BRIGA NA EXTREMA DIREITA – Ex-conselheiro de Trump chama Musk de ‘racista’ e ‘do mal’

Steve Bannon denuncia adoção de algumas formas de imigração por CEO de tecnologia e promete ‘derrubar esse cara’, diz jornal.

DA REDAÇÃO*

Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, fez duras críticas a Elon Musk, um dos mais recentes apoiadores de destaque do ex-presidente americano. Em declarações ao jornal italiano Corriere della Sera, publicadas pelo site Breitbart, Bannon chamou Musk de “racista” e “um cara realmente mau”, prometendo “derrubar esse cara” e afastá-lo do movimento MAGA (Make America Great Again).

Bannon criticou Musk, de acordo com o jornal inglês The Guardian, por sua posição em relação à imigração, especialmente pelo uso de vistos H-1B em empresas como SpaceX e Tesla, que permitem a contratação de profissionais estrangeiros qualificados. Ele também afirmou que Musk, nascido na África do Sul e antigo titular de um visto H-1B, não deve ter acesso direto à Casa Branca caso Trump volte ao poder.

“Farei com que Elon Musk saia daqui até o dia da posse”, disse ele, referindo-se ao dia 20 de janeiro, e completou: “Ele não terá acesso total à Casa Branca. Ele será como qualquer outra pessoa.”

Steve Bannon, ex-estrategista de Trump – “Musk está focado apenas em proteger seus interesses financeiros e acumular riqueza”. Foto: JEFF KOWALSKY / AFP

Apesar de Musk ter doado cerca de US$ 270 milhões para a campanha presidencial de Trump e ser nomeado para liderar um grupo consultivo dedicado a reduzir os gastos do governo, sua postura sobre imigração não foi bem recebida por outros apoiadores de Trump.

“Essa coisa dos vistos H-1B, é sobre todo o sistema de imigração ser manipulado pelos senhores da tecnologia. Eles usam isso para sua vantagem. As pessoas estão furiosas”, disse Bannon.

Além disso, Bannon criticou Musk por sua ambição de riqueza e poder, chamando-o de proponente de um “tecnofeudalismo em escala global” e afirmando: “Eu não apoio isso e nós lutaremos contra isso.” Ele acrescentou: “Eu fiz disso minha coisa pessoal para derrubar esse cara. Antes, porque ele colocou dinheiro, eu estava preparado para tolerar isso – não estou preparado para tolerar isso mais.”

Bannon também mirou outros bilionários de ascendência sul-africana, como Peter Thiel e David Sacks, dizendo: “Ele [Musk] deveria voltar para a África do Sul. Por que temos sul-africanos, as pessoas mais racistas da Terra, sul-africanos brancos, nós os temos fazendo qualquer comentário sobre o que acontece nos Estados Unidos?”

Segundo ele, Musk está focado apenas em proteger seus interesses financeiros e acumular riqueza. “Sua agregação de riqueza e, então – por meio da riqueza – poder: é nisso que ele se concentra. Ele fará de tudo para garantir que qualquer uma de suas empresas esteja protegida ou tenha um acordo melhor ou ganhe mais dinheiro.” Bannon concluiu dizendo que Musk “tem a maturidade de um garotinho”.

FONTE: O Globo — Londres

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *