CULTURA – Em Campos Belos, Rebeca Mendes lança o livro Ainda que me custe a vida.
O evento acontecerá no sábado, 12 de fevereiro, na Câmara Municipal Avelino Antônio Mendes, inserindo Campos Belos – GO nas comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que acontecerão em vários municípios brasileiros.
Larissa Cardoso Beltrão**
Nestes dias que marcam as comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a cidade de Campos Belos – GO entra no mapa literário brasileiro. Sem desmerecer significativo número de obras literárias escritas pelos filhos da terra, de um modo especial, a comunidade se organiza para prestigiar, neste tempo tão propício, o nascimento de Ainda que me custe a vida, romance assinado por Rebeca Mendes.
Uma das vencedoras do Reality Show Literário Mestres da Escrita, a obra narra a história de amor entre Valentina e César, protagonistas estes inspirados nos pais da autora que, por sua vez, entre ficção e realidade, faz um mergulho autobiográfico na história que já era sua, antes mesmo de ser.
Em Ainda que me custe a vida, para além da história do casal, tão conhecida por grande parte dos moradores de Campos Belos e região, o leitor poderá contemplar temas como o êxodo rural e o processo de povoamento da cidade, além de assuntos como Saúde, Educação e Política.
Diante do frenesi que indica as comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a qual agitou o cenário literário brasileiro a partir de então, temos a oportunidade de prestigiar esta obra que, certamente, perpassa as histórias de muitos munícipes e que contribui com a literatura produzida na região.
O lançamento de Ainda que me custe a vida será no sábado, dia 12 de fevereiro, na Câmara Municipal Avelino Antônio Mendes, as 19:30 Horas.
O que foi a Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.
O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras – pintura e escultura – e palestras.
Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.
Juntos, eles buscavam uma renovação social e artística no país, evidenciada na “Semana de 22”.
O evento chocou parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”.
Houve um rompimento com a arte acadêmica, contribuindo para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil.
Mário de Andrade foi uma das figuras centrais e principal articulador da Semana de Arte Moderna de 22. Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.
SERVIÇO
Lançamento do livro Ainda que me custe a vida.
Autora – Rebeca Mendes.
Local – Câmara Municipal Avelino Antônio Mendes – Campos Belos-GO
Data – 12 de fevereiro de 2022
Horário – 19:30 Horas.