Começa em Trindade a campanha Goiás contra o Aedes

 

39_MFP_160_portalfeA primeira ação do movimento Goiás contra o Aedes  nas ruas começa nesta quarta-feira, dia 16, por Trindade, com a retirada de lixo e entulho, além de atividades de educação e conscientização. A concentração é na Escola Estadual Abrão Manoel da Costa, na Vila Pai Eterno. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros Militar e prefeitura da cidade.

“Essa é uma ação piloto que será replicada até 31 de janeiro em todos os 3,12 milhões de imóveis localizados nos municípios goianos”, afirma o secretário da Saúde Leonardo Vilela. Participarão da iniciativa os 2.700 agentes de combate a endemias e 8.079 agentes comunitários de saúde. “Esperamos contar ainda com o apoio valioso de voluntários, como os clubes de serviços Rotary e Lions, escolas, professores, associações de classe, sindicatos, entre outros. Após 31 de janeiro, novas visitas serão realizadas em fevereiro, abril e junho a fim de garantir que todos os imóveis sejam vistoriados e seus proprietários orientados,” ressalta.

dengue 2Em Trindade, cada quarteirão terá uma equipe formada por um coordenador de quarteirão do Corpo de Bombeiros, um agente de combate a endemias, três voluntários, um bombeiro mirim e um agente comunitário da saúde. Serão 194 agentes comunitários de saúde do município e 66 agentes de combate a endemias, sendo 17 da Regional de Saúde.

Meta
Até 31 de janeiro, a meta do Governo de Goiás é percorrer todos os domicílios goianos, conforme o Plano Nacional de Defesa Civil. “Vamos verificar todos os imóveis com os agentes de saúde para intensificar o combate ao mosquito”, diz o chefe do Departamento de Minimização de Desastres, Ameaças e Riscos do CBM-GO, tenente coronel Pedro Carlos Borges de Lira.

bannerdengueAlém das ações nos municípios goianos, o Corpo de Bombeiros está trabalhando em conjunto com a SES-GO no monitoramento dos casos notificados e bloqueados das doenças transmitidas pelo Aedes. Para isso, uma equipe do CBM-GO está atuando na Sala de Situação com foco em Aedes aegypti, que funciona no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS), na sede da Secretaria.

O Governo de Goiás também está trabalhando no apoio à instalação dos Comitês Municipais de Combate ao Aedes aegypti. O trabalho está sendo realizado através das 42 unidades do Corpo de Bombeiros e das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e das 18 Regionais de Saúde do Estado.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *