BRASIL/PORTUGAL – Nemilson Vieira integrará grupo acadêmico.
Escritor e Poeta de Campos Belos de Goiás ingressará no Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, Portugal.
O Poeta e Escritor Nemilson Vieira de Moraes, que viveu toda sua infância e juventude em Campos Belos, região nordeste de Goiás, foi convidado e passará a integrar o Núcleo de Letras e Artes de Lisboa, em Portugal. A cerimônia para entrega do certificado ocorrerá na primeira noite de gala Acadêmica Portuguesa, que será realizada no dia 21 de janeiro de 2017, na cidade do Rio de Janeiro, na Casa das Beiras (Rua Barão de Ubá, 341 – Bairro da Tijuca).
A solenidade será presidida pelo presidente da instituição em Portugal, Senhor Antonio Palhinha, e também contará com a presença do Ator Português Ricardo Pereira, que tem feitos grandes trabalhos na Rede Globo, sendo um deles a minissérie “Liberdade, Liberdade”.
O Núcleo de Letras e Artes de Lisboa é uma confraria de Intercâmbio Cultural entre entidades portuguesas e brasileiras. Dele fazem parte Universidades, membros do Governo e pessoas interessadas em promover a união cultural dos dois países.
“Nemilson Vieira enriquece e enaltece o nome da nossa Campos Belos e da nossa gente. Um cidadão que não se cansa nunca de trabalhar e defender os interesses de nossa terra, sejam eles na literatura, na educação, na poesia, ou até mesmo nos mais simples atos de Cidadania. O povo de Campos Belos, Estado de Goiás, Ribeirão das Neves – MG, -onde vive – e o Brasil tem que sentir muito orgulho desse Brasileiro, nascido no Maranhão, mas criado no Nordeste de Goiás”. Destaca um conterrâneo em comentário em uma rede social.
PERFIL
Nemilson Vieira de Moraes é Formado em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário UNA; Técnico de Enfermagem, pela UTRAMIG, com especialidade em Técnico de Enfermagem do Trabalho, pelo CEFEMG. Agente Ambiental, em 2016, atuou na monitoria do XXXIII BH ITINERANTE, do Centro de Extensão em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo horizonte(MG), é Micro Empreendedor Individual (MEI); membro da Academia Nevense de Letras Ciências e Artes (ANELCA), e da Academia de Letras do Brasil Minas Gerais, Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH). Participou de várias antologias,em Minas Gerais e outros Estados. Tem cinco crônicas publicadas no jornal O VETOR, uma voz libertária em defesa do povo de Goiás, e outros textos no blog de bastante acesso do jornalista Dinomar Miranda, do Superior Tribunal Militar.
Em 27.12.16, foi empossado no Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão das Neves – MG, representando a Sociedade Civil Organizada.Tem como projeto para 2017, publicar pela Editora Literato “Duras Penas”, seu primeiro livro solo, de poesias.
HONRARIAS
A sua primeira honraria ao mérito, se deu no final de 2015, quando o Movimento Café Com Poemas, liderado pelo jornalista Leandro Flores e a escritora e Poeta Celeste Farias, o premiou com uma moção honrosa “Embaixador Da Poesia”. Em 30 de janeiro de 2016 a ANELCA através de seu Presidente Mauro José de Moraes, e o Instituto Brasileiro de Premiações (IBP), representado por seu presidente Franklin Lopes de Freitas, confere uma Monção de Aplausos, em que “o outorga um agradecimento e reconhecimento do magnífico trabalho que vem sendo desenvolvido junto a Diretoria da ANELCA, e em prol da Arte e Cultura de nosso país”.
Em 26 de fevereiro de 2016, A Cruzada Brasileira de Artes e Cultura (CBAC), e Instituto Brasileiro de Premiações (IBP), na pessoa de seus Presidentes, o Comendador Franklin Lopes Freitas e Nélio de Oliveira Aguiar, numa noite solene no Rotary Clube Venda Nova – BHTE,MG, o agraciou com o Certificado de Menção Honrosa “Pelo apreço e dedicação para com os trabalhos socioculturais e em favor da ordem e progresso da Nação”.
Em 19.11.16, em Matosinhos – MG, Nemilson Vieira de Moraes, logo após sua posse na cadeira 23 da ALB,representando a Região de Justinópolis / MG,foi condecorado por Mauro José de Moraes, comendador e presidente da ANELCA/ALB/MG/RMBH, com a Comenda Carlos Drummond de Andrade.