COMUNIDADE KALUNGA – Kboco faz exposição no Museu Afro
O artista plástico chega a São Paulo para apresentar sua nova exposição individual, “Sertão Expandido”, com abertura no dia 23 de junho.
Curadoria: Maria Hirszman
Após hiato de cinco anos desde sua última exposição, Kboco traz em seu novo trabalho o resultado da transição que o levou de volta ao seu estado de origem. A decisão de instalar seu estúdio no município de Cavalcante, no coração da Chapada dos Veadeiros, carrega em si a busca pela arte enquanto produção de conhecimento e não apenas como produção mercadológica. O aprofundamento ontológico que essa mudança gera diz respeito ao sertão enquanto possibilidade de aperfeiçoamento e expansão de sua linguagem.
Cavalcante situa-se na região que abriga o maior sítio quilombola, em território, do Brasil. Está entre os menores índices de desenvolvimento humano do país. Por outro lado, a história de resistência e conhecimento ancestral da comunidade Kalunga, juntamente com toda exuberância única e inconfundível do Cerrado, representa terreno fértil para o artista e lhe fornece matéria prima.
A exposição contará com telas, desenhos em papel, assemblages e intervenções no espaço, criando dessa maneira um site especific que dialoga com o acervo do museu. A técnica da assemblage se dá por meio de colagens feitas em pedaços de madeira encontradas em suas andanças quando ainda morava em São Paulo. Como ele mesmo gosta de dizer, é uma espécie de “arqueologia do cotidiano”. Suas intervenções geométricas remetem a artistas como Farnese Andrade, pelo peso da madeira e às formas gráficas de Mondrian. Vem daí a origem do nome de sua obra “F.M.S. 17, Farnese Mondrian do Sertão”, que será doada ao acervo do Museu Afro.
Para Kboco, a mudança da cosmopolita São Paulo para o interior de Goiás é uma escolha de vida, uma imersão profunda na cultura da região, enriquece sua arte universal.
“O sertão é do tamanho da gente”, Guimarães Rosa.
A exposição é resultado do projeto de fomento à arte pelo Fundo de Cultura de Goiás e contará com catálogo e vídeo do processo criativo do artista, além de atividades no núcleo educativo do museu.
Serviço:
Abertura da exposição “Sertão Expandido”, de Kboco
Data: 23 de junho de 2018
Das 11 às 17 horas
Período da Exposição: de 23 de junho a 25 de agosto
Local: Museu Afro
Imagens de divulgação: Crédito: Fernando Martins