CULTURA NA CHAPADA – Projeto Choro Expresso traz para Alto Paraíso de Goiás o renomado multi-instrumentista Manassés de Sousa e outros grandes nomes.

Os shows terão como principais atrações o multi-instrumentista Manassés de Sousa (dia 17) e o gaitista Pablo Fagundes (dia 18). Trio Amada Terra e o Duo Massai serão as atrações da música regional.

Roberto Naborfazan**

O público que gosta da boa música instrumental terá a oportunidade de ver, na praça da Rodoviária de Alto Paraíso Goiás, nos próximos dias 17 e 18 de maio, sexta e sábado, a partir das 19:00 horas, a edição 2024 do Projeto Choro Expresso.

Os shows terão como principais atrações o multi-instrumentista Manassés de Sousa (dia 17) e o gaitista Pablo Fagundes (dia 18).

Manassés de Sousa, considerado um dos maiores instrumentistas de cordas do mundo, já tendo se apresentado individualmente nos melhores festivais de música instrumental existentes, e como músico acompanhante ao lado de grandes estrelas da música nacional e internacional.

Manassés é multi-instrumentista, compositor, produtor musical e arranjador. Conterrâneo do saudoso Chico Anisyo, ele vem do município de Maranguape, no Ceará. Um nordestino que representa a cultura e música do Brasil mundo afora.

Registra-se uma carreira extensa e amplamente reconhecida no Brasil e no mundo. Tendo mais de 10 discos autorais, sua música mistura clássicos e resgata raízes do violão e viola brasileiros, n’uma fusão de gêneros e técnicas. Manassés já trabalhou com renomados artistas como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Armandinho Macedo, Toninho Ferraguti, Dominguinhos, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Chico Buarque, Nara Leão, Mercedes Sosa, Gal Costa, Simone, Zé Ramalho, Roberto Carlos, Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Luiz Gonzaga, Martina’lia; também trabalhou com cineastas como Telmo Carvalho, Marcos Moura, Flávio Alves, Glauber Rocha Filho, Margarita Hernandez, Clébio Viriato e muitas outras personalidades da música, cinema, dança e teatro.

Multi-instrumentista, compositor, produtor musical e arranjador, Manassés de Sousa é a atração nacional do dia 17.
Os músicos regionais serão representaos pelo Trio Amada Terra, de Alto Paraíso de Goiás.

No Show, que acontecerá na sexta-feira, dia 17, em Alto Paraíso de Goiás, ele estará acompanhado do violonista Cacau Alencar e do percussionista Carlos Pial.

A participação local na sexta-feira, 17, ficará por conta do Trio Amada Terra, de Alto Paraíso de Goiás. O Trio Amada Terra é formado por Pacatto do Alto, Júnior Tana e Dani Cavalcante. Pacatto e Tana gravaram o disco Instrumental e Tao, um trabalho instrumental com músicas que marcaram gerações dos anos 50 a 2000, homenageando compositores como Tom Jobim, Michael Jackson, Paul Desmond, Chaplin, Heitor Villa Lobos, Tim Maia, Chico Buarque entre outros. São trinta anos de parceria e amizade que chamamos de terapia do “Enloucrescimento”.

No dia 18 (sábado) sobem ao palco o Gaitista Pablo Fagundes e o pianista francês Marco Poingt. O encontro entre o pianista francês Marco Poingt e o Gaitista (Harmônicista) brasileiro Pablo Fagundes. Uma história de amizade e partilha entre dois músicos unidos pela paixão comum pela música e pela vida, tecendo laços entre a rica tradição musical francesa e os ritmos vibrantes do Brasil.

O pianista francês Marco Poingt e o Gaitista brasileiro Pablo Fagundes levarão ao público sucessos apresentados no Brasil e exterior no dia 18.
Jorge Boavista e Ricardo Nunes, que compõe o Duo Massai, serão os representantes regionais no Projeto Choro Expresso do dia 18.

Brasiliense, Pablo Fagundes é talento reconhecido no Brasil e exterior, sendo considerado hoje um dos grandes gaitistas brasileiros da atualidade. Sua formação musical começou na infância com a flauta doce e na adolescência descobriu a gaita diatônica. Formado em gaita cromática pela Escola de Música de Brasília, acumula hoje 23 anos de experiência e trabalha pela consolidação do instrumento no cenário da música brasileira.

A participação local no dia 18 ficará por conta do Duo Massai, de Alto Paraíso de Goiás. Jorge Boavista e Ricardo Nunes tocam juntos desde 1979, a partir de quando iniciaram um trabalho acústico formado por dois violões e voz. Desde então, sempre buscam resgatar a característica progressiva dos anos 70, acrescentando elementos de “brasilidade” e da originalidade de cada um.

Durante a segunda metade dos anos 80 até o início da década seguinte direcionam o trabalho para a linha do rock através da constituição da Banda Linear, que teve participação em diversos eventos de Brasília e adjacências.

Formam então, a partir de 1993, o Duo Massai, que se constitui num trabalho cuj repertório traz composições próprias e algumas interpretações.

O conceito do projeto Choro Expresso continua sendo a participação de um instrumentista nacional de renome e um grupo de choro ou música instrumental que se destacam na cena local.

A ideia é o resgate, promoção e difusão do Choro e da música instrumental para plateias amplas, em shows que são realizados ao ar livre, tendo como palco um caminhão dotado de som e luz.

O Projeto é patrocinado pela pelo Fundo de Apoio a Cultura (FAC)., com apoio da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, por meio da secretaria municipal de Cultura.

Maiores informações pelo telefone 61 996822159 – com Zelito Passos.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *