Detran anuncia: Prova eletrônica em todo Estado, a partir de julho
Agência Goiana de Comunicação
O novo método de avaliação faz parte da reformulação do Detran por meio de novas tecnologias da informação. “O papel e a caneta foram abolidos e a partir de agora, o novo método de avaliação é completamente eletrônico”, disse o presidente.
A biometria dos processos foi outra tarefa executada pelo Detran. O objetivo é facilitar o controle interno da documentação. “Uma sala foi montada e equipada com 18 computadores conectados a leitores biométricos. Isso significa que na chegada os candidatos são reconhecidos pelas impressões digitais”, explica. A biometria também vale nos processos para documentação de veículos.
O Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) arquiva todos esses processos eletrônicos, o que acontecia apenas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). O próprio sistema informatizado do Detran faz o encaminhamento do candidato para os exames médicos e psicológicos. Para fazer parte do banco de dados eletrônico do Detran, o candidato precisa comparecer a uma unidade do Vapt Vupt com os documentos pessoais, comprovante de endereço e CNH, se tiver.
Taveira afirma que os usuários do serviço do Detran são os mais beneficiados com as inovações tecnológicas. “Chegará o momento eu que um filho está fazendo prova de volante e os pais assistirão pela internet. E esse momento chegou”, disse.