentes
Cristiani Honório**
Implantar um programa de preservação, recuperação e ampliação das nascentes das águas no município de Divinópolis de Goiás e região, em especial com a proteção do Rio Galheiros, manancial de abastecimento público. Essa foi a proposta levada pelo promotor de Justiça Douglas Chegury aos técnicos da Saneago, Emater e integrante do Legislativo, além de representantes da comunidade em reunião presidida por ele na sexta-feira, dia 18.
Conforme destaca o promotor de Justiça, a solução para as questões ambientais não é mover diversas ações judiciais, mas, sim, conscientizar a população. “O MP deve ser parceiro, fomentando a reflexão para que as pessoas evitem a degradação e ouvindo todos os envolvidos para encontrar soluções viáveis em realizar o cercamento de nascentes, controlar o desmatamento, promover a revegetação e evitar degradações diversas”, avalia Douglas Chegury.
O encontro deliberou que essas ações devem ser feitas em conjunto, sendo ouvidos os moradores do município, políticos, fazendeiros direta e indiretamente envolvidos e demais pessoas interessadas. A ideia é agregar também estudantes, por meio da educação ambiental. Outra proposta apresentada foi a formação de uma entidade para movimentação de fundos destinados às ações Para isso, será realizada no dia 28 de setembro uma reunião ampliada, para coleta de sugestões, cujo convite foi extensivo à equipe do Projeto Ser Natureza, conforme ofício encaminhado ao CAO do Meio Ambiente.
Participaram desse primeiro encontro, além do promotor, o vereador Mariano de Torres Moacir; três representantes da unidade da Saneago de Formoso e Milton Santos, da Regional Vale do Paranã da Emater e 29 pessoas da comunidade.
** Assessoria de Comunicação Social do MP-GO
FOTO: arquivo da Promotoria de Justiça de São Domingos