CHAPADA DOS VEADEIROS – Centro de Convenções e gestão das Cataratas dos Couros entram na pauta das autoridades.
Em café da manhã com o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Ayres Filho, autoridades políticas de Alto Paraíso de Goiás abrem caminhos para importantes ações na região da Chapada dos Veadeiros.
Roberto Naborfazan
O prefeito Martinho Mendes, em companhia do presidente da Câmara de vereadores, Tito, do secretário municipal de Turismo, Moisés Neto e do vereador Claudiomar, recebeu na manhã desta sexta-feira, 12, o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Ayres Filho.
Político experiente, já foi prefeito de Dianópolis (TO), sua terra natal, e recentemente assumiu interinamente o Ministério do Turismo, a pedido do presidente Bolsonaro, Hercy Filho transmitiu excelentes orientações as lideranças políticas de Alto Paraíso de Goiás, além de se colocar a disposição para auxiliar nas demandas do município no setor do turismo em Brasília.
Entre as demandas expostas por Martinho, Tito, Claudiomar e Moisés a Hercy Filho, estão a municipalização da área que abriga as Cataratas dos Couros, hoje sob a tutela do INCRA, os recursos destinados aos municípios através do Investe Turismo, a possível criação de um selo de qualidade ambiental aos empresários do ramo de hospedagens em geral, pelo Ministério do Turismo, e a busca por recursos para a construção do Centro de Convenções da Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso de Goiás, com sala multiuso para setecentas pessoas.
“Alto Paraíso de Goiás tem o turismo como um produto consolidado. Precisamos dar as ferramentas necessárias aos empresários para que eles invistam em inovação e qualificação, com apoio dos poderes públicos constituídos. O Programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, visa acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, tendo como alvo a geração de empregos, onde cento e cinquenta e oito municípios brasileiros são o foco de um amplo pacote de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing. O investimento inicial será de R$ 200 milhões.” Apontou Hercy Filho.
Os vereadores Tito e Claudiomar afirmaram que a Câmara de vereadores tem trabalhado coesa no apoio as ações que geram empregos e rendas para a comunidade, e que o setor turístico é o grande propulsor direto e indireto do desenvolvimento socioeconômico de Alto Paraíso de Goiás.
O prefeito Martinho Mendes agradeceu a visita do chefe de gabinete, lembrando que o projeto de construção do Centro de Convenções já está pronto e pago, com apoio e recursos do Ministério do Turismo, e que agora a batalha será buscar, através de convênios e emendas de bancada, o valor necessário para a realização de uma obra que é de interesse de todos os municípios que compõem a Chapada dos Veadeiros. No que foi corroborado pelo secretário municipal de Turismo, Moisés Neto.