CRIME ORGANIZADO – Força-tarefa apreende quase meia tonelada de cocaína em avião e prende cinco suspeitos no Tocantins.

Drogas chegaram ao estado por uma pista clandestina; carga seria distribuída para Goiás, Bahia e outras regiões. Além da Polícia Federal e da Polícia Civil, participaram da ação equipes da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar do Tocantins (PM/2) e da Polícia Militar de Goiás (PMGO).

DA REDAÇÃO

Uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO) resultou na prisão de cinco suspeitos de tráfico interestadual de drogas e na apreensão de aproximadamente 450 kg de cocaína. A droga chegou ao estado em uma aeronave, interceptada em flagrante na tarde de domingo (23), no município de Marianópolis, região oeste do Tocantins.

Durante a ação, além do avião, três veículos foram apreendidos com os suspeitos, conforme informou o delegado-chefe da 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Palmas), Evaldo de Oliveira Gomes.

A operação foi resultado de uma investigação que monitorava, há pelo menos sete dias, uma pista clandestina localizada em uma fazenda às margens da TO-080. De acordo com o delegado, a identificação da pista foi possível graças ao cruzamento de informações entre as Polícias Civis do Tocantins e de Goiás, além da Polícia Federal.

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins monitorava, há pelo menos sete dias, uma pista clandestina localizada em uma fazenda às margens da TO-080. Dos cinco homens presos, quatro são traficantes que estão morando recentemente na região. O quinto homem é o piloto, também envolvido no tráfico. 

“Com o trabalho conjunto das forças de segurança, tanto na parte operacional quanto no serviço de inteligência, conseguimos identificar a pista de pouso em Marianópolis. No domingo, por volta do meio-dia, flagramos a aeronave pousando carregada de cocaína”, afirmou o delegado.

A droga foi levada para a Superintendência da Polícia Federal (PF), em Palmas, onde passará por perícia para confirmar o quantitativo exato apreendido. Segundo a polícia, a aeronave monomotor tem capacidade para transportar cerca de 500 kg e, apesar de não estar completamente abastecida, estava quase em sua totalidade carregada.

As investigações apontam que a cocaína seria distribuída para os estados de Goiás e Bahia, com possibilidade de também abastecer traficantes no Maranhão e Mato Grosso.

“Eles estavam utilizando a localização do Tocantins como ponto estratégico para o transbordo da droga. A carga seria descarregada no estado e distribuída em caminhonetes”, explicou o delegado.

Dos cinco homens presos, quatro são traficantes que estão morando recentemente na região. O quinto homem é o piloto, também envolvido no tráfico.

Além da Polícia Federal e da Polícia Civil, participaram da ação equipes da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar do Tocantins (PM/2) e da Polícia Militar de Goiás (PMGO). Os cinco homens presos são de fora do estado, mas suas identidades não foram divulgadas.

A droga foi levada para a Superintendência da Polícia Federal (PF), em Palmas, onde a perícia determinará o quantitativo apreendido.

Os suspeitos, a droga, a aeronave e os veículos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Palmas, onde serão realizados os procedimentos cabíveis.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal do Tocantins, com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado na região.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *