DE TERESINA DE GOIÁS PARA A SÉRVIA – Delegação goiana embarca para o Mundial Escolar de Futsal
Com o apoio do Governo de Goiás, que está bancando toda a viagem, a delegação goiana embarcou na quinta-feira (5) para Belgrado, capital da Sérvia, no sudeste da Europa. Durante a preparação, os jovens ganharam o uniforme completo para a viagem e fizeram aulas de inglês.
Por Wendell Pasquetto**
Imagine sair de Teresina de Goiás e parar em Belgrado? São 9.398 quilômetros em um roteiro bem improvável para estudantes do ensino médio de uma escola pública, que nos próximos dias vão disputar o Campeonato Mundial Escolar de Futsal para meninos e meninas entre 15 e 18 anos.
“Estou bem ansiosa e nervosa. Quero jogar logo”, disse a estudante/atleta Gabriela Borges Ribeiro, 16 anos, que participou de uma entrevista no programa Tom Maior, da Sagres TV, na quarta-feira, dia 04 de outubro.
Entre os representantes brasileiros na competição – que acontece entre os dias 7 e 17 de outubro -, dois são goianos. No masculino, a equipe do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, de Pires do Rio. Já no feminino, as meninas do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes, de Teresina de Goiás.
“Elas são as campeãs dos jogos estaduais e foram consagradas com o convite da Confederação Brasileira de Desporto Escolar”, explicou Marco Maia, superintendente da Seduc – Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
A experiência
A Gabriela vem de uma família em que todos gostam de jogar futsal e futebol. Como ela disse, “a convivência” a levou para as quadras. Diferente da Bianca Justiniano,16 anos, que também estava com a Gabi na entrevista. Ela também vai para os jogos, mas seu primeiro contato com o futsal foi justamente nos jogos escolares.
“Comecei e não parei mais, disse a Bianca, que ainda relatou como está a repercussão em Teresina por causa da viagem. “Todos gostaram bastante da notícia. Dá pra sentir que tem muita gente na torcida”, destacou a estudante/atleta, que pretende aproveitar bem a primeira viagem internacional.
“Não estou nem dormindo direito. Poder conhecer pessoas de outros países, expandir meus conhecimentos. Quero guardar essa experiência pelo resto da minha vida”.
Ídolos
E não tem como. Quem pratica esporte tem seus ídolos. Não necessariamente na mesma modalidade. A Gabriela gosta do Cristiano Ronaldo. “Sou fã de carteirinha dele”. Com a Bianca não é diferente. “O CR7 é a minha maior referência. Sabe por que? Porque tive de suar para melhorar, assim como ele”.
E direto de Belgrado, uma outra competição é “abastecer” os familiares com fotos e informações. A Gabriela já se preparou para deixar todo mundo informado.
“Já até criei um grupo de Whatsapp. Coloquei minha cunhada, meus irmãos, meus pais e meus amigos”.
Apoio
Com o apoio do Governo de Goiás, que está bancando toda a viagem, a delegação goiana embarcou na quinta-feira (5) para Belgrado. Durante a preparação, os jovens ganharam o uniforme completo para a viagem e fizeram aulas de inglês. Tudo para facilitar nos dias em que estiverem fora de casa.
“Pedir uma água, um lanche, fazer um check – in no aeroporto e hotel. Pensamos que isso pode ajuda-los”, ressaltou Marco Maia.
O Mundial
O Campeonato Mundial Escolar de Futsal é uma das competições organizadas pela ISF – Federação Internacional de Esporte Escolar – e que reúne atletas da categoria sub-18. Os times goianos enfrentarão equipes de diversas partes do mundo, incluindo outros brasileiros. Isso porque as equipes de Santa Catarina e do Pará também garantiram uma vaga na competição ao vencerem o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal no ano passado.
Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 3 – Saúde e bem-estar; ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.
***FONTE: Sagres TV