DENÚNCIA – Deputado Gustavo Sebba aponta irregularidades na ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pelo ICMBio.
Sebba denuncia ainda que um fiscal do ICMBio estaria cobrando propinas para não “incomodar” proprietários de imóveis, e que esse fiscal já teria apontado arma de fogo para algumas pessoas.
Roberto Naborfazan**
Único deputado a discursar no Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 10, Gustavo Sebba (PSDB) trouxe denúncia de 540 famílias da comunidade Kalunga contra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em relação à uma possível desapropriação para a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. ASSISTA AO VÍDEO.
De acordo com Sebba, o Estado de Goiás cedeu a área, na qual se encontram essas famílias, para a ampliação do Parque e, até hoje, o Governo Federal não concebeu as devidas indenizações aos proprietários que possuem, inclusive, a escritura das terras.
O deputado também observou que a doação da área para o Governo Federal não teria seguido o rito de deliberação pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Sebba informou que pretende encaminhar requerimento à União pedindo esclarecimentos e providências, além de propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar a situação da ampliação pelo ICMBio.
***Com Agência Assembleia de Notícias
Foto de capa: Carlos Costa
Essa ampliação é injusta e afeta muitas pessoas que estão prejudicadas. Acho hiper válido cair essa ampliação e voltar para o que era.
Ampliação injusta!