DETRAN/GO – Governo de Goiás mantém calendário do IPVA 2026 e concede 8% para pagamento à vista.

Para quem optar pelo parcelamento, o vencimento da primeira parcela também será em 15 de janeiro, valendo para todas as placas.

Roberto Naborfazan

A Secretaria da Economia divulgou o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2026. O cronograma repete o modelo adotado em 2025, com vencimentos sempre no dia 15 (exceto quando cair em fim de semana ou feriado), e mantém o desconto de 8% para quem quitar o imposto em parcela única no dia 15 de janeiro.

Para quem optar pelo parcelamento, o vencimento da primeira parcela também será em 15 de janeiro, valendo para todas as placas, conforme as Instruções Normativas.

O calendário mantém ainda a opção de pagamento em parcela única sem desconto no segundo semestre: veículos com placas de finais 1 e 2 vencem em 15 de setembro, enquanto os finais 3 a 0 vencem em 15 de outubro. Com isso, fica preservado o parcelamento em nove vezes para finais 1 e 2, e em dez vezes para os demais finais de placa.

A manutenção das datas facilita a organização do contribuinte ao longo do ano. “Ele não esquece o pagamento se a data for fixa, e ela só muda se cair no final de semana ou feriado”, explica o superintendente de Controle e Auditoria, Marcelo Mesquita.

A novidade em 2026 é o parcelamento da Taxa de Licenciamento Anual do Veículo (CRLV-e) em até dez parcelas, junto com o IPVA, conforme lei aprovada pela Assembleia Legislativa.

A atualização da tabela Fipe indica uma variação média de 2,7% nos valores dos veículos para este ano, conforme pesquisa de preços do mercado goiano.

FONTE – Secretaria da Economia- Governo de Goiás

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Nos acompanhe também pelo Instagram: https://www.instagram.com/jornal_o_vetor

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *