CONEXÃO VOLUNTÁRIA – Alto Paraíso de Goiás poderá se beneficiar do programa Brasil stopover em Brasília.
Parceria entre o Governo de Brasília e a companhia aérea portuguesa TAP permitirá que o passageiro oriundo de Portugal possa ficar até cinco noites em Brasília sem aumento do preço da passagem. Pela proximidade e por suas belezas naturais, Alto Paraíso de Goiás poderá ficar com uma fatia desse mercado.
Roberto Naborfazan
De acordo com parceria assinada pelo GDF e TAP, durante a Bolsa de Turismo em Lisboa, no dia 14 de março, os passageiros que embarcarem pela TAP em Portugal com destino ao Brasil poderão ficar até cinco noites em Brasília sem aumento do preço da passagem. A parceria inclui a Capital Federal no programa de stopover da companhia lusitana.
“Brasília é a capital do nosso país, o centro das grandes decisões. Mas nós podemos ser muito mais, porque temos arquitetura, temos história, temos natureza, temos redes hoteleiras e de restaurantes de excelência, temos vida que vai além da política. Com essa parceria, estamos incrementando o potencial da nossa cidade para receber bem nossos visitantes”, diz o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, diz que essa é mais uma ação adotada pelo governo para fomentar o turismo, segmento responsável pela geração de um em cada cinco empregos no mundo. De acordo com ela, Brasília possui todas as características que o turista europeu procura quando faz uma viagem por lazer ou a trabalho.
“O europeu viaja para vivenciar novas culturas e experiências. Outro fator importante é que esse público é o que mais tempo permanece em um mesmo país e que visita mais de dois destinos. Com essa parceria, Brasília se colocará com um dos destinos brasileiros mais desejados entre os europeus”, ressalta Vanessa Mendonça.
A Capital Federal é uma das pioneiras nesse tipo de parceria com a TAP. A expectativa do GDF é que não só a rede hoteleira e o comércio de Brasília sejam impactados positivamente com a parada de turistas europeus na cidade, mas também as cidades do Entorno e da Região Metropolitana do DF.
CHAPADA DOS VEADEIROS
De olho nessa fatia destinada as cidades do entorno do Distrito Federal, o prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, protocolou, no dia 22 deste mês de abril, junto a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, a apresentação do município para a proposta de parceria junto ao programa Brasil Stopover em Brasília. O prefeito foi recebido pela secretária Vanessa Mendonça e pelo subsecretário Rodrigo Costa. Alto Paraíso de Goiás faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno –RIDE.
“Nossa visão é de que o turista europeu, em sua grande maioria, já visitou ou ouviu falar das belezas naturais da Chapada dos Veadeiros, em especial de Alto Paraíso de Goiás. Como estamos a menos de duas horas de distância do Distrito Federal, o turista poderá aproveitar ao menos 48 horas desses cinco dias de stopover para visitar nossa cidade. Estamos trabalhando com firmeza para a liberação de nosso aeroporto para voos comerciais, o que nos fortalecerá mais ainda nessa caminhada. Através da secretaria municipal de Turismo, vamos unir força com as entidades do trade turístico e com os empresários de todos os segmentos no município para recebermos com excelência esse novo nicho que se abre para nosso mercado. O governo do Distrito Federal, através da secretária Vanessa Mendonça, será nosso grande aliado nesse propósito inovador” ressaltou o Martinho Mendes.
A TAP Air Portugal é a mais brasileira das companhias aéreas internacionais, tem voos diretos de dez cidades de norte a sul do país para a Europa há mais de 50 anos. Voa a partir de Brasília há 11 anos de forma ininterrupta. “Acreditamos que replicar o nosso bem sucedido programa Stopover no Brasil em diversas capitais, e especialmente em Brasília, pode contribuir imensamente para o fomento do turismo internacional para o país.” afirma Mário Carvalho, Diretor Geral da TAP no Brasil.
*Com informações da Secretaria de Turismo do Distrito Federal