CONSELHO TUTELAR – Conselheira que atuou por 18 anos é homenageada na inauguração da nova sede da instituição, em Campos Belos – GO.

Inauguração da sede própria do Conselho Tutelar de Campos Belos aconteceu na manhã de terça-feira, 21. Maria Aparecida Dias da Gama, a Cida do Conselho, foi homenageada por seu trabalho, durante 18 anos, em defesa das crianças e adolescentes do município. Os Promotores de Justiça, doutor Pablo da Silva Martínez e doutor Renner Carvalho Pedrozo, também foram homenageados.

Roberto Naborfazan

A prefeitura de Campos Belos – GO, município situado no nordeste goiano, na divisa com o Estado do Tocantins, inaugurou na manhã de terça-feira, 21, a sede própria do Conselho Tutelar, que antes ocupava uma sala improvisada no Galpão onde funciona a Secretaria de Educação e o CRAS.

A nova sede está localizada na Rua Desembargador Rivadavia Licínio de Miranda, próximo ao hospital municipal Anjo Galvão.

Com maior espaço, a nova sede dará melhores condições de trabalho aos Conselheiros Tutelares, que puderam, enfim, verem instalados os modernos equipamentos de informática (computadores, impressoras, etc), além de poderem ter a privacidade tão necessária no atendimento sigiloso das demandas que envolvem crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social.

Autoridades e homenageados descerram a placa de inauguração da sede própria do Conselho Tutelar de Campos Belos.

Em sua fala no evento de inauguração, o prefeito Pablo Giovani destacou que “A nova sede é de grande importância para o trabalho do Conselho Tutelar em Campos Belos, pois permite que os atendimentos sejam feitos de forma mais eficiente, já que se trata de um trabalho que, na maioria das vezes, exige segurança e sigilo”. Pontuou.  “A conquista de um espaço próprio é resultado de uma antiga reivindicação, que se consolida após a construção deste projeto pela Administração Municipal”. Concluiu o prefeito.

Homenagens

No dia 06 de março deste ano, o Projeto de Lei de autoria do vereador Jesus Carlos de Brito Alves, o Carlin de Jesus (PSD), que denomina a nova sede do Conselho Tutelar de Campos Belos como “Conselho Tutelar Maria Aparecida Dias da Gama – Tia Cida” teve o parecer aprovado em 1ª e 2ª votação pela Câmara de vereadores.

Em sua justificativa, o vereador Carlin de Jesus afirmou que se baseou na história de vida de Cida do Conselho, que, segundo o vereador, foi um sustentáculo na história do Conselho Tutelar de Campos Belos, após ter sido eleita por quatro vezes, três delas como a mais votada, desempenhando seu trabalho junto a instituição, durante 16 anos, com a dedicação de uma mãe, vinte e quatro horas por dia acompanhando seus tutelares em tudo que fosse necessário.

Cida do Conselho com o vereador Carlin de Jesus e o prefeito Pablo Giovani.
Cida, Carlin de Jesus, Pablo Giovani, promotores de justiça Pablo da Silva Martínez e Renner Carvalho Pedrozo, e o conselheiro tutelar Gerson Santos.

Carlin de Jesus justificou ainda que Cida do Conselho deixou a instituição por motivos particulares, faltando mais de um ano para a conclusão do mandato, sem mácula, sem nenhum motivo que desabonasse sua conduta pessoal ou profissional.

Prosseguindo em sua justificativa, o vereador Carlin de Jesus lembrou que Cida do Conselho nasceu no município de Euclides da Cunha, na Bahia, sendo filha de José Dias Cardoso e de dona Josefa Arcena da Gama, que chegaram em Campos Belos em janeiro de 1980, tendo sido proprietários do antigo Hotel Boa Sorte, na praça da Matriz, no centro da cidade, fixando residência e se tornando verdadeiros Campo-Belenses de coração.

Já no evento de inauguração da sede própria do Conselho Tutelar, durante seu discurso, o vereador Carlin de Jesus disse que “É uma homenagem justa à um ser humano que dedicou 18 anos de sua vida para cuidar de crianças e adolescentes, com carinho de mãe, chegando, por diversas vezes, a levar crianças desemparadas e/ou agredidas físicas e psicologicamente para sua própria casa, até que fossem amparadas em um abrigo. Além do Conselho Tutelar, Cida do Conselho foi coordenadora, por três anos, do abrigo municipal para menores, onde, da mesma forma, deu amor e carinho materno às crianças ali abrigadas, prestando, sempre, um grande serviço para nossa sociedade, pois cuidar das crianças e dos adolescentes é cuidar do futuro. Ao darmos o nome de Maria Aparecida Dias da Gama – Tia Cida, a essa nova sede, é uma forma de demostrarmos nossa gratidão e respeito para com essa que será sempre lembrada pelo nome de Cida do Conselho Tutelar”. Disse o vereador.

Impossibilitado de comparecer ao evento por motivo de compromissos anteriormente agendados, o deputado estadual Alessandro Moreira (PP), que, além da amizade, tem grande respeito pelo trabalho realizado por Cida do Conselho, enviou mensagem enaltecendo os quase vinte anos de dedicação na defesa das crianças e adolescentes do município de Campos Belos.

Deputado Alessandro Moreira reiterou, através de mensagem, sua amizade e apreço pelo trabalhho de Cida do Conselho.

“Por motivo de agenda de trabalho, lamentamos não poder estarmos presente ao evento, mas queremos ressaltar que temos a grata satisfação de contar com Maria Aparecida Dias da Gama como uma companheira na empreitada de fazer mais e melhor por Campos Belos e pelo nordeste goiano”. Diz um trecho da mensagem enviada por Alessandro Moreira. Leia acima a íntegra da mensagem.

A homenageada

Maria Aparecida Dias da Gama, a Cida do Conselho Tutelar, que ainda tinha mais de um ano de mandato, após enfrentar a perda do pai e da mãe em curto espaço de tempo, e atravessar vários outros problemas familiares, pediu exoneração do cargo de Conselheira em outubro de 2022, para poder cuidar de sua família e buscar novos desafios.

Após deixar o cargo, Cida Dias recebeu várias manifestações de carinho e agradecimentos pela dedicação ao trabalho ao longo dessas duas décadas, vindas de autoridades, ex-colegas de trabalho e da comunidade como um todo.

Ao ser homenageada durante a inauguração da nova sede do Conselho Tutelar de Campos Belos, Cida agradeceu ao vereador Carlin de Jesus pela iniciativa, e também aos vereadores que votaram a favor da aprovação do Projeto de Lei.

Ela agradeceu também ao prefeito Pablo Giovani e a primeira dama, Tathyane Pricinote, pela conclusão desse projeto que era um sonho dos Conselheiros Tutelares e da comunidade como um todo.

Maria Aparecida Dias da Gama, a Cida do Conselho “Estou muito feliz por essa homenagem, mas minha felicidade é maior ainda por ver essa sede pronta e funcionando, pois pra mim é um sonho realizado”.

Cida do Conselho com o prefeito Pablo Giovani e os promotores de justiça Pablo da Silva Martínez e Renner Carvalho Pedrozo. E com os filhos, Leonardo, Gracielly e Guilherme.

“Quero aqui agradecer aos meus filhos e aos meus netos pelo amor e apoio durante esses anos de luta junto ao Conselho Tutelar de nosso município. Agradeço também à todos os meus companheiros de trabalho no Conselho ao longo dessess anos. Estou muito feliz por essa homenagem, mas minha felicidade é maior ainda por ver essa sede pronta e funcionando, pois pra mim é um sonho realizado. Sempre tive três sonhos como Conselheira Tutelar – o primeiro foi a efetivação do abrigo para menores, agora a sede própria para o Conselho Tutelar, e o outro é o abrigo para adolescentes, nos moldes do abrigo para crianças. Peço desculpas por eventuais erros que, como ser humano, estamos passíveis de cometer, mas sempre busquei acertar e fazer o melhor por nossas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Como disse a poetisa Cora Coralina – Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas”. Concluiu, emocionada, Maria Aparecida Dias da Gama, a Cida do Conselho Tutelar.

Além da particapação da Banda Municipal, a primeira dama e secretária da Assistência Social, Tathyane Pricinote e diversas outras autoridades também prestigiaram o evento.

No evento de inauguração da sede própria do Conselho Tutelar, também foram homenageados o Promotor de Justiça, doutor Renner Carvalho Pedrozo, que atuou na Comarca de Campos Belos, e o atual Promotor de Justiça no município, doutor Pablo da Silva Martínez.

A solenidade contou ainda com a participação da Banda Municipal, e com a presença da primeira dama e secretária da Assistência Social, Tathyane Pricinote, secretários de governo municipal, Conselheiros Tutelares, representantes da sociedade civil organizada e membros da comuidade.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *