CAMPOS BELOS – Ser Natureza apresenta resultados de recuperação em nascente do Córrego Baunilha

Cristiani Honório**

Recuperação de nascente em Campos Belos

O grupo de trabalho do Projeto Ser Natureza, de Campos Belos, reuniu-se na última semana, na sede do Ministério Público local, para conhecer o relatório sobre o resultado com o plantio das mudas na primeira das quatro propriedades rurais onde serão realizadas as ações de recuperação do Córrego Baunilha que, junto com o Rio Montes Claros, é manancial de abastecimento da cidade.

A equipe já havia estado na Fazenda Baunilha para visita a campo, tendo como participantes o promotor de Justiça Bernardo Monteiro Frayha, o representantes da Saneago, Vilomar de Souza; da Emater, Rodrigo Gomes de Oliveira; da Secretaria de Meio Ambiente de Campos Belos, Leandro Silva Oliveira e Ismael Borges da Silva Neto; da UEG, Willian; do IF Goiano, Fabiano Arantes, Heleno Alexandrino de Lima Filho e Francielle Rego Oliveira Braz; além do dono da fazenda, João José da Silva.

As ações desta etapa incluíram o  plantio de mudas próximo à nascente, tendo sido negociada com o produtor a proteção contínua das áreas de preservação permanente existentes na fazenda, através de seu cercamento. Providência que contará com o apoio da Emater para o cálculo do material necessário, e a destinação dos produtos pela Saneago, a partir de intermediação do MP. Uma vez recebido o material, o proprietário deverá fazer o cercamento até o final de julho.

As atividades tiveram início em meados de outubro, logo após a apresentação do projeto técnico pela Emater. Embora o projeto contemple as práticas de conservação de solo, a sua aplicação não será necessária em razão do bom estado do terreno, conforme atestaram os técnicos presentes ao encontro, assim como o fazendeiro que afirmou ter feito cacimbas no local, reafirmando a sua satisfação em ter aderido ao Ser Natureza.

Avaliação

Participaram da reunião de avaliação, além do promotor de Justiça, demais integrantes do grupo de trabalho.

Participaram da reunião de avaliação, além do promotor de Justiça e demais integrantes do grupo de trabalho, as analistas da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (Caej) Maria José Ferreira Soares e Adriane Chagas, que prestam assessoramento ao Projeto Ser Natureza do Ministério Público de Goiás, o qual é vinculado ao Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

Conforme esclarecido pelo técnico Oldemar Filho, da Emater, os trabalhos na fazenda foram realizados em parceria com a Saneago e seu proprietário, João José, sendo que, das 200 mudas usadas na recomposição da área, 75,5%, ou seja, 151, obtiveram êxito. As espécies, tais como o bacupari, angico embaúba, Ipê e frutíferas, foram produzidas pela UEG e IF Goiano e, a partir de agora, será feito o coramento (limpeza ao redor da muda) e aceiro (limpeza na área das estacas), cujo serviço será feito em parceria com a Secretaria de Obras do município, que vai colocar um servidor e maquinário para ajudar João José.

Em relação ao projeto, o promotor de Justiça afirmou: “a proposta é um sucesso, além da recuperação das nascentes, está havendo a conscientização ambiental com o Projeto Ser Natureza, por meio da educação ambiental, que está sendo desenvolvida nas escolas municipais de Campos Belos. Além disso, as reuniões com o grupo de trabalho são sempre produtivas e o trabalho realizado já mostrou muito resultado, além da aceitação

do proprietário rural em realizar o projeto em sua propriedade e o reconhecimento por ele dos resultados positivos obtidos.”

Destaca-se também o engajamento dos parceiros para o alcance dos resultados.

Além da avaliação das atividades de crescimento e plantio, a reunião teve como objetivo o planejamento da próxima etapa, com a elaboração do plano de ação, ficando acertado com a Emater a elaboração do projeto técnico das três propriedades e que será apresentado ao grupo e aos produtores rurais no mês de agosto.

** FONTE: Comunicação Social do MP-GO

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *