Campanha eleitoral/Quem é quem na disputa em Campos Belos

Centralizada no ferrenho debate entre partidários de Ninha (DEM) e Sardinha (PP), com Elzita Caetano (PT) capitalizando em cima de possíveis excessos de ambos, a disputa pelo cargo maior do executivo municipal esquenta em Campos Belos.

Roberto Naborfazan

A campanha eleitoral em 2012 tende a ser bastante diferente de todas as outras já realizadas no município, que evolui, firmando – se definitivamente como polo propulsor do desenvolvimento regional.
A população mais informada, jovens atuantes, com visão de progresso e opinião mais critica, já não se impressiona com projetos mirabolantes, promessas vazias e ofensas pessoais. Querem ver, ouvir e analisar planos de governos e propostas de cada candidato.
“Essa história de eu fiz isso e aquilo não me conquista mais. Quem foi eleito prefeito e teve oportunidade de fazer, não fez mais que sua obrigação. Esses candidatos preceisam entender que seus projetos para a comunidade de Campos Belos é que serão analisados por nós eleitores. Lógico que quem passou pela prefeitura e teve responsabilidade com o erário tem mais créditos”. Analisa um jovem empresário, de família tradicional no município.
Campos Belos é hoje um centro comercial e estudantil de referencia no nordeste goiano. Sua gestão não pode mais ser focada na pequenez da troca de favores pessoais e no interesse de grupinhos, no caciquismo, muito menos se basear na teoria do absolutismo.
“Precisamos nos atentar no momento do voto, que o administrador municipal além de sua capacidade de gerir o erário local, tem que ser aglutinador, que se relaciona com outros poderes, principalmente com os governos do estado e federal, pois sozinho, apartado de parceiros, jamais conseguirá sanar os graves problemas de infraestrutura, saúde, educação, segurança, enfim, nos setores básicos para o atendimento ao cidadão. É o velho ditado, Caititu fora do bando é comida de onça, e no caso, leva junto a população”. Discorre uma jovem doutora que retornou à campos Belos depois de sua formatura.
Ainda é forte na região o conceito de “currais eleitorais”, principalmente nos distritos e zona rural. Nesses locais será preciso ação mais rigorosa dos órgãos fiscalizadores, pois o troca-troca de votos por benesses efêmeras inda é muito grande.
Na sede do município, com a chegada de novos moradores/eleitores, mais informados, sem elos de parentescos e amizades, muitos com situação financeira e cultural estabilizados, a tendência é de voto mais consciente, observando propostas e maneira de agir dos candidatos.
Nessa primeira matéria sobre a campanha eleitoral de Campos Belos, O VETOR trás o perfil de cada candidato a prefeito, com dados fornecidos pelos próprios no processo de registro de suas candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Buscaremos, no entanto, a cada edição, até o dia 07 de outubro, levarmos ao conhecimento da população todos os acontecimentos da campanha.
Artigos, denúncias (com provas anexas e assinadas), sugestões e criticas poderão ser enviadas para o endereço ovetor@ibest.com.br que depois de analisadas serão publicadas. Anônimos serão deletados.

Confira as declarações de bens dos candidatos nesse link:
http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/abrirTelaPesquisaCandidatosPorUF.action?siglaUFSelecionada=GO 

Veja nos quadros abaixo o perfil de cada candidato:

Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha – (PP) – Candidato da coligação Campos Belos Para Todos, formada pelos partidos PP / PTB / PMDB / PR / PHS / PSD.
Natural de Campos. Data de nascimento 29/08/1960, é casado, empresário e tem curso superior completo. Tem como candidato a vice, Antônio Guedes da Silva – Toninho da Ótica (PMDB).
Bens declarados:

Aurolino Jose dos Santos Ninha – (DEM) – Candidato pela Coligação Transparência Honestidade e Trabalho – formada pelos partidos PDT / PSL / PPS / DEM / PMN / PV / PSDB. Natural de Campos Belos. Data de nascimento 29/08/1942, é casado, engenheiro, tem superior completo. Tem como candidato a vice, José Candido de Souza Cardoso.
Bens declarados:

Elzita Caetano da Silva Batista – (PT) – Partido não coligado. Natural de Damolândia – GO. Data de nascimento 20/10/1955, é casada, Agente Administrativo, tem ensino médio completo. Tem com candidato a vice, Dairano Batista Cordeiro.
Bens declarados:

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *