Campos Belos: Educação priorizada no município

O PROERD atendeu sete turmas em 2011, totalizando 268 alunos. No detalhe, o reconhecimento dos formandos ao trabalho do SubTenente Perez junto a comunidade

Ro­ber­to Na­bor­fa­zan

Com a crescente demanda comercial, industrial e social no município de Campos Belos, que conta hoje com aproximados vinte e cinco mil habitantes, é cada vez maior a necessidade de mão de obra especializada em todos os setores; Para atender essa demanda, o prefeito Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha (PP) tem investido forte na área da educação. Suas andanças por Brasília e Goiânia em busca de parcerias com os governos estadual e federal tem gerado bons frutos, o maior exemplo é a conquista de uma unidade do Instituto Federal para o município. Seguindo determinação do prefeito, a secretária municipal da educação Odiva Silva Xavier buscou formar uma equipe competente que a tem auxiliado em importantes ações para o setor educacional Camposbelense “Sabemos que as necessidades da área educacional em Campos Belos, como em todo o País, são muito grandes. Buscamos realizar importantes melhorias com a implantação do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, bem como nas condições de trabalho de nossos professores e demais servidores da educação. Para isso recebemos todo o apoio do prefeito Sardinha. Em 2012 são excelentes as perspectivas para o setor e temos certeza que nosso prefeito receberá o apoio da presidente Dilma e do governador Marconi Perillo” ressalta a secretária Odiva.
De acordo com dados da Secretaria de Educação, entre várias conquistas, merecem destaque as seguintes ações:

Formação pela escola
O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE, “Formação pela Escola”, já é realizado no Município de Campos Belos desde 2008, pela Tutora Municipal Ana Serafim. O Programa trabalha para formação de agentes envolvidos com a gestão escolar, execução, acompanhamento, prestação de contas dos programas e ações do FNDE/MEC, tanto da rede municipal como da estadual.
Neste ano de 2011 foram trabalhados os seguintes Módulos: FUNDEB, Controle Social para Conselheiros (CSC), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programas do Livro (PLI), atendendo cada módulo o mínimo de 25 e o máximo de 40 cursistas.
A maioria dos cursistas atingiu uma carga horária de 200h, agregando amplo conhecimento dos referidos programas e ações.
O principal objetivo do Programa Formação pela Escola é levar orientação ao maior numero de pessoas, para que estas possam auxiliar no seu local de trabalho, evitando erros, ajudando no acompanhamento e execução das ações, proporcionando assim, a gestão democrática, a cidadania.
Os encontros presenciais foram realizados na Escola Municipal Dom Alano, onde há espaço propício e ainda a disponibilização do Laboratório de Informática para tirar dúvidas dos cursistas e também,realização das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem: o Moodle. Em 2011 o Programa atendeu aproximadamente 50 cursistas. A perspectiva para 2012 é que o atendimento possa atingir maior número de pessoas, envolvendo a comunidade local.

Atendimento Educacional Especializado – AEE
Em 2011 foi implantada na Escola Municipal Professora Joana Oliveira Miranda a Sala de Recursos Multifuncionais, espaço onde é realizado o Atendimento Educacional Especializado-AEE a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, superdotação.
É um espaço organizado com mobiliário, material didático-pedagógico, equipamentos e recursos de acessibilidade para o atendimento aos alunos no contra-turno, ou seja, no turno inverso ao da sala de aula comum que eles frequentam.
De oferta obrigatória pelos sistemas de ensino, o AEE é um serviço da educação especial que complementa a formação do aluno, tendo em vista a sua autonomia na escola e fora dela.
São conteúdos do AEE: a Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS; Língua Portuguesa na modalidade escrita; produção e adequação de materiais didáticos e pedagógicos com base em imagens; orientação e mobilidade; tecnologias de informação e de comunicação acessíveis; recursos ópticos e não-ópticos; produção de textos com caracteres ampliados; estimulação visual; comunicação alternativa e aumentativa-CAA e recursos de acessibilidade.

Festival de Música e Poesia
Nos dias 30 de setembro e 21 de outubro de 2011, as escolas municipais, coordenadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizaram o Primeiro Festival de Música e Poesia (FESTIMPE), com o objetivo de promover a interação entre unidades escolares e entre estas e a comunidade local, para incentivar a produção artística-musical e poética.
O evento é fruto do Projeto Cultura e Aprendizagem na Escola por meio da Música e da Poesia, que foi coordenado pela Professora Maria da Conceição S. Santos e desenvolvido no período de maio a novembro de 2011. Nos momentos de sensibilização nas escolas contou com a participação especial de artistas da terra, como: José Luís Batista, Enéias Pondé, Jeriel, Paulinho Muniz, Profª Samara e pela Banda Municipal Nossa Senhora da Conceição, culminando com várias produções e interpretações artísticas dos alunos.
Ao final da segunda fase foi realizada a entrega dos prêmios aos vencedores nas respectivas categorias pelo Prefeito Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha, pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Odiva Silva Xavier, e pelo Diretor de Cultura, Antônio Muniz.

Educação Infantil
O encerramento das atividades letivas na Educação Infantil ocorreu na segunda quinzena de dezembro de 2011, com a formatura de 263 pré-escolares de três escolas municipais que ofertam educação para crianças de 4 e 5 anos de idade. São elas: Escola Municipal ProfªZilma Aparecida Mendes de Oliveira, Escola Municipal Mariana Pereira Magalhães e Escola Municipal Vereador Osvaldo Alves de Souza.
A solenidade de formatura desses pequeninos é um acontecimento muito significativo para eles e para os pais porque marca a conclusão da primeira etapa da Educação Básica.
Nas respectivas solenidades houve belas apresentações musicais, entrega do certificado e lembranças do padrinho e madrinha das turmas, Prefeito Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha e Primeira Dama, Profª Lucélia Silvério dos Reis Oliveira.
Todas as equipes escolares foram parabenizadas pelo brilhante trabalho que realizaram.

Programa Agrinho
O Agrinho é um Programa de responsabilidade social e ambiental do Sistema FAEG/SENAR e Sindicatos Rurais, desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e Municipal por meio das Secretarias de Educação.
No Município de Campos Belos as ações do Programa Agrinho tiveram início no ano de 2010, por iniciativa da Secretária Municipal de Educação, Odiva Silva Xavier, quando aproximadamente 30 professores foram capacitados em Goiânia para desenvolverem atividades nas escolas com o tema: Ética, Cidadania e Meio Ambiente.
Em 2011 o Programa capacitou mais oito professores do Município e contemplou o tema Alimentação Saudável e Meio Ambiente.
ASecretaria de Educação de Campos Belos, com o apoio da Prefeitura local realizou o Primeiro Encontro Municipal de Educação do Programa, nos dias 14 e 15 de abril de 2011, no Salão Paroquial, qualificando 160 educadores, sob a coordenação da Professora Maria da Conceição S. Santos. As Oficinas do Curso foram desenvolvidas pelos Professores da Rede Municipal de Educação de Campos Belos: Vera Lúcia Leite, Ardely Teles, Fátima Rodrigues, Joanildes Barbosa, Marinalva Antônio, José Dias e Diva Vaz.
Entre os meses de maio e outubro, foram realizadas várias atividades com a temática proposta e desenvolvidos alguns projetos como o Horta na Escola e Plantando Consciência de um Mundo Melhor, nas escolas Municipais Dom alano, Niedja de Souza Machado e Jandira da Silva Aires, sob a coordenação dos professores Fátima Rodrigues, Marinalva Antônio e Ardely Teles.
Todos esses Projetos envolveram profissionais da educação, os alunos e a comunidade local em reuniões periódicas, palestras, plantio de mudas, caminhadas ou marchas em praças e ruas da cidade para sensibilizar e orientar a população sobre a importância da alimentação saudável, da arborização e dos cuidados com o meio ambiente, para a melhoria da qualidade de vida humana.

Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) 
O13º Batalhão de Polícia Militar, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Prefeitura, realizou no dia 30/11/2011,no Rotary Clube de Campos Belos,a cerimônia de formatura dos estudantes que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).  O programa foi desenvolvido nas escolas municipais no período de 16 a 30 de Novembro, atendendo onze turmas de 5º ano do Ensino Fundamental em sete escolas, totalizando 268 alunos.
O programa foi coordenado pelo Subtenente Melchisedeck Perez, que trabalhou intensamente durante duas semanas com competência e carisma, promovendo ações conjuntas entre a Polícia Militar, unidades de ensino e famílias dos alunos, visando o comprometimento das crianças e dos jovens com a formação de uma cultura de paz e de valorização da vida, mantendo-se longe das drogas.
Além da presença da comunidade escolar e autoridades, prestigiando a cerimônia de formatura, foi feita a entrega dos certificados aos alunos formados e o Prefeito Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha premiou as melhores redações apresentadas pelos alunos com bicicletas, aumentando assim a emoção dos alunos contemplados. Parte dessa premiação foi patrocinada pelo senhor José Pereira de Souza Miranda, proprietário do Supermercado Compre Bem.

Educação priorizada
Reformas e ampliações
Várias unidades educativas (creches e escolas) receberam reformas e/ou ampliações. Vale destacar as ações na Escola Municipal Profª Joana Oliveira Miranda, onde houve também reforma da cozinha e construção da Sala de Recursos, bem como de pista de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Na Escola MunicipalProfªNiedja de Souza Machado houve maior reforma com a construção da quadra poliesportiva coberta, mais salas de aula, uma sala para o Laboratório de Informática e outra para a Biblioteca Escolar, além de uma nova cozinha, sala da Direção e dos Professores.
Ações semelhantes estão previstas para 2012, como uma grande reforma na Escola Municipal Profª Jandira da Silva Aires e melhorias em todas asescolas e creches.  Com recursos da União, já com previsão orçamentária, será construída uma quadra poliesportiva coberta na Escola Profª Joana Oliveira Miranda e uma escola para a Educação Infantil (Pré-Escola) no setor Buritis, esta obra teve início recentemente, na primeira quinzena de janeiro de 2012. Outros benefícios estão pleiteados para 2012, 2013 e 2014 no Plano de Ações Articuladas (PAR) com boas possibilidades de o Município ser contemplado pelo MEC/FNDE.

Programa Sesi Cozinha Brasil
A vinda do Programa Cozinha Brasil do SESI a Campos Belos, Goiás, em dois momentos em 2011 foi mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o apoio do Prefeito Neudivaldo Sardinha, que não mediu esforços para colaborar com o deslocamento, hospedagem e alimentação das pessoas das duas equipes do SESI, e com o material necessário ao desenvolvimento do Programa nos períodos de 19 a 23 de setembro e de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2011.
O Cozinha Brasil é um programa do Serviço Social da Indústria (SESI) que visa orientar e educar os participantes quanto à aquisição de hábitos alimentares saudáveis e a utilização dos alimentos de forma integral, por meio da preparação de refeições de baixo custo e alto valor nutritivo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos e melhorando a qualidade de vida da população. Merendeiras escolares, membros do Conselho da Merenda Escolar, proprietários de restaurantes, funcionários de padarias e de outros empreendimentos que lidam com o preparo de alimentos, muitos professores, mães e outras pessoas da cidade e da zona rural interessadas participaram durante três dias do curso teórico-prático, ministrado pelas Nutricionistas: Camila Novaes Marinho do SESI de Goiânia, que atuou no primeiro momento e Rafaella Oliveira Campos do SESI de Anápolis, que atuou no segundo momento. Ao todo foram capacitadas 354 pessoas e todas receberam, ao final, um certificado do Programa e um livro colorido com 152 receitas.

Datas Comemorativas
A Secretaria de Educação, visando despertar o sentimento de cidadania e integração social, realiza todos os anos festividades nas principais datas comemorativas do município, estado e federal, vale destacar a participação dos alunos das escolas e creches municipais em atividades relacionadas ao 7 de setembro (Desfile Cívico), Páscoa, Dia das Mães, Dia da Padroeira e Dia da Crianças, entre outras.

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadaniae o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Secretária Odiva entrega, ao lado do prefeito Sardinha, certificado de conclusão aos alunos de Campos Belos

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *