CIDADE DO BEM-ESTAR – São João d’Aliança celebra a força da mulher e da felicidade.
Com visita da educadora e escritora Cosete Ramos e da embaixatriz da Áustria, Angelika Scholz, e a realização da 1ª conferência da Liga de Mulheres da Chapada, município reforça compromisso com igualdade de gênero e promoção da felicidade coletiva, se tornando palco de encontros voltados ao bem-estar social, à igualdade de gênero e ao protagonismo das mulheres no cenário público.
Roberto Naborfazan
No dia 21 de julho deste ano, São João d’Aliança foi palco de um encontro significativo que reforça o compromisso da atual gestão com a valorização da mulher, o bem-estar coletivo e o fortalecimento da participação feminina nas decisões públicas.
A cidade recebeu a ilustre visita do grupo de mulheres da Ama Brasília, liderado por Cosete Ramos Gebrim, educadora, escritora e fundadora do movimento Brasília Capital da Felicidade. Também compôs a comitiva a embaixatriz da Áustria, senhora Angelika Scholz, que acompanhou o grupo em um roteiro por pontos turísticos e culturais da cidade.
Durante a visita, as convidadas conheceram a Cachoeira do Bonito, a Praça do Skate, a Secretaria Municipal de Cultura, entre outros locais emblemáticos. O grupo almoçou no tradicional restaurante Chapéu de Sol e finalizou o passeio com um lanche na residência do secretário de Turismo, Gelson Martins, e sua esposa, Cleuza Brandão, que atuaram como anfitriões e idealizadores da recepção.

Palestra sobre felicidade inspira autoridades locais
O ponto alto da visita foi a palestra ministrada por Cosete Ramos Gebrim na sede da Prefeitura. O evento reuniu o prefeito Genivam Gonçalves, vereadores, secretários e representantes do comércio local. O tema do encontro — “Felicidade” — foi apresentado de forma profunda e provocadora, despertando reflexões sobre o papel do poder público na promoção do bem-estar coletivo.
Cosete, é idealizadora da AMABRASÍLIA e do Movimento Brasília Capital da Felicidade, já atuou como professora na Universidade de Brasília (UnB) e no Ministério da Educação, é autora de mais de 50 livros, além de ser uma referência nacional em temas como empatia, propósito e qualidade de vida.

Em sua fala, destacou que a felicidade precisa ser vista como um valor estruturante da vida pública: um compromisso com a dignidade e o bem-estar das pessoas.
“Refletir sobre a felicidade — mesmo diante dos desafios diários — é essencial, especialmente na vida pública. Buscar o bem-estar das pessoas é também promover empatia, qualidade de vida e esperança”, declarou a educadora, em um momento de grande conexão com o público.


1ª Conferência da Liga de Mulheres
A valorização da mulher em São João d’Aliança também ganhou espaço com a 1ª Conferência Livre da Liga de Mulheres da Chapada, realizada no município no dia 28 de julho, como parte da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. O evento reuniu lideranças femininas regionais sob o lema: “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
Com presença marcante da primeira-dama Angélica Parca, o encontro proporcionou um ambiente de escuta ativa, construção coletiva de propostas e fortalecimento da representatividade feminina nas esferas públicas.
A conferência foi coordenada por Mara Dall’Negro e organizada por Cleuza Brandão, cofundadora da Liga.
“Foi uma verdadeira troca de ideias com mulheres que nos inspiram e nos mostram que o caminho da igualdade se constrói com coragem, voz e participação ativa”, destacou o prefeito Genivam, presente no evento ao lado de sua esposa.

A primeira-dama angélica Parca fez questão de agradecer a todas as mulheres que participaram da 1ª conferência e da programação com Cosete Ramos, em especial:
Angelika Scholz – Embaixatriz da Áustria no Brasil
Débora Domingues – Ex-prefeita
Mariinha Araújo – Secretária de Assistência Social
Maria da Conceição Ferreira (Marieta) – Secretária de Finanças
Lilian Ferreira – Vereadora
Luciana Dalla Nora – Vereadora
Rasthiane Barcelos – Presidente do Conselho da Mulher
Maria Lúcia Gudinho – Secretária de Igualdade Racial (Cavalcante)
Celira Cristina – Vice-prefeita de Cavalcante
Olgamir Ferreira – Professora da UnB e representante do CNDM
Núbia Santana – Cineasta e representante do Instituto Lumiart
Luciana Luppy – Atriz e mediadora
Karla Abreu – Representante da promotora Úrsula Catarina
Aleska Ferro e Ana Paula – Coordenadoras de grupo temático
Aldivane Gonçalves – Cerimonialista
E tantas outras mulheres que atuam diariamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres
Sob a coordenação do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a iniciativa busca a ampla participação das diversas vozes de mulheres representadas por entidades, organizações e movimentos sociais, estabelecendo um diálogo entre sociedade civil e órgãos de promoção de políticas para as mulheres municipais, estaduais e do Distrito Federal, além do governo federal.

A 5ª CNPM vem reforçar pilares para a melhoria de vida real das mulheres, como autonomia econômica; igualdade de gênero dentro e fora do ambiente de trabalho; enfrentamento à violência, assédio e discriminação; acesso às políticas públicas; e claro, estimular maior participação das mulheres na política e em espaços estratégicos. A transversalidade das ações permanece como princípio norteador do encontro.
Um futuro com mais amor, união e propósito
Os eventos realizados marcam um importante capítulo no fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão e no incentivo à cultura do bem-estar. Com ações concretas e espaços de diálogo, São João d’Aliança mostra que está no rumo certo: promovendo inclusão, respeito, diversidade e felicidade.