CARNAVAL NA COLMÉIA – Extradição de Zambelli pode sair esta semana. Julgamento foi retomado nesta terça-feira.
Corte italiana retoma julgamento da ex-deputada nesta 3ª e pode por fim à novela iniciada em maio de 2025, com sua fuga do Brasil para não ser presa.
Por Helcio Zolini*
A Corte de Apelação de Roma retoma nesta terça-feira (10) o julgamento do caso da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
Ela está detida na prisão de Rebibbia, na capital da Itália desde 29 de julho do ano passado, depois de ter sido condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No julgamento, os magistrados italianos vão decidir se acatam o pedido de extradição feito pelo Brasil para que ela retorne ao país e cumpra a pena em território brasileiro.
Em outubro, o Ministério Público da Itália deu parecer favorável à extradição. Mesmo assim, o processo já foi adiado quatro vezes, após a defesa de Zambelli apresentar novos recursos. Um deles foi em função de um pedido de substituição do juiz responsável pelo processo.

De outra vez, em dezembro, o tribunal italiano adiou a decisão sobre a extradição após a defesa de Zambelli pedir mais tempo para analisar os documentos enviados pelo STF.
Os advogados da bolsonarista, haviam argumentado que ela sofre perseguição judicial e política no Brasil, e questionado a situação carcerária no país, que, segundo eles, ofereceria riscos para o eventual cumprimento da pena.
Zambelli possui dupla cidadania (brasileira e italiana) e se valeu dessa condição para fugir para a Itália e, assim, tentar escapar da condenação no Brasil. Ela foi condenada em dois processos, ambos transitados em julgado.
Um deles, por contratar um hacker para inserir um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes no sistema do CNJ.
O outro, por perseguir com uma arma em punho, um homem pelas ruas de São Paulo, na véspera da eleição de 2022.
Tudo indica que a Corte italiana deverá acatar o pedido da Justiça brasileira. Caso essa tendência se confirme, é bem provável que Zambelli chegue em tempo de passar o Carnaval no Brasil.
Não na avenida, mas numa ala especial da Penitenciária Feminina do Distrito Federa l, conhecida como Colmeia, para onde deverá ser levada, tão logo desembarque em solo brasileiro.
**FONTE: Portal iG


