Brechó das Divas, um negócio do bem

Ao criar a fanpage “Brechó das Divas. Desapega, amiga!”, no Facebook,  a professora universitária Larissa Cardoso Beltrão uniu uma oportunidade comercial com a vontade de auxiliar na manutenção de uma ONG protetora de animais

Roberto Naborfazan

Etimologicamente, e num sentido mais alto, a palavra negócio deriva do latim, e quer dizer a negação do ócio; e foi essa negação que fez surgir a ideia na cabeça da professora universitária Larissa Cardoso Beltrão para criação de uma loja virtual focada na comunidade de Campos Belos de Goiás, na região nordeste do estado. Assim nasceu o Brechó das Divas , Desapega amiga, que em um curto espaço de tempo, viu o número de seguidoras se multiplicando e já passa a contar com pessoas de outras localidades. Aliada a perspectiva de um bom negócio, surgiu também a possibilidade de auxiliar um grupo de pessoas que trabalham na defesa e proteção de animais, como relata a professora Janaína Nunes de Oliveira, tesoureira da ONGOPA – Organização Protetora dos Animais -presidida pela empresária Dinha

Janaína Nunes de Oliveira, tesoureira da ONGOPA
Janaína Nunes de Oliveira, tesoureira da ONGOPA

Terra, “A ideia do Brechó das Divas surgiu como luz no fim do túnel em um dos momentos de crise da Organização Protetora dos Animais de Campos Belos. O que chamamos de ONG na verdade é um grupo de amigos que, por iniciativa da Dinha Terra, busca soluções para o problema dos animais abandonados pelas ruas do município. Não

Dinha Terra, presidente da Organização Protetora dos Animais
Dinha Terra, presidente da Organização Protetora dos Animais

há ainda registro oficial como Organização Não Governamental e nem um tipo de incentivo financeiro de qualquer natureza. Os animais abrigados (cerca de 50) estão em uma propriedade particular, pois as tentativas de conseguir um espaço junto ao poder público foram todas frustradas. Os custos com alimentação e saúde destes e de tantos outros que são cuidados ainda morando nas ruas a cada dia se tornam mais altos e são poucas as doações da comunidade em geral. Diante desse quadro, o Brechó tem se mostrado uma alternativa viável, além de arrecadar fundos, divulga o trabalho da ONG e acrescenta mais gente nesse time, pois é necessário uma ação conjunta da

Rafaela Guimarães, seguidora do Brechó
Rafaela Guimarães, seguidora do Brechó

sociedade para ao menos amenizar o problema, retirar os animais das ruas, dando-lhes um mínimo de dignidade e ainda contribuir para a saúde pública, evitando a transmissão de zoonoses”.

Entusiasmada a maquiadora profissional Rafaela Guimarães, 25 anos, postou o seguinte comentário “Gente esse grupo é Demais havia comprado um vestido para usar na pecuária e havia ficado muito curto. Vendi o mesmo aqui,e ai fiquei sem opção para usar na festa.. E ai me apareceu esse lindo vestido que comprei da Larissa Cardoso Beltrão, ameiiii… Já tenho vestido agora para usar na festa..👏👏👏👏👏❤❤”.


Prosa rápida com a idealizadora da loja virtual

Larissa Beltrão, idealizadora da loja virtual Brechó das Divas, Desapega amiga!
Larissa Beltrão, idealizadora da loja virtual Brechó das Divas, Desapega amiga!

Por telefone, Larissa Beltrão fez um breve relato de o que é e como funciona o Brechó das Divas.

OV – Das paranoias do ócio até a loja virtual, qual foi o caminho de ideias para criar o Brechó das Divas? Há um foco específico?
LB – Como descrevi no excerto que antecede as regrinhas do grupo, o Brechó das Divas surgiu a partir de um desejo de tirar do guarda-roupa, principalmente, as peças que compramos para usar em uma situação específica – aniversário, casamento, formatura, dentro outros – usamos uma vez, e pronto. A peça fica esquecida no armário e não desapegamos por não ter oportunidade de passa-las para frente. Foi essa a motivação que deu vida ao grupo.  Como foco, até para desenvolvermos uma contribuição social, a cada negócio realizado a ONGOPA – Organização Protetora dos Animais – recebe, ao menos, 1 (um) quilo de ração.

OV – Já são quase mil e quinhentas seguidoras, o volume de negócios tem acompanhado este crescimento de integrantes?
LB – Sim, em pouco mais de um mês, somos quase 1500 Divas. Na medida em que aumenta a quantidade de membros, cresce proporcionalmente a quantidade de negócios fechado. Hoje, por dia, são fechadas cerca de 20 (vinte) negociações.

OV – O que se encontra e como é feita a transação comercial no Brechó das Divas?
LB – No Brechó há um pouco de tudo: roupas, sapatos, óculos, perfumes e cosméticos, enxoval, utensílios domésticos, e muitos outros intens.A transação é feita diretamente entre vendedora e compradora. Sendo que, em via de regra, a vendedora leva o produto arte a suposta compradora, caso a negociação não aconteça, esta última deve devolver a peça à sua dona.


Da criação e funcionamento do grupo

A página é resultado das paranoias do ócio produtivo: arrumar guarda roupas e armários, gastar, comprar, eliminar, doar. Ainda que constantemente eu separe peças para doação, percebi que há algumas que estão comigo há algum tempo, especialmente o que compramos para usar em uma ocasião especial, usamos uma vez, e pronto! São peças que, geralmente, não doamos porque sabemos que serão comercializadas com valor muito abaixo do que pagamos. Sendo assim, nasce aqui uma tentativa de tentarmos comercializar nossos desapegos de maneira fraterna e justa. Sendo assim, para que alcancemos nossos objetivos, prezaremos pela observação à algumas regrinhas.

Brechó

Vamos às regrinhas:
1. O grupo não tem fins lucrativos, assim cada uma ficará responsável pela comercialização e recebimento dos seus desapegos.
2.  Só adicionaremos ao grupo, que é fechado, divas que manifestarem o interesse em entrar.
3.  Para que não fujamos da proposta, devemos nos restringir à comercialização de desapegos semi novo
4.  Os desapegos publicados devem estar em bom estado de conservação, pois nossa proposta é de troca e/ou venda de semi novos, não de usados.
5.  Desde que em bom estado, poderá ser comercializado todo e qualquer desapego, inclusive infantil e/ou masculino.
6. A diva vendedora, deverá comprometer-se a entregar o produto conforme combinado com a diva compradora: estado de conservação, prazo, e demais situações combinadas.
7.  Divas, lembrem-se de postar o tamanho e valor do desapego!
8.  Item facultativo: a cada venda realizada, a diva vendedora poderá doar um quilo de ração para a ONG protetora dos animais.
9.  Na medida em que as comercializações alcançarem êxito, montaremos uma comissão de articulação para que façamos bazares beneficentes com fundos destinados às instituições de filantropia locais.
Em atendimento à regra número 09, na primeira quinzena de outubro será realizado o I Bazar das Divas, cuja renda será revestida, em sua totalidade, em obras sociais.

Share

Um comentário em “Brechó das Divas, um negócio do bem

  • 24 de agosto de 2015 em 15:17
    Permalink

    Faço parte desse grupo e com certeza foi uma bela iniciativa.
    As vezes ficamos com diversos produtos sem uso guardados em casa e esse grupo veio pra fazer isso girar. Sem contar que acabamos ajudando a ONG.
    A onda é desapegar!!! Já fiz excelentes negócios.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *