Chapada dos Veadeiros: Palestras e oficinas marcaram o Circuito do Conhecimento

Participantes do Circuito do Conhecimento e II Encontro Brasil Central de Turismo promoveram discussão sobre o uso das Unidades de Conservação como atrativo turístico e a profissionalização e troca de experiências entre diferentes regiões turísticas goianas.

O evento foi uma ação conjunta do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, o SEBRAE Goiás, o
CMBio e a prefeitura de Alto Paraíso.

Roberto Naborfazan**

Aumentar o conhecimento da comunidade local sobre a importância dos atrativos turísticos naturais, promover a troca de experiências, e discutir o desenvolvimento da região dos parques e demais unidades de conservação (UCs) do estado de Goiás. Essa foi a discussão e troca de experiências que a Goiás Turismo promoveu na região da Chapada dos Veadeiros, entre os dias 13 e 16 de dezembro, na cidade de Alto Paraíso, durante o Circuito do Conhecimento e II Encontro Brasil Central de Turismo.
O evento foi uma ação conjunta do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, o SEBRAE Goiás, o ICMBio e a prefeitura de Alto Paraíso. O SEBRAE realizou encontros entre micro e pequenos empresários do setor de turismo da região Centro-Oeste e rodadas de negócios com empresários e pequenos produtores locais. A presença de gestores e empresários dos outros estados da região central do Brasil – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal -, deu importante passo rumo a inserção de um link para a criação de roteiros turísticos integrados interestaduais.
Dentro do Circuito do Conhecimento, grandes nomes ligados ao turismo preencheram a programação com palestras voltadas para o ecoturismo e turismo de aventura.
Agnaldo Araújo, representante da secretaria de turismo de Alto Paraíso, deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância do evento na busca de novas alternativas que potencializem o turismo ecológico e de aventura na Chapada dos Veadeiros.
Segundo o gerente de Projetos, Produtos e Pesquisas Turísticas da Goiás Turismo, João Lino “O evento teve como objetivo integrar ações e mostrar um novo planejamento do Projeto Encontro Brasil Central de Turismo, do SEBRAE, para 2017 e ainda levar o conhecimento de pessoas técnicas com foco no ecoturismo e no turismo de aventura”, destacou.
“A intenção da Goiás Turismo foi de apresentar uma profissionalização para esse seguimento e uma perspectiva de novos produtos, novos formatos na elaboração desses produtos e na qualificação da mão de obra e dos prestadores de serviços.
Essa integração não aconteceu só no ponto de vista empresarial, mas também territorial. A gente acredita justamente nisso, que Goiás tem uma força muito grande para ser apresentada ao Brasil e também para o mundo, visando justamente potencializar o setor de ecoturismo e turismo de aventura, no qual a Chapada dos Veadeiros é o nosso grande destino. A grande participação de empresários e trabalhadores do setor, oriundos de regiões turísticas de Goiás como Pirenópolis, Serranópolis, Formosa, Cavalcante, Corumbá, Alto Paraíso, Vila de São Jorge, Goiânia e Mineiros, mostra que conseguimos uma representatividade muito grande, o que nos faz crer que essas ações devem ser multiplicadas. No ano que vem deveremos continuar com o Circuito do Conhecimento e com as ações na Chapada dos Veadeiros, que é uma região prioritária para a Goiás Turismo”, concluiu João Lino.

Ações gastronômicas
Como forma de incrementar a programação do Circuito do Conhecimento e II Encontro Brasil Central de Turismo, e oferecer uma ação diversificada e agradável, a Goiás Turismo promoveu ações gastronômicas nos dias 16 e 17 de dezembro na Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, no distrito de São Jorge. Chefs nacionais e chefs locais fizeram aulas show e oficinas especiais, que incluíram o uso de alimentos orgânicos, cozinha vegetariana e vegana, e slow food. Participaram os chefs Edu Rejala, Renato Valadares e Emiliana Azambuja, que fizeram um mix de palestras técnicas e gastronomia.

SEBRAE
O gerente regional do SEBRAE (nordeste goiano), Cleber Chagas, lembrou que o órgão tem duas formas de atuação – o atendimento individual, que está disponível à todo e qualquer empreendimento, seja qual for o setor de atuação, e também o atendimento aos projetos coletivos, onde se trabalha determinados seguimentos. Na Chapada dos Veadeiros o SEBRAE trabalha há mais de vinte anos o seguimento do Turismo.
Nesse evento, o Circuito do Conhecimento e II Encontro Brasil Central de Turismo, o SEBRAE trabalhou temas como a psicologia da aventura, em que o guia ou condutor, por exemplo, vai mostrar para o turista o sagrado da natureza, encantar e conscientizar esse turista.
Outras temas de palestras como parceria publico/privado, governança e desenvolvimento territorial, acessibilidade aos atrativos também foram abordados e que estavam abertos para participação de todos.
“Efetivamente, os empresários da região que participaram fizeram bons negócios, descobriram, por exemplo, que aqui mesmo eles podem adquiri produtos que não imaginavam ter, produtos que se deslocavam trezentos quilômetros para comprar sendo que tem aqui no quintal de casa, fortalecendo o pequeno produtor, além de estar ajudando a desenvolver o local que ele escolheu para estabelecer seu negócio”, frisou o gerente do SEBRAE. (Ouça aqui https://youtu.be/1KlWUQyV72U a entrevista, sem cortes, com Cleber Chagas, para a Rádio Paraíso FM).

**Com dados da Assessoria de Comunicação da Goiás Turismo

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *