BRAVURA – Oficial é homenageado pelos vereadores de Alto Paraíso de Goiás.
Capitão P. Júnior recebe Moção de Louvor por ato de bravura, depois de efetuar, sozinho e em horário de folga, perseguição e prisão de assaltante.
Roberto Naborfazan
A Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás prestou homenagem ao Capitão da Polícia Militar do estado de Goiás, Antônio de Freitas Pereira Júnior – P. Júnior, durante sessão ordinária realizada na noite de terça-feira, 6.
Aprovada por unanimidade na ordem do dia, a Moção de Louvor por ato de bravura, que teve propositura do vereador Zé Nêgo, faz reconhecimento ao excelente trabalho prestado pelo Capitão P. Júnior para as comunidades de Alto Paraíso de Goiás e São João d’Aliança nos últimos dezessete anos, destacando a ação recente em que, em dia de folga, sozinho, o Capitão P. Júnior perseguiu em matagal e prendeu, sozinho, conhecido bandido que havia acabado de roubar um veículo da cidade de São João d’Aliança (Leia mais clicando aqui)
O presidente da mesa diretora, vereador Tito, agradeceu ao capitão P. Júnior pela dedicação tanto profissional, quanto pessoal, para as comunidades dos municípios de Alto Paraíso de Goiás e São João d’Aliança, representando com distinção a Polícia Militar em toda a região. “Ao colocar sua vida em risco, em dia de folga, enfrentando sozinho a reação desconhecida de um bandido, o senhor merece todos os louvores de nossa comunidade. Rogamos a Deus que abençoe o seu trabalho e de todos os policiais militares que atuam em nossa região.” Ressaltou o presidente.
O vereador Serginho parabenizou o ato de bravura do Capitão P. Júnior, informando que enviou ofício ao deputado estadual Iso Moreira solicitando que seja entregue pela assembleia legislativa de Goiás diploma de honra ao mérito ao Capitão P. Júnior.
O vereador Fábio Reges se emocionou ao parabenizar o oficial homenageado, lembrando que em sua juventude foi aconselhado pelo Capitão P. Júnior em determinada situação e que esse conselho foi muito importante em sua formação pessoal e profissional.
Os vereadores Uedison Garcêz, Alcenadir Canela, Claudiomar e João Yuji ressaltaram o trabalho realizado pelo Capitão P. Júnior em toda a região, dando destaque ao ato de bravura recentemente realizado.
Ausente da sessão por motivos justificados junto a mesa diretora, o vereador pastor Marlony deixou considerações de apreço ao trabalho, ao mesmo tempo em que parabenizou o oficial pela justa homenagem recebida.
Autor da propositura, o vereador Zé Nêgo lembrou a trajetória de trabalho do Capitão P. Júnior na região, destacando sua capacidade de diálogo com o povo trabalhador e sua rigidez com a bandidagem, sempre focado na segurança das populações de Alto Paraíso de Goiás e São João d’Aliança. “Sinto-me honrado em prestar essa homenagem a tão nobre profissional e cidadão. Essa Moção de Louvor aprovada por todos nós vereadores, tenho certeza que representa a vontade do povo de toda nossa região, porque sei que as pessoas de bem gostam e respeitam o trabalho e maneira de agir do Capitão P. Júnior. Acompanho sua trajetória e sei que nunca mediu esforços para fazer valer a força da lei. Entrego essa Moção e parabenizo o senhor, Capitão, pela coragem no enfrentamento na luta contra o crime e por sua dedicação na proteção de nossas famílias”, concluiu o vereador Zé Nêgo.
Representando o prefeito Martinho Mendes, o vice-prefeito Marlon Bandeira apontou o quanto o Capitão P. Júnior tem feito pela comunidade de Alto Paraíso de Goiás através de seu trabalho. “Vejo sua contribuição para a melhoria de nossa cidade em várias situações ao longo desses anos que o senhor presta serviço em nossa região, seja aconselhando um jovem na direção do caminho bem, seja na conduta, primando sempre pela legalidade. Essa Moção de Louvor ora concedida pelos vereadores representa um pouco de nossa gratidão por tudo que o senhor tem realizado por nossa gente”, frisou Marlon Bandeira.
A prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues, salientou que, quando se trabalha com amor, dedicação e responsabilidade, as pessoas se sobressaem na multidão “O senhor Capitão P. Júnior, é exemplo de cidadão e de profissional. O Senhor se destaca como exemplo, como espelho para muitos outros. É preciso ser luz na escuridão, é preciso ser ponte sobre as águas, é preciso ser ferramenta de Deus para ajudar o próximo, e sou testemunha de que o senhor faz isso com muito amor e muita dedicação. O senhor tem toda minha admiração e respeito, assim como o de toda gente de bem de São João d’Aliança. Parabéns por essa homenagem merecida”, pontuou a prefeita Débora.
Falando em nome dos policiais militares presente, o comandante da 14ª CIPM, Major Júnio Ferreira, destacou a fé em Deus sempre professada pelo Capitão P. Júnior, que é, também, subcomandante da 14ª CIPM e comandante do 2º Pelotão em São João d’Aliança. “Deus tem abençoado sua vida, sua família e, através de seu trabalho, tem abençoado todos nós. É para mim uma honra estar sendo assessorado por um oficial de sua estirpe. Nos caminhos que a vida nos leva, se necessário algum dia que eu deixe o comando dessa companhia, espero com todas as forças que seja o senhor o oficial indicado para me substituir.” Finalizou Major Ferreira.
Em sua fala, o Capitão P. Júnior agradeceu, em primeiro lugar, a Deus pelos livramentos diante de sua caminhada, agradecendo em seguida aos vereadores pela homenagem concedida “Agradeço especialmente ao vereador Zé Nêgo, a quem conheço há muitos anos, se tornando uma amigo especial, um irmão que tenho nessa região. Agradeço ao Major Ferreira por nos dar todo o apoio no trabalho, agradeço a todos os amigos e companheiros de trabalho, agradeço a minha esposa e minhas filhas queridas. Em momentos como esse é que a gente para e se pergunta se realmente vale a pena; como nesse episódio em que efetuei a prisão desse bandido. Como disse o vereador Canela, temos uma legislação penal falha, onde nós trabalhamos para tirar o bandido de circulação e em pouco tempo ele está na rua de novo, cometendo, muitas vezes, crimes ainda maiores. Ao receber uma homenagem, vinda dos representantes do povo, a gente vê que realmente vale a pena lutar pelo bem, nos dando força para continuar. Ser Policial Militar não é uma profissão fácil, mas é a profissão que escolhi. Sou policial militar porque gosto e enquanto Deus me der força e ânimo assim que vai ser. Deixo aqui novamente os meus sinceros agradecimentos aos vereadores e a minha família.” Disse, em tom emocionado, o Capitão P. Júnior.
Prestigiaram o evento amigos, familiares, secretários municipais, produtores rurais e pessoas das comunidades de Alto Paraíso de Goiás e São João d’Aliança.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos desse evento
Honras e graduações
O Capitão P. Júnior ingressou na gloriosa Polícia Militar do estado de Goiás em 30 de julho de 2001, na graduação de 3º sargento.
Possui 101 elogios em sua ficha funcional.
Possui seis medalhas, dentre elas a Medalha do Mérito Intelectual, por ter sido o primeiro colocado no curso formação de Sargentos.
Em 22 de agosto de 2002 se apresentou na sede da então 3ª companhia destacada, sediada na cidade de Alto Paraíso de Goiás, sendo designado como comandante do pelotão de São João D’Aliança.
Em meados de 2003 foi designado para comandar serviço de viatura na cidade de Alto Paraíso de Goiás, onde trabalhou nas ruas por aproximadamente 06 anos.
Foi promovido a 2º sargento no ano de 2006, por critério de antiguidade.
Foi promovido a 1º Sargento por critério de merecimento no ano de 2010.
Foi promovido ao posto de 2º Tenente após conclusão do curso de habilitação de Oficiais Auxiliares da PMGO no ano de 2013.
Foi promovido ao posto de 1º tenente, por critério de antiguidade, no ano de 2015.
Em 2017, assumiu o subcomando da 14ª CIPM e foi o coordenador do primeiro curso de formação de praças já realizada na história, na cidade de Alto Paraíso de Goiás.
Foi promovido ao posto de capitão, por critério de merecimento, no ano de 2018.
Atualmente atua na função de subcomandante da 14ª CIPM, destacando que toda sua trajetória policial, nesses 18 anos de serviço foi dedicada ao serviço operacional.
Recebeu as seguintes medalhas:
Medalha do Mérito Intelectual.
Medalha Destaque Operacional Anhanguera, grau bronze.
Medalha de tempo de serviço, 10 anos.
Medalha do mérito policial.
Medalha do Sesquicentenário da Polícia Militar
Medalha Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pelos deputados na assembleia legislativa de Goiás.