Deputados entregam medalhas
Sessão especial – 2
Por iniciativa dos deputados Major Araújo e Iso Moreira, 104 policiais e bombeiros militares foram homenageados.
Agência Assembléia
A Assembléia Legislativa promoveu na sexta-feira, 7, sessão especial para prestar homenagem a 104 militares, que receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A sessão solene foi realizada no Plenário Getulino Artiaga por iniciativa dos deputados Major Araújo (PRB) e Iso Moreira (PSDB).
A Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira é a mais importante comenda oferecida pelo Legislativo Goiano, e é destinada a pessoas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás.
Dentre as patentes dos homenageados estão a de soldado, cabo, 1º, 2º e 3º sargento, subtenente, 1º e 2º tenente, capitão, major e tenente-coronel. Também receberam a honraria um escrivão primeira-classe, um delegado da Polícia Civil, e membros do Corpo de Bombeiros Militar, entre eles um coronel. Esses profissionais atuam em várias cidades goianas.
A sessão foi presidida pelo deputado Carlos Antônio (PSC) e compuseram a mesa, ainda: o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Raimundo Nonato Sobrinho, no ato representando o Governador em exercício, José Eliton de Figueiredo Júnior; o ex-governador do Estado Irapuan Costa Júnior; o vereador Luiz Teófilo, representante da Câmara Municipal de Goiânia; o representante do senador Cyro Miranda (PSDB), Rafael Baiocchi; o superintendente do Vapt Vupt, Padre Ferreira; e o diretor de Estudos e Análise de Projetos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, coronel Mário Lopes Condes.
O deputado Iso Moreira destacou a importante função e atuação dos policiais e bombeiros militares homenageados e ressaltou a particularidade de cada um. “Quero enfatizar que cada medalha hoje entregue traz em si, individualmente, um significado especial e peculiar, porque é dessa maneira que cada um dos homenageados atua em nosso Estado”, disse Iso Moreira.
O parlamentar destacou ainda como todos eles desempenham seu trabalho com comprometimento incondicional, auxiliando na promoção da paz e da garantia dos direitos fundamentais. “Os relevantes serviços prestados ao nosso Estado por essas pessoas não são efêmeros, mas permanecem a ponto de merecerem constar na galeria de personalidades homenageadas. A entrega dessa medalha significa o reconhecimento público da relevância desses serviços, do cumprimento da missão de cada um e de sua dedicação à segurança pública.”
Os policiais e bombeiros militares agraciados atuam em diversas áreas, como saúde, segurança de órgãos do Governo, equipes de socorro e na segurança da população.
O deputado Major Araújo também destacou o trabalho dos militares homenageados. Ele agradeceu ao colega Iso Moreira, o autor inicial da iniciativa da solenidade, mas que aceitou a parceria na realização da sessão. Araújo lembrou que os membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros carregam equipamentos que permitem a prestação de socorro à população mesmo quando estão de folga. “Não é a instituição que os obriga, mas o seu senso de dever. Já testemunhei bombeiros prestando socorro durante a sua folga, da mesma forma que vi policiais que prenderam contraventores sem que estivessem em serviço”, destacou.
Major Araújo ainda ressaltou que os homenageados desta sexta-feira estão entre os que prestam serviços nos locais mais longínquos e inóspitos do Estado, como Cavalcante, São Domingos e Chapadão do Céu. Encerrando seu discurso, o deputado afirmou que um dos patrimônios do Estado de Goiás são uma Polícia Militar atuante e um Corpo de Bombeiros sempre pronto para servir.
O tenente-coronel da Polícia Militar José Caetano de Brito discursou em agradecimento à honraria. O homenageado ressaltou o valor de ser sido o representante de todos os agraciados e, ainda, a importância do reconhecimento da Assembléia. “Aqui estão policiais militares na ativa ou da reserva que prestaram ou prestam relevantes serviços para a sociedade. E essa árdua tarefa de defender a comunidade, mesmo colocando sua vida em risco, traz muitos benefícios. Mas, esse reconhecimento formal da Casa de Leis faz com que desempenhamos nosso papel com mais satisfação e dedicação.”
José Caetano lembrou que está há mais de 15 anos na reserva e, mesmo assim, foi lembrado pelos propositores da homenagem. “Agradeço a confiança depositada em mim nessa sessão grandiosa, e que todos nós possamos sempre fazer jus a essa honraria”, concluiu.