Campos Belos: Inaugurada sede da Câmara Municipal

Prédio da nova Câmara municipal de Campos Belos

Roberto Naborfazan

A população de Campos Belos, município goiano limítrofe com o estado do Tocantins, amanheceu em festa no dia 20 de dezembro último. É que naquele dia foi inaugurada a nova sede do legislativo municipal, construída com recursos do duodécimo (repasse da prefeitura) e que possibilitará mais conforto e comodidade para o povo assistir aos debates das ações dos vereadores eleitos com seu voto.
Fogos de artifícios saudaram a chegada dos convidados e, as 9:00horas, ao som do hino nacional brasileiro, impecavelmente executado pela Banda Municipal Nossa Senhora da Conceição, sob a regência do maestro Elizafâ, foram hasteadas as bandeiras de Campos Belos, de Goiás  e do Brasil.
O novo prédio, com instalações modernas, ganha o nome de Avelino Antonio Mendes, uma das mais expressivas lideranças políticas de Campos Belos e região. A edificação já é citada como modelo para o nordeste do estado.
Para o corte simbólico da fita de inauguração e descerramento da placa, foram convidados para se unirem as autoridades a viúva do homenageado, Dona Cassimira Francisca de Oliveira Mendes e seu filho Milton Mendes.
Já no amplo auditório da nova sede, compuseram a mesa todos os vereadores, o prefeito Neudivaldo Sardinha (PP) e a primeira-dama Lucélia Silvério dos Reis, o deputado federal Pedro Chaves(PMDB), o ex-prefeito Aurolino Ninha(DEM), o Diretor da UEG – Campos Belos Rosolindo Neto, Valdeci Nascimento, ex- presidente da casa, Pablo Geovanni, representando o deputado federal licenciado e secretário da Casa Civil Vilmar Rocha(PSD), José Moreira, presidente da União dos Vereadores de Goias, prefeito de São Domingos, Oldemar Almeida (PMDB), vereador por Monte Alegre Tico dos Kalungas e o pastor Newton Jackson.
O presidente da Câmara Sebastião José Ferreira (Tião do Crisa) abriu a sessão de inauguração e passou a presidência para o deputado Pedro Chaves que autorizou o início dos discursos passando a palavra para Milton e Hamilton Mendes, que falaram  em nome dos familiares de Avelino Mendes.
Milton resumiu em poucas palavras a emoção da família ao receber tão relevante homenagem. Agradeceu ao vereador Juranda pela propositura do projeto que culminou na homenagem.
Emocionado, Hamilton citou a trajetória de vida pessoal e política de seu pai, lembrando que ele ocupou os principais cargos políticos de Campos Belos, visto que foi vereador, vice-prefeito e prefeito, sendo uma das expressivas lideranças políticas da região até o fim de seus dias,  deixando o grande legado de amor, perseverança e dignidade para sua família e toda a comunidade.
Em seguida, o presidente da Câmara Sebastião Ferreira (Tião do Crisa) fez um breve relato de sua passagem pela presidência da casa.
Eleito presidente em dezembro de 2010, Tião relata que lhe foi solicitado pelos vereadores e membros da sociedade que concluísse a obra da Câmara Municipal e ele passou, desde o primeiro momento, a buscar meios para realizar a grande empreitada.
“foram seis meses de muito trabalho, cortando despesas, enfrentando dificuldades financeiras para conseguir concluir a obra desta casa de leis para o povo de Campos Belos. Quero agradecer ao prefeito Sardinha pela parceria que foi fundamental para a realização de tudo isso. Só temos débitos com a prefeitura, pelo adiantamento do duodécimo, não há dividas com mais ninguém, graças a Deus. Agradeço também ao ex-prefeito Ninha, que ainda em seu governo fez a doação do terreno. Agradeço também (pausa causada pelo forte emoção) ao povo de Campos Belos que me confiou seu voto e me proporcionou tão grande emoção de realizar esta obra que era um sonho de todos nós” concluiu o presidente da casa.
Já o prefeito de Campos Belos, Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha,  lembrou a amizade de seu pai, Agripino Xavier, com o ex-prefeito Avelino Mendes e toda sua família, citou as dificuldades e perspectivas de desenvolvimento, os sonhos daqueles pioneiros na década de 60.
Narrou a história da família de Avelino, oriundos da Bahia, que ao chegar a Campos Belos se instalou na localidade que passou a se chamar vila dos baianos, hoje Vila Baiana. Referenciou a viúva de Avelino, dona Cassimira e citou nominalmente todos os parentes presentes.
Sobre a construção da nova sede, Sardinha expôs a importância de cada ex-presidente da casa no processo, citando nominalmente cada um e o passo dado em cada gestão.
“Tenho muita satisfação em ver o fruto da parceria que fizemos com o poder legislativo para a construção dessa obra. A prefeitura tem um saldo a receber da Câmara e isso será negociado. A honradez e persistência do presidente Sebastião Ferreira nos contagiou e nos motivou a enfrentar os desafios desta parceria. Cada ex-presidente aqui nominado teve sua importante participação e Deus permitiu que a conclusão ficasse a cargo do Tião do Crisa, um guerreiro que dedicou nos últimos meses todos os momentos de sua vida para esta obra.” Frisou o prefeito
Prefeito que assinou o termo de doação do terreno onde foi construído o prédio da Câmara, Aurolino Ninha, disse em seu pronunciamento que o primeiro passo para construção da obra se deu graças a uma desavença entre ele e o então presidente da Câmara José Aires. Segundo Ninha, por ser adversários, José Aires adotou a obra como objetivo  e essa pequena divergência se tornou em uma boa obra para a população de Campos Belos. Citou ainda a trajetória de Avelino Mendes e o fato de ter sido como seu vice  que Avelino assumiu o comando da prefeitura por três anos.
Convidado para falar em nome dos prefeitos vizinhos, Oldemar Almeida, prefeito de São domingos, cumprimentou o presidenta da Câmara Sebastião Ferreira pela conclusão de tão importante obra. Pediu desculpas pela ocasião, mas aproveitou o momento para fazer um desabafo em relação a situação das rodovias GO- 447 e GO-459 que ligam Divinopólis a Vazante e Vazante a Campos Belos, respectivamente. “Estou indignado com a situação da estrada que liga nossos municípios. Temos milhares de cabeças de gado para serem transportadas e não podemos devido às condições miseráveis dessas rodovias. Nossos grandes atrativos turísticos não estão sendo visitados porque os turistas não tem onde passar. Não estamos pedindo asfalto, porque isso já nos foi prometido muitas vezes, queremos que pelo menos o governo mande dar a mínima condição de tráfego. Nossa região precisa ser respeitada, afinal, esse governo disse que começaria sua administração pelo nordeste goiano” exaltou Oldemar.
Autor do projeto de lei que deu ao prédio da Câmara o nome do ex-prefeito Avelino Antonio Mendes, o vereador Jurandi José dos Santos (Juranda) citou o homenageado como referencia para sua vida pessoal e política “Quero te disser Milton, que as orientações recebidas de você e seu pai foram de muita importância na minha vida e na de meus irmãos, através do esporte e dos exemplos de sua família nos tornamos pessoas de bem e eu cheguei onde estou, tenho muito orgulho de ter feito essa homenagem ao seu pai” frisou o vereador. “Ressalto aqui a presença do nosso deputado federal Pedro Chaves. Eu tinha certeza que só o senhor viria nos prestigiar nesse evento, deputado. Fosse em época de eleições teríamos aqui vários políticos ou assessores com suas malas pretas. Nossa população precisa ficar atenta a isso, saber quem gosta de nós o tempo todo e não só em momentos de campanha eleitoral” desabafou Juranda.
Fizeram também o uso da palavra os vereadores Gilbertinho, José Domingos, Brasilino, Carlinhos do America, Sargento Abreu, Pedro Cardoso e José Aires, além de Valdeci Nascimento, Pablo Geovanni e José Moreira, Presidente da UVG.
Destaque para os discursos de José Aires e Valdeci Nascimento, além de discorrerem sobre o histórico da construção da obra inaugurada, ambos afirmaram que devem o inicio de suas vidas políticas ao ex-prefeito Fernando Júlio Terra (PMDB), presente a solenidade.
Encerrando a cerimônia de inauguração, o deputado federal Pedro Chaves, nordestino goiano, natural de São Domingos e cidadão camposbelense, parabenizou o vereador Juranda pela propositura e a todos que contribuíram para que fosse dado o nome de Avelino Mendes ao prédio, “Não haveria nome melhor, a honradez e a sabedoria política de “Seo” Avelino era impar. Todas as vezes que vim à Campos Belos, nunca deixei de visitá-lo e aprender  com ele” afirmou.
Aproveitou para fazer um pequeno balanço de suas ações em prol do município de Campos Belos em 2011, enumerou vários recursos já disponibilizados para o município, entre eles, mais de 01 milhão de reais do PAC para a área da saúde através da FUNASA, e a chegada de mais um caminhão coletor de lixo. “São ações que fazemos com muita luta e perseverança para bem representar a confiança que a população de Campos Belos sempre nos confiou, para se ter uma idéia, foram apresentadas mais de 34 milhões de propostas para o PAC e havia menos de 2 bilhões de recursos, então tivemos que fazer uma atuação parlamentar muito forte para que Campos Belos estivesse incluso nessa distribuição” finalizou Pedro Chaves.
Políticos de municípios vizinhos, ex-prefeitos, lideranças partidárias, empresários de todos os segmentos e grande número de populares prestigiaram o evento.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *