DADOS DO BEM – Rastreamento pelo aplicativo começa dia 14 em Alto Paraíso de Goiás.

Moradores devem baixar o aplicativo e se cadastrar. O aplicativo indicará se o cidadão deverá ou não fazer o teste que identifica a doença.

Gratuito e já disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play, o aplicativo Dados do Bem foi viabilizado pelo Governo de Goiás, em parceria com a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás para rastrear e monitorar pacientes com Covid-19 no município.

Moradores do município devem instalar o aplicativo entre os dias 14 e 17 de agosto, data que começará a testagem em massa.

Para tanto, é necessário que cada pessoa faça o download da ferramenta e se cadastre, informando nome, endereço, CPF e localização. A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Zoox Smart Data, e doada para auxiliar no combate ao novo coronavírus.

Com os dados já informados, o próximo passo é responder a algumas perguntas de autoavaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da Covid-19. A partir daí, o app indicará se o cidadão deverá ou não fazer o teste que identifica a doença. Caso seja necessário, a pessoa receberá um QRCode no celular, que dá o direito de fazer o teste em uma unidade básica de saúde específica – basta apresentar o código recebido.

Caso o usuário do aplicativo seja diagnosticado com Covid-19, ele deverá informar o nome de familiares e amigos com quem tem contato no dia a dia. Essas pessoas receberão um convite, via mensagem de texto no celular, para também fazerem o teste. Desta forma, o rastreamento dos contaminados será mais eficaz. Além disso, é importante que os diagnosticados façam um registro de entrada (dados pessoais) no app e informem como estão se sentindo para que seja analisada a evolução da doença em cada paciente.

O rastreamento permite identificar com maior precisão como está ocorrendo a propagação do vírus em cada cidade goiana. As pessoas não contaminadas ou que tiveram o resultado negativo poderão manter o app no celular e acompanhar as estatísticas da região. Outro benefício da ferramenta é que não utiliza os dados móveis dos celulares. Mesmo que o usuário não esteja conectado a uma rede wi-fi, não será cobrado do pacote de dados. Isso se dá em virtude do patrocínio de diversas empresas para a elaboração do aplicativo, entre elas operadoras de telefonia.

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *