CUIDADO E ESPERANÇA: CAPS Flor do Cerrado transforma vidas em São João d’Aliança.
Na confraternização de Natal, equipe de profissionais e pacientes celebraram, com sorrisos, abraços e muita emoção, histórias de superação que transformam o acolhimento em esperança.
O município de São João d’Aliança, no nordeste goiano, tornou—se nos últimos oito anos referência no atendimento médico hospitalar na região da Chapada dos Veadeiros devido aos fortes investimentos feitos pela gestão municipal.
Uma das atividades que se destacam no município é a atenção à saúde mental, por meio da equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Flor do Cerrado, que atende com cainho e atenção pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).
O atendimento dos profissionais que atuam no CAPS é importante para o funcionamento da rede de atenção à saúde mental do SUS e têm como principais objetivos: Acompanhamento clínico, Reinserção social, Fortalecimento de laços familiares e comunitários.
Os serviços oferecidos pelo CAPS incluem:
– Atividades terapêuticas individuais e em grupos
– Oficinas terapêuticas
– Caminhadas, atividade física e passeios
– Orientação e acompanhamento do uso de medicação
– Atendimentos e grupos com familiares
– Visitas domiciliares aos usuários
– Assembleias com usuários
– Consultas psiquiátricas
CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA
Na sexta-feira passada, 13 de dezembro, a equipe de profissionais da unidade viveu momentos emocionantes junto com os pacientes na confraternização de Natal.
O CAPS Flor do Cerrado proporcionou um dia para celebrar a superação diária de cada paciente, que com coragem e determinação mostram que é possível renascer, mesmo diante dos desafios.
Com sorrisos, abraços e muita emoção, ficou evidenciada a importância da união, de estar juntos, de cuidar uns dos outros e de valorizar as pequenas conquistas que constroem grandes histórias.
A gestão do município ressaltou a gratidão infinita aos profissionais do CAPS, que fazem a diferença todos os dias com sua dedicação, carinho e comprometimento, se tornando a força que ilumina os caminhos de tantas vidas, transformando o acolhimento em esperança.
O CAPS é muito mais que apenas um local físico. É, na verdade, um complexo de produção de ações de cuidado feitas em rede com abrangência muito além dos seus limites físicos, interagindo e crescendo junto com outras instituições e serviços, funcionando como um dos principais dispositivos que fortalece o modelo de atenção psicossocial focado no individuo com todas as suas particularidades, deixando o modelo hospitalocêntrico no local ao qual ele pertence – no passado.
Que o espírito natalino continue os guiando para construir um futuro com mais empatia, amor e saúde para todos
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO d’ALIANÇA